Exame Nacional de Português 639 2021

Informações sobre este exame nacional:
  • Informação-Prova 2021: aqui + adenda de 1 de junho.
  • Material: caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta. Não é permitida a consulta de dicionário nem o uso de corretor. Não te esqueças de levar o cartão de cidadão e máscara. 😷
  • Duração: 120 minutos + 30 minutos tolerância.
  • Apontamentos: aqui.
Distribuição das cotações entre as perguntas obrigatórias e as perguntas opcionais:

1624934555567.png

1ª fase 2021:
2ª fase 2021:

1ª fase 2020:
2ª fase 2020:
1ª fase 2019:
2ª fase 2019:
  • Enunciado: Versão 1 e Versão 2.
  • Critérios de Classificação: aqui.
1ª fase 2018:
2ª fase 2018:
1ª fase 2017:
2ª fase 2017:
1ª fase 2016:
2ª fase 2016:
Outros exames entre 1997 e 2015.

Coisas a não esquecer:

1) Indica de forma legível a versão da prova!
2) Para cada resposta, identifica o grupo e o item.
3) Apresenta apenas uma resposta para cada item. Se existirem 2 respostas apenas a primeira é considerada.
4) Se tiveres dúvidas sobre as cotações dos itens, elas encontram-se no final do enunciado da prova.

Informação escrita e atualizada a 29 de junho de 2021.

Última edição:
Entretanto nos escritórios do IAVE:

giphy.gif
acho que vai ser o davis a entrar no sistema informático do IAVE e a dar-nos os critérios. Eu sinceramente não me opunha 😁

sendo aluno externo, não tendo frequentado o ensino regular (ou seja, sem ter média dos 3 anos) , poderei entrar na faculdade somente com a nota do exame?

Se acharem que vos correu mal, lembrem-se que há pessoas piores como eu que precisava de no mínimo 16 para entrar na minha primeira opção e estou a ver se dá para o 10 😂
Vais fazer mais exames? Tem calma, vai correr bem! Eu fiz este porque me faltam 6 centésimas para a minha troca de curso. SAD.

sendo aluno externo, não tendo frequentado o ensino regular (ou seja, sem ter média dos 3 anos) , poderei entrar na faculdade somente com a nota do exame?
Qual é o teu tipo de curso do secundário? Se é um curso EFA, que efetivamente não tem nota, a nota de candidatura é 100% a nota do exame pedido como prova de ingresso.

Qual é o teu tipo de curso do secundário? Se é um curso EFA, que efetivamente não tem nota, a nota de candidatura é 100% a nota do exame pedido como prova de ingresso.
curso de aprendizagem (como se fosse um curso profissional mas somente de 2 anos e 6 meses, pois reduzem às férias)

Desculpem lá mas isto de os critérios não saírem tá a matar-me. Estou a tentar estudar Filosofia e simplesmente não consigo.
Obrigado por tudo IAVE, gosto muito de ti (só que não)

• Like
Reactions: gabrielacfreitas
curso de aprendizagem (como se fosse um curso profissional mas somente de 2 anos e 6 meses, pois reduzem às férias)
Não tiveste uma nota final nesse curso? Tinha ideia que os CA tinham classificação final.

sim tive nota final mas o curso não tem nada a ver com o que quero entrar na faculdade...
Mas continua a contar na nota de candidatura, na componente da média do secundário, independentemente do curso para o qual concorras.

eu tirei um curso profissional de 3 anos(tecnico de turismo)acabei á 2 anos efiz o exame como aluno externo,a media do meu curso conta correto para a faculdade certo?

MALTAAAAAAAA!!!!!!!!!!! JA SAIUUUUUUUUUUUUU!!!!!!!!!!!!!!

Pessoas que nem conseguem abrir o site be like:
giphy.gif

Btw, a primeira pessoa que conseguir fazer download que meta na área de apontamentos. 😅

eu tirei um curso profissional de 3 anos(tecnico de turismo)acabei á 2 anos efiz o exame como aluno externo,a media do meu curso conta correto para a faculdade certo?
Conta, sim, entra na componente da média do secundário.