Exame Nacional de Português 639 2021

Informações sobre este exame nacional:
  • Informação-Prova 2021: aqui + adenda de 1 de junho.
  • Material: caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta. Não é permitida a consulta de dicionário nem o uso de corretor. Não te esqueças de levar o cartão de cidadão e máscara. 😷
  • Duração: 120 minutos + 30 minutos tolerância.
  • Apontamentos: aqui.
Distribuição das cotações entre as perguntas obrigatórias e as perguntas opcionais:

1624934555567.png

1ª fase 2021:
2ª fase 2021:

1ª fase 2020:
2ª fase 2020:
1ª fase 2019:
2ª fase 2019:
  • Enunciado: Versão 1 e Versão 2.
  • Critérios de Classificação: aqui.
1ª fase 2018:
2ª fase 2018:
1ª fase 2017:
2ª fase 2017:
1ª fase 2016:
2ª fase 2016:
Outros exames entre 1997 e 2015.

Coisas a não esquecer:

1) Indica de forma legível a versão da prova!
2) Para cada resposta, identifica o grupo e o item.
3) Apresenta apenas uma resposta para cada item. Se existirem 2 respostas apenas a primeira é considerada.
4) Se tiveres dúvidas sobre as cotações dos itens, elas encontram-se no final do enunciado da prova.

Informação escrita e atualizada a 29 de junho de 2021.

Última edição:
Boa noite, alguém pode dizer o que sai no exame? Penso que é o que está nas aprendizagens essenciais mas não tenho a certeza e era melhor se alguém me confirmasse. Obrigado

• Like
Reactions: patrickbateman
Boa noite, alguém pode dizer o que sai no exame? Penso que é o que está nas aprendizagens essenciais mas não tenho a certeza e era melhor se alguém me confirmasse. Obrigado
A única coisa que te podem garantir é que saem conteúdos inseridos no programa curricular da disciplina. Se queres informações mais concretas sobre qualquer exame, tens de esperar que saia uma informação-prova relativa a 2021, e atentar se não saem posteriormente alterações relacionadas com um ano letivo possivelmente impactado pela COVID.

• Like
Reactions: Iara Filipa
A única coisa que te podem garantir é que saem conteúdos inseridos no programa curricular da disciplina. Se queres informações mais concretas sobre qualquer exame, tens de esperar que saia uma informação-prova relativa a 2021, e atentar se não saem posteriormente alterações relacionadas com um ano letivo possivelmente impactado pela COVID.
Que conteúdos inseridos no programa curricular da disciplina são esses?
Quando sai a informação-prova relativa a 2021?

Que conteúdos inseridos no programa curricular da disciplina são esses?
Os que se inserirem no objeto de exame que o IAVE defina na informação-prova.
Não esperes que eles te digam em concreto para estudares os Maias ou o Sermão, ou só as orações coordenadas. Eles definem um elenco bastante amplo e depois há legitimidade para sair qualquer conteúdo que se encaixe naqueles termos.

Então só dá para saber o que vai sair quando sair a informação-prova relativa a 2021 defina pelo IAVE, sai quando?

Então só dá para saber o que vai sair quando sair a informação-prova relativa a 2021 defina pelo IAVE, sai quando?
O ano passado, saiu em outubro, e houve algumas adendas por causa da pandemia. Este ano, não sei.
De qualquer maneira, se queres que te seja sincera, não há grande ciência. O que sai em qualquer exame é algo que se dá no programa da disciplina correspondente, pelo que se estudares tudo de forma calma e organizada, nunca vais ter surpresas. Se houver informações concretas na informação-prova (por exemplo, em História ela dizia logo à partida quais os 6 dos 9 módulos que se dão ao longo de três anos podiam ser alvo de avaliação) aí sim, focas-te nessas matérias.
Nunca se sabe o que o IAVE vai decidir num dado ano, mas recomendo-te que vejas informações-prova anteriores para teres uma ideia do tipo de informação que te dão.

• Like
Reactions: Paulo Inácio
Bom dia, pretendo realizar o exame de Português 2021 para ingressar no ensino superior. Acabei o 12 em 2013. Uma vez que trabalho numa secundária estou a pensar pedir autorização para assistir as aulas de Português, para uma melhor preparação será que é necessário assistir as aulas de 10,11,12 ?
Preciso de ajuda e conselhos

Boa tarde, eu não sei usar bem este fórum.
Estou no 12 ano.
Tenho um trabalho para fazer que envolve a realização de um poema sobre a escrita, vale 30% da nota e estou a desesperar.
Por favor, se alguém puder ajudar eu agradecia imenso

Attachments

• IMG-20201125-WA0033.jpeg
    IMG-20201125-WA0033.jpeg
    886.6 KB · Visitas: 151
Olá. Poderiam dizer-me como começar a preparação para o exame de port? Tenho uma - muito massuda- gramática e algumas obras integrais. O que não tenho é um plano de estudo, pois venho de uma área diferente.
Podem-me ajudar?

Cumps

Boa noite.
Em relação a Gil Vicente, temos de saber apenas a Farsa de Inês de Pereira ou também temos de saber ou convem saber o Auto da Feira? Dentro dos 3 seguintes: [-Alexandre Herculano, Lendas e Narrativas: "A Abóbada"; -Almeida Garret, Viagens na Minha Terra; -Camilo Castelo Branco, Amor de Perdição] quais temos de saber obrigatoriamente e quais convem saber? Apenas temos de saber os Maias ou também a Ilustre Casa de Ramires? Em relação aos 3 contos quais temos de saber? Por fim, temos de saber tanto O ano da morte de RR como memorial do convento?

