Exame Nacional de Português 639 2020

Valentina Guedes

Membro Veterano
Matrícula
8 Março 2017
Curso
Comunicação e Media
Instituição
IPLeiria - ESECS
"Os tópicos apresentados constituem apenas exemplos, podendo ser abordados outros aspetos."
Na parte C não falei de peixes nenhuns, se pior for dão-me zero...

jessicasmc

Membro Veterano
Matrícula
10 Abril 2020
Curso
LLC
Instituição
FLUL
Estou com algum receio em relação à composição confesso, não estava à espera que fosse "diferente" dos anos anteriores e acho que acabei por não fazer o que eles queriam. Em relação ao tema da composição, já ouvi várias pessoas e todos deram resposta distintas na maneira como interpretaram o cartoon, mas não ouvi ninguém que fosse ao encontro com o que eu escrevi, acham que é possível tirarem-me pontos pela interpretação que fiz? Não consegui perceber se aquilo tinha um tema fixo ou era para nós chegarmos lá...
E como já foi dito aqui, eu usei expressões como "na minha perspetiva" etc, estou com algum medo... a composição ainda vale bastante:/

Matrícula
4 Março 2019
Curso
Psicologia
Instituição
ISPA
Estou com algum receio em relação à composição confesso, não estava à espera que fosse "diferente" dos anos anteriores e acho que acabei por não fazer o que eles queriam. Em relação ao tema da composição, já ouvi várias pessoas e todos deram resposta distintas na maneira como interpretaram o cartoon, mas não ouvi ninguém que fosse ao encontro com o que eu escrevi, acham que é possível tirarem-me pontos pela interpretação que fiz? Não consegui perceber se aquilo tinha um tema fixo ou era para nós chegarmos lá...
E como já foi dito aqui, eu usei expressões como "na minha perspetiva" etc, estou com algum medo... a composição ainda vale bastante:/
O que disseste na composição? O que analisaste do cartoon?

• Like
Reactions: jessicasmc

jessicasmc

Membro Veterano
Matrícula
10 Abril 2020
Curso
LLC
Instituição
FLUL
O que disseste na composição? O que analisaste do cartoon?
Eu vi aquilo como uma representação dos artistas na sociedade (sendo que a mão estava a segurar um lapis que desenhava) e aquela rede simbolizava a pouca liberdade que existe pra pessoas/artistas seguirem de facto esse ramo, por não ser socialmente aceitável. E de certa forma se sentem "presos".
Justifiquei isto de uma forma melhor no exame e foi a primeira coisa que me veio à cabeça sinceramente, mas pelos vistos fui a única a ver as coisas desta maneira 😅

Matrícula
4 Março 2019
Curso
Psicologia
Instituição
ISPA
Eu vi aquilo como uma representação dos artistas na sociedade (sendo que a mão estava a segurar um lapis que desenhava) e aquela rede simbolizava a pouca liberdade que existe pra pessoas/artistas seguirem de facto esse ramo, por não ser socialmente aceitável. E de certa forma se sentem "presos".
Justifiquei isto de uma forma melhor no exame e foi a primeira coisa que me veio à cabeça sinceramente, mas pelos vistos fui a única a ver as coisas desta maneira 😅
Se isto te faz sentir melhor, mas eu coloquei algo semelhante relacionado com liberdade/aprisionamento, não dos artistas da sociedade mas da sociedade em geral

jessicasmc

Membro Veterano
Matrícula
10 Abril 2020
Curso
LLC
Instituição
FLUL
Se isto te faz sentir melhor, mas eu coloquei algo semelhante relacionado com liberdade/aprisionamento, não dos artistas da sociedade mas da sociedade em geral
Acho que vai um pouco por aí, na questão da liberdade... mas depois fica muito em aberto sobre o que exatamente. Alguns colegas até falaram sobre a questão dos refugiados...

