Exame Nacional de Português 639 2020

Mafalda_

Membro
Matrícula
5 Junho 2019
Curso
Direito
Instituição
FDUC
Estou a entrar em desespero... digam me uma coisa, pondo a versão da prova no cabeçalho, e não pondo em mais nenhum lado, as questões de escolha múltipla são anuladas? Eu esqueci-me completamente... 😨
Supostamente a parte picotada fica acima de onde se indica a versão, logo quem vai corrigir ainda vê a versão no cabeçalho. Certo?
É que eu também só indiquei aí...

• Like
Reactions: CFab

Zé Cardoso

Membro
Matrícula
23 Julho 2019
Predicativo do sujeito por causa do "somos" verbo ser?
Meti c.d na primeira e complemento agente da passiva na segunda, mas vendo bem reparei agr no verbo "somos". Deves ter certo, mas achei que a frase estivesse na passiva
Pois também fiz o mesmo que tu, nem reparei no verbo ser. Eu preocupado com se o complemento direto estava bem por ser demasiado simples e é o da passiva que pode estar errado. Mas eu fui ver a frase, e não é "enganados" que seria o predicativo do sujeito?? Não me lembro de alguma vez ter visto predicativo do sujeito com o por/pelo mas agora não sei :(

CFab

Membro Veterano
Matrícula
12 Julho 2018
Curso
Psicologia
Entre a alérgica que a mascara me causou, e a casa do Ramires que nunca tinha lido, fiz 30 por uma linha, e medo é muito
Compreendo, eu também estou inseguro por causa disso da versão, mas como identificaste na mesma acredito que estará tudo bem

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Supostamente a parte picotada fica acima de onde se indica a versão, logo quem vai corrigir ainda vê a versão no cabeçalho. Certo?
☺ É exactamente isso. A única parte que o professor classificador não vê é a parte de cima. Portanto, não, não tinham de indicar a versão em mais lado nenhum.

CFab

Membro Veterano
Matrícula
12 Julho 2018
Curso
Psicologia
Sim acho que tens razão, já estou um pouco mais calmo e acho que de facto faz sentido que os professores corretores vejam a versão, porque, como tu dissseste, essa parte está a baixo do picotado

CFab

Membro Veterano
Matrícula
12 Julho 2018
Curso
Psicologia
☺ É exactamente isso. A única parte que o professor classificador não vê é a parte de cima. Portanto, não, não tinham de indicar a versão em mais lado nenhum.
Obrigado. Já estou mais calmo, e peço também desculpa a quem leu a minha mensagem e ficou com dúvidas. É o stress que ainda está em mim😂🤦‍♂️

• Like
Reactions: Mafalda_

Daniela2603

Membro
Matrícula
12 Junho 2017
Entre a alérgica que a mascara me causou, e a casa do Ramires que nunca tinha lido, fiz 30 por uma linha, e medo é muito
Eu não li a A Ilustre Casa dos Ramírez nem sei de que se trata. Mas relacionai com o sentimento nacionalista e a Época dos Descobrimentos, esse Portugal que ficou marcado pelo factos heróicos e agora sentem-se "perdidos" e querem erguê-lo de novo. Mas nem sei bem o que coloquei. Escrevi à toa.

Valentina Guedes

Membro Veterano
Matrícula
8 Março 2017
Curso
Comunicação e Media
Instituição
IPLeiria - ESECS
Eu na parte C escrevi tipo uma página, podem tirar-me pontos? Diz que é breve exposição mas não diz quantas palavras xd

Rui António

Membro
Matrícula
6 Julho 2020
Boas , o que meteram no grupo 2 que valia 5,2 pontos ? Versão 1 , meti
ABDC e no 5 fora desse grupo meti o D

No 6 também coloquei no a ) cd b) agente da passiva

O resto da escolha multipla se acertar 1 ou 2 está bom !

Na parte C fiz duas criticas e alegoricamente dei referência a remora e ao polvo ( esqueci-me que era quatro-olhos) e despejei para lá ganancia , egoismo , agarrado ao poder e cenas assim!

• Like
Reactions: Valentina Guedes

Valentina Guedes

Membro Veterano
Matrícula
8 Março 2017
Curso
Comunicação e Media
Instituição
IPLeiria - ESECS
Acho que normalmente apontam para 80-100palavras, mas não podem descontar. Mas bastava indicares as duas criticas e ter uma introdução e conclusão
Eu quando me meto a falar não me calo hahahaha
Já agora, fiz a versão dois e as escolhas múltiplas obrigatórias do Grupo II pus: 1 - D / 2 - B / 3 - A / 4 - A

• Like
Reactions: Daniela2603