Exame Nacional de Português 639 2021

Informações sobre este exame nacional:
  • Informação-Prova 2021: aqui + adenda de 1 de junho.
  • Material: caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta. Não é permitida a consulta de dicionário nem o uso de corretor. Não te esqueças de levar o cartão de cidadão e máscara. 😷
  • Duração: 120 minutos + 30 minutos tolerância.
  • Apontamentos: aqui.
Distribuição das cotações entre as perguntas obrigatórias e as perguntas opcionais:

1624934555567.png

1ª fase 2021:
2ª fase 2021:

1ª fase 2020:
2ª fase 2020:
1ª fase 2019:
2ª fase 2019:
  • Enunciado: Versão 1 e Versão 2.
  • Critérios de Classificação: aqui.
1ª fase 2018:
2ª fase 2018:
1ª fase 2017:
2ª fase 2017:
1ª fase 2016:
2ª fase 2016:
Outros exames entre 1997 e 2015.

Coisas a não esquecer:

1) Indica de forma legível a versão da prova!
2) Para cada resposta, identifica o grupo e o item.
3) Apresenta apenas uma resposta para cada item. Se existirem 2 respostas apenas a primeira é considerada.
4) Se tiveres dúvidas sobre as cotações dos itens, elas encontram-se no final do enunciado da prova.

Informação escrita e atualizada a 29 de junho de 2021.

Última edição:
Explica-me uma coisa. Em portugues tive 18 valores a media dos 3 anos. Agora se tirar com um 14 ou ssja la que nota for como é que tudo se processa?

Explica-me uma coisa. Em portugues tive 18 valores a media dos 3 anos. Agora se tirar com um 14 ou ssja la que nota for como é que tudo se processa?
não te influencia em nada, porque foste a exame como aluna externa. Vais ficar sempre com o 18 como nota interna e o 14 (ou outra) como nota de prova de ingresso.

• Like
Reactions: gabrielacfreitas
Penso que não vão subir mais, por causa que este ano são mais perguntas obrigatórias nos exames e menos opcionais.
Mas temos de ter em conta também que quem fez exames de 11º o ano passado vai candidatar-se este ano.
Por isso, diria que tanto pode tender para um lado, como para outro, mas estou mais inclinado para a 1ª opção.
Eu fiz o exame de pt o ano passado e tirei 14,8. Este ano preciso de 15 pq escolhi Marketing na UM e não gostei ahah. Agora lembrei-me que quero CC ou Multimédia e preciso de 15 certos para estar mais segura :/ pq o curso que pretendo trocar tem mais 6 centésimas que a minha média do ano passado...
Espero que baixem, para o bem de todos!

Acho que sendo os exames opcionais, ficas com 18 na mesma. A não ser que te tenhas candidatado para melhoria. (Alguém confirme caso esteja mal)
Está meio "mal" sim, mesmo que esteja a fazer melhoria de nota. Se tirar 14, não melhorou a nota, logo, não acontece nada à nota interna.

• Like
Eu fiz o exame de pt o ano passado e tirei 14,8. Este ano preciso de 15 pq escolhi Marketing na UM e não gostei ahah. Agora lembrei-me que quero CC ou Multimédia e preciso de 15 certos para estar mais segura :/ pq o curso que pretendo trocar tem mais 6 centésimas que a minha média do ano passado...
também estou a contar q baixem ! é o q te digo se a prova de ingresso pedida for deste ano 2021 ent de certo q vai baixar, este ano não está a ser a palhaçada q foi o ano passado

• Like
A filosofia deles este ano era supostamente complicar os exames para não acontecer como ano passado, em que no qual as médias subiram de um modo exorbitante. Refletiram ao aumentar as obrigatórias, cortas nas facultativas, aumentar dificuldade em geral, e no caso de Língua Estrangeira, proibir dicionários.

• Like
também estou a contar q baixem ! é o q te digo se a prova de ingresso pedida for deste ano 2021 ent de certo q vai baixar, este ano não está a ser a palhaçada q foi o ano passado
Por incrível que pareça o exame de pt em 2019 e 2020 aumentou 1 décima a nível nacional. Penso que os outros exames foram mais facilitados, onde subiram quase 3 valores na diferença de médias.
Eu penso até que este exame me correu melhor que o ano passado.
Têm de baixar, daqui a pouco CC tá com 17 de média fds

• Like
Reactions: Francisco T.
A filosofia deles este ano era supostamente complicar os exames para não acontecer como ano passado, em que no qual as médias subiram de um modo exorbitante. Refletiram ao aumentar as obrigatórias, cortas nas facultativas, aumentar dificuldade em geral, e no caso de Língua Estrangeira, proibir dicionários.
e no caso da Matemática, a obrigatoriedade de calculadoras terem de estar em modo de exame

E se nao conseguir a nota da prova de ingresso a interna nao me da para nada nao é ? Pensava que ia fazer a media
A nota da prova de ingresso é sempre a nota do exame, nunca interage com a média interna. A média interna só conta para a parte de média do secundário.

E se nao conseguir a nota da prova de ingresso a interna nao me da para nada nao é ? Pensava que ia fazer a media
Como assim? Se tiveres imagina, média do secundário de 180 e prova de ingresso (PT) a 140, concorres com 160,0, caso seja um curso que conte 50/50 a prova de ingresso e a média de conclusão do secundário. Caso tenhas uma prova de ingresso melhor de outra disciplina que dê para o curso que queres, em vez de usarem esse hipotético 14, usam a nota mais alta (imagina que dava para concorreres com História e tiravas 16 nesse exame).

A tua nota interna serve para fazeres a média dos 3 anos.
A prova de ingresso é algo à parte da tua média.
Imagina, se a universidade decide que a média interna dos 3 anos vale 60% tens de multiplicar isto com a tua média.
Se a prova de ingresso vale 40% tens de usar a nota do exame que fizeste e multiplicar.
Depois juntas e já sabes a média.
A nota interna não interfere diretamente com a prova de ingresso.

quando é que saem os critérios, estou nervosaaaa
Entretanto nos escritórios do IAVE:

giphy.gif

para a parte da prova de ingresso só conta a tua nota de exame, mais nada. Depois a tua média final de entrada na universidade vai ser X percentagem da média do secundário e Y percentagem da média das tua sprovas de ingrasso (essas percentagem são diferentes para cada curso)