Boa noite.
Em relação a Gil Vicente, temos de saber apenas a Farsa de Inês de Pereira ou também temos de saber ou convem saber o Auto da Feira? Dentro dos 3 seguintes: [-Alexandre Herculano, Lendas e Narrativas: "A Abóbada"; -Almeida Garret, Viagens na Minha Terra; -Camilo Castelo Branco, Amor de Perdição] quais temos de saber obrigatoriamente e quais convem saber? Apenas temos de saber os Maias ou também a Ilustre Casa de Ramires? Em relação aos 3 contos quais temos de saber? Por fim, temos de saber tanto O ano da morte de RR como memorial do convento?
Boa noite! Todos os objetos de avaliação da prova de Português podem ser encontrados nos documentos referenciados na Informação-Prova da disciplina, disponível aqui:

Nestes documentos referência, para cada ano, é possível verificar o que será avaliado, como, por exemplo para Gil Vicente:

Gil Vicente Farsa de Inês Pereira (leitura integral) OU Auto da Feira (leitura integral)

Quando se menciona três poemas de um autor, pode ser avaliado qualquer poema, por exemplo os ortónimos de Fernando Pessoa, que são diversos.
Post automatically merged:

Olá. Poderiam dizer-me como começar a preparação para o exame de port? Tenho uma - muito massuda- gramática e algumas obras integrais. O que não tenho é um plano de estudo, pois venho de uma área diferente.
Podem-me ajudar?

Cumps
Olá! Se fosse eu, iria de acordo com o que está referenciado nos objetos de avaliação da prova, disponíveis aqui:

A partir daí, eu utilizaria livros de preparação e outros materiais para organizar o meu estudo de forma cronológica, respeitando os anos de escolaridade.

Boa noite! Todos os objetos de avaliação da prova de Português podem ser encontrados nos documentos referenciados na Informação-Prova da disciplina, disponível aqui:

Nestes documentos referência, para cada ano, é possível verificar o que será avaliado, como, por exemplo para Gil Vicente:

Gil Vicente Farsa de Inês Pereira (leitura integral) OU Auto da Feira (leitura integral)

Quando se menciona três poemas de um autor, pode ser avaliado qualquer poema, por exemplo os ortónimos de Fernando Pessoa, que são diversos.
Post automatically merged:

Olá! Se fosse eu, iria de acordo com o que está referenciado nos objetos de avaliação da prova, disponíveis aqui:

A partir daí, eu utilizaria livros de preparação e outros materiais para organizar o meu estudo de forma cronológica, respeitando os anos de escolaridade.
Sim mas por exemplo em relação a Gil Vicente, eu por exemplo na minha escola apenas demos a farsa por isso como seria no exame se saísse Gil vicente ou eça de queiroz (em que só dei os maias)? É que nos documentos de referência em relação a estes autores apenas diz um OU outro, para além de dizer que se deve fazer uma leitura integral, não diz se os maias e a farsa são obrigatorios e a ilustre casa e o auto são opcionais, por isso que estou confuso... Não são tão explicitos como em relação aos contos em que dizem para escolher um.

Sim mas por exemplo em relação a Gil Vicente, eu por exemplo na minha escola apenas demos a farsa por isso como seria no exame se saísse Gil vicente ou eça de queiroz (em que só dei os maias)? É que nos documentos de referência em relação a estes autores apenas diz um OU outro, para além de dizer que se deve fazer uma leitura integral, não diz se os maias e a farsa são obrigatorios e a ilustre casa e o auto são opcionais, por isso que estou confuso... Não são tão explicitos como em relação aos contos em que dizem para escolher um.
A lógica é a mesma: dão 1 autor/obra na escola, mas em exame pode calhar qualquer um deles. O que acontece nesses casos, em que as escolas podem ter dado matérias diferentes é que as perguntas serão mais de interpretação do próprio texto, sem precisarem do contexto, de forma a que uns alunos não saiam em vantagem em relação a outros. Por isso, o que deves fazer no estudo dessas unidades é privilegiar as características comuns dos autores/obras.

• Like
Reactions: anacsv
Boa noite.
Neste exame de 2021 o que supõem que irá sair? Apostava nos Heterónimos ou Mensagem e apostava no Frei Luis de Sousa. Já não sai á algum tempo e vocês?

Boa noite.
Neste exame de 2021 o que supõem que irá sair? Apostava nos Heterónimos ou Mensagem e apostava no Frei Luis de Sousa. Já não sai á algum tempo e vocês?
Não se sabe. Ambos os conteúdos mencionados por você saíram este ano, como uma exposição de Frei Luís de Sousa, ou até mesmo o heterónimo de Ricardo Reis. Só não houve Mensagem. Não há como prever. Provavelmente a dificuldade será maior, devido ao formato do exame.

Bom dia, pretendo realizar o exame de Português 2021 para ingressar no ensino superior. Acabei o 12 em 2013. Uma vez que trabalho numa secundária estou a pensar pedir autorização para assistir as aulas de Português, para uma melhor preparação será que é necessário assistir as aulas de 10,11,12 ?
Preciso de ajuda e conselhos

Olá! Eu dou explicações e posso ajudar-te! Se estiveres interessada, envia-me mensagem!
Tel: +351 915 508 076