• Like
Reactions: Yandra

CFab

Membro Veterano
Matrícula
12 Julho 2018
Curso
Psicologia
"Os tópicos apresentados constituem apenas exemplos, podendo ser abordados outros aspetos."
Pois... eu falei do facto dos Homens serem mau auditório, explicando que o facto de Padre António Vieira se dirigir aos peixes era uma forma de criticar os Homens. Não há melhor auditório que os peixes, que ouvem e não falam. Depois falei do polvo... talvez contem algo por isso, mas como citaste podem "ser abordados outros aspetos", talvez contem!

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Porque motivo estás com medo? Apesar de ser um tema e um tipo de texto diferente dos outros anos, a apreciação crítica do cartoon pode variar. É uma apreciação crítica, ou seja, é o que vocês intuíram que aquela imagem expressava e uma avaliação crítica das ideias que essa imagem vos transmitiu, não há uma resposta absolutamente certa, pode existir alguma variedade na interpretação; tudo depende da forma como fundamentaram essa mesma apreciação. O que disseste da linguagem faz parte do uso da linguagem valorativa. Estás a fazer juízos de valor sobre aquela imagem e, portanto, a expressar a tua opinião.

jessicasmc

Membro Veterano
Matrícula
10 Abril 2020
Curso
LLC
Instituição
FLUL
Porque motivo estás com medo? Apesar de ser um tema e um tipo de texto diferente dos outros anos, a apreciação crítica do cartoon pode variar. É uma apreciação crítica, ou seja, é o que vocês intuíram que aquela imagem expressava e uma avaliação crítica das ideias que essa imagem vos transmitiu, não há uma resposta absolutamente certa, pode existir alguma variedade na interpretação; tudo depende da forma como fundamentaram essa mesma apreciação. O que disseste da linguagem faz parte do uso da linguagem valorativa. Estás a fazer juízos de valor sobre aquela imagem e, portanto, a expressar a tua opinião.
A questão do tema e desviar um bocado da interpretação dos meus colegas deixou-me receosa, mas acredito que seja por não saber exatamente a definição de texto de apreciação crítica (nunca ter feito nenhum). Mas obrigada pela tua resposta porque, de certa forma, já me deixou mais descansada 😅
Agora é esperar e ver como correu a minha justificação, e o resto do exame

• Like
Reactions: Ariana_

davmat

Membro
Matrícula
18 Junho 2020
Eu coloquei no grupo III que a arte/imaginação são impossíveis de prender/controlar. Sendo que a mão continuava fisicamente dentro da grade, mas as pegadas desenhadas pelo lápis estavam de fora. Na primeira questão também falei do patriotismo, visto que o "Gonçalo" mal aparecia no texto.
Post automatically merged:

A meu ver, a questão onde temos de comparar os dois excertos está mal construída. Quando se referem aos "personagens" dos Maias, pensa-se no Ega e Carlos, não nos miúdos que andavam na rua. Felizmente respondi a essa corretamente (mais ou menos).

jessicasmc

Membro Veterano
Matrícula
10 Abril 2020
Curso
LLC
Instituição
FLUL
Eu coloquei no grupo III que a arte/imaginação são impossíveis de prender/controlar. Sendo que a mão continuava fisicamente dentro da grade, mas as pegadas desenhadas pelo lápis estavam de fora. Na primeira questão também falei do patriotismo, visto que o "Gonçalo" mal aparecia no texto.

A meu ver, a questão onde temos de comparar os dois excertos está mal construída. Quando se referem aos "personagens" dos Maias, pensa-se no Ega e Carlos, não nos miúdos que andavam na rua. Felizmente respondi a essa corretamente (mais ou menos).
Concordo contigo, a pergunta deixava um pouco em aberto essa questão das personagens, visto que o primeiro instinto é pensarmos no Carlos e no Ega (até porque são as personagens que estudamos). Eu referi os "jovens" mas não exatamente como eles têm escrito nos critérios

• Like
Reactions: davmat

Rui António

Membro
Matrícula
6 Julho 2020
Olhem o que tá feito tá feito , eu tou com 6 certos já falta o resto.. preciso de 12/13 .. se não conseguir tenho sempre a segunda fase... Não pensem mais nisso

• Like
Reactions: Ana Noronha

Megre

Membro Caloiro
Matrícula
4 Julho 2020
na composição escrevi sobre a necessidade de criar um mundo sem fronteiras, refugiados, presos do SEF nos eua e segregaçao palestiniana em israel, comparando essas casos ao cartoon... acham que pode contar como abordagem correta do tema?

