Exame Nacional de Português 639 2020

Eu falei de patriotismo e de sentimento nacional :( Para além disso, nem vi que eram excertos de obras diferentes e não comparei as atitudes com os Maias. Para além disso, expliquei os últimos versos de Ricardo Reis mas não transcrevi. Nervosismo e falta de atenção dá nisto.
Eu não transcrevi a palavra "indo" simplesmente transcrevi o resto... e já estou como tu, falei exatamente no patriotismo e sentimento nacional...

Bem o 10/11 é garantido, agora a 1 está me a dar a volta a cabeça porque sei que identifiquei o Gonçalo como o distraído e despreocupado mas foquei muito mais no nacionalismo do outro do que o que eles estão a falar nos critérios, e depois é ver com o quanto eles dão no texto, acho que acabo entre os 12-14 (com muita sorte 15 mas não acho), era o que estava à espera quando acabei o exame.

Também não transcrevi o "indo", espero que contém na mesma :( e também achei que pôr uma obra lá não dada nas aulas (pelo menos nas minhas) não foi uma ideia excelente

• Like
Reactions: jessicamcc
Pelos vistos também me espalhei logo na primeira do Parte A. Não associei nada àqueles tópicos que lá estão nos critérios. Será que contam alguma cena? É só a minha resposta mais longa e a que me deu maiiiiiis trabalho 😅

Tirando a escolha multipla falta-me 10,9 valores pelas minhas contas , falta o grupo 1 - ex1 e ex.2 , parte b - ex.4 , ex.5 , parte c e grupo 3 , preciso de tirar 6 valores nessas perguntas , é impossivel não é?

Bem o 10/11 é garantido, agora a 1 está me a dar a volta a cabeça porque sei que identifiquei o Gonçalo como o distraído e despreocupado mas foquei muito mais no nacionalismo do outro do que o que eles estão a falar nos critérios, e depois é ver com o quanto eles dão no texto, acho que acabo entre os 12-14 (com muita sorte 15 mas não acho), era o que estava à espera quando acabei o exame.

Também não transcrevi o "indo", espero que contém na mesma :( e também achei que pôr uma obra lá não dada nas aulas (pelo menos nas minhas) não foi uma ideia excelente
Não te esqueças dos outros temas relevantes que eles lá colocam. Assim como, a parte C e Grupo II.
Também falei no patriotismo que para mim é sinonimo de nacionalismo ahahaha

Sinceramente não sei quanto vou tirar, talvez entre o 12-14, só errei uma escolha múltipla. Nas perguntas de interpretação é difícil saber quanto é que terei, estou agora a ver que eu expliquei 2 aspetos de cada excerto de Eça de Queiroz quando pedia só um de cada e espero que não me descontem muito. Nessa parte errei só uma no quadro.
Já na parte de Ricardo Reis também não transcrevi o indo, expliquei mais ou menos o que se refere lá nos critérios mas com algumas falhas. Na 4 acho que me safei, mesmo assim assumo um 8, não acho que esteja uma resposta perfeita para 13. O quadro acertei e agora a grande dúvida são mesmo estas de escrita. Nessa exposição do sermão pede para identificar dois aspectos criticados pelo pregador, e agora que eu vejo deveria ter falado de 2 peixes, mas eu referi duas críticas alegoricamente feitas aos homens (ouvem e não falam) e talvez venha a contar como zero ainda que eu tenha explicado que ele se dirige aos peixes mas aponta os defeitos dos homens. O cartoon sei lá, falou os juízos de valor e talvez pareça muito um texto de opinião. Queria um 15 ou 16 :(

Tirando a escolha multipla falta-me 10,9 valores pelas minhas contas , falta o grupo 1 - ex1 e ex.2 , parte b - ex.4 , ex.5 , parte c e grupo 3 , preciso de tirar 6 valores nessas perguntas , é impossivel não é?
Não...no ano passado para teres uma ideia tive 9 valores, em que so acertei 0,4 na gramática, isto 0,4/5,6 de total... Tive 9 nota final com Grupo I e Grupo 3. Tendo em conta que perdi cerca de 0,8 decimas só de virgulas mal colocadas que me foram descontando ao longo do Grupo I e grupo III. Mas isto para dizer que 6 não é nada impossivel :)

Alguém sabe se desconta muito por usar "Na minha opinião" "a meu ver" no grupo 3? Também usei varios elementos valorativos.

Não...no ano passado para teres uma ideia tive 9 valores, em que so acertei 0,4 na gramática, isto 0,4/5,6 de total... Tive 9 nota final com Grupo I e Grupo 3. Tendo em conta que perdi cerca de 0,8 decimas só de virgulas mal colocadas que me foram descontando ao longo do Grupo I e grupo III. Mas isto para dizer que 6 não é nada impossivel :)

Deus te oiça , preciso de 13 senão vou a segunda fase.. Eu tive a ver os critérios eu escrevi 10/15 linhas por resposta se pelo menos me derem metade da cotação já era bom porque tem lá informação acho , no grupo 3 vale 4,4 se me derem 2,5 já era otimo!

Não te esqueças dos outros temas relevantes que eles lá colocam. Assim como, a parte C e Grupo II.
Também falei no patriotismo que para mim é sinonimo de nacionalismo ahahaha
Pois a verdade é que o grupo 2 está me a carregar o exame, só a tabela é que tá errada, depois a parte C bem... Tínhamos duas perguntas que tecnicamente não tínhamos de fazer e pode-se dizer que eu aproveitei a oportunidade e parte C não existe XD

Rumo á segunda fase 😭
Então? Correu muito mal? Possa ser que nas perguntas opcionais até consigas 8 perguntas com cotações boas, não desanimem se não correu como esperavam. Os próprios critérios são ambíguos em algumas questões, não pensem que é assim tão linear (mesmo dentro dos profs correctores, eu acabei por subir 3 valores em reapreciação, precisamente porque o primeiro corrector interpretou os critérios de uma forma diferente e até um pouco injusta). O rumo à segunda fase é só depois dos resultados, caso precisem ☺

Eu falei de patriotismo e de sentimento nacional :( Para além disso, nem vi que eram excertos de obras diferentes e não comparei as atitudes com os Maias. Para além disso, expliquei os últimos versos de Ricardo Reis mas não transcrevi. Nervosismo e falta de atenção dá nisto.
Na primeira questão falaste sobre o patriotismo? Sinceramente foi a melhor resposta que eu tive e não me passou pela cabeça aquilo que foi colado nos critérios de avaliação :/

• Like
Reactions: LԐoɳor