• Like
Reactions: Yandra

CFab

Membro Veterano
Matrícula
12 Julho 2018
Curso
Psicologia
na composição escrevi sobre a necessidade de criar um mundo sem fronteiras, refugiados, presos do SEF nos eua e segregaçao palestiniana em israel, comparando essas casos ao cartoon... acham que pode contar como abordagem correta do tema?
Eu penso que sim! Com uma justificação adequada penso que era um tema que permitia várias interpretações possíveis

Daniela2603

Membro
Matrícula
12 Junho 2017
Se não me derem 0 na composição, mesmo assim não passo do 14 ou 15 :/
Y
Eu também relacionei a liberdade/aprisionamento. Mas de cara às redes sociais... foi o primeiro que pensei e depois relacionei esse estado de prisão com a pandemia... não sei o que pensará o corretor hahahahaha

Megre

Membro Caloiro
Matrícula
4 Julho 2020
Eu penso que sim! Com uma justificação adequada penso que era um tema que permitia várias interpretações possíveis
o que é que é uma justificação adequada? é que eu escrevi mesmo uma composiçao sobre esses topicos e usei o cartoon para ilustrar, acho que nao fiz propriamente uma apreciaçao do cartoon....

mfvduarte

Membro
Matrícula
26 Fevereiro 2019
Eu acho que , mesmo que a Parte A apenas exigisse a interpretação dos excertos, a verdade é que são duas obras que surgem, são no programa opção uma à outra, e assim começaram por provocar o pânico! Temos tanta matéria e obras literárias que podiam ter sido avaliadas.. não precisavam de por obras assim, mas pronto

Y

Eu também relacionei a liberdade/aprisionamento. Mas de cara às redes sociais... foi o primeiro que pensei e depois relacionei esse estado de prisão com a pandemia... não sei o que pensará o corretor hahahahaha

Eu também relacionei com a pandemia e o tempo em quarentena!

• Like
Reactions: Daniela2603

Daniela2603

Membro
Matrícula
12 Junho 2017
Eu acho que , mesmo que a Parte A apenas exigisse a interpretação dos excertos, a verdade é que são duas obras que surgem, são no programa opção uma à outra, e assim começaram por provocar o pânico! Temos tanta matéria e obras literárias que podiam ter sido avaliadas.. não precisavam de por obras assim, mas pronto

Eu também relacionei com a pandemia e o tempo em quarentena!
Pois. Eu até pensava que saíam Os Lusíadas, Mensagem... preparei-os super bem. Foi como aluna externa sem ter feito o ensino secundário normal e sem ter pegado um livro de português na vida😂 moro e estudei em Espanha. E a Ilustre Casa dos Ramírez era opcional... nem a toquei

• Like
Reactions: mfvduarte and Megre
D

Deleted member 63637

Guest
Eu também não falei dos peixes falei do facto dos peixes serem melhor auditório porque ouvem e não falam respeitando assim a palavra de Deus e do pregador. Expliquei que estas duas virtudes dos peixes são críticas aos homens, feitas de modo alegórico, não sei se pelo facto de não abordar os vicios dos peixes me irão descontar.

Eu encarei como se o que estava por de trás da rede fosse o passado ou algo que mantia o indivíduo preso, mas que ao mesmo tempo queria se libertar de tudo aquilo que o prende. Falei que o tom escuro que está presente por detrás da rede simboliza algo melancólico, infelicidade e aprisionamento e que as pegadas aparecem sobre um fundo claro como forma de simbolizar a felicidade e a liberdade que a vida lhe pode trazer.

• Like
Reactions: Valentina Guedes