Exame Nacional de Português 639 2021

Informações sobre este exame nacional:
  • Informação-Prova 2021: aqui + adenda de 1 de junho.
  • Material: caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta. Não é permitida a consulta de dicionário nem o uso de corretor. Não te esqueças de levar o cartão de cidadão e máscara. 😷
  • Duração: 120 minutos + 30 minutos tolerância.
  • Apontamentos: aqui.
Distribuição das cotações entre as perguntas obrigatórias e as perguntas opcionais:

1624934555567.png

1ª fase 2021:
2ª fase 2021:

1ª fase 2020:
2ª fase 2020:
1ª fase 2019:
2ª fase 2019:
  • Enunciado: Versão 1 e Versão 2.
  • Critérios de Classificação: aqui.
1ª fase 2018:
2ª fase 2018:
1ª fase 2017:
2ª fase 2017:
1ª fase 2016:
2ª fase 2016:
Outros exames entre 1997 e 2015.

Coisas a não esquecer:

1) Indica de forma legível a versão da prova!
2) Para cada resposta, identifica o grupo e o item.
3) Apresenta apenas uma resposta para cada item. Se existirem 2 respostas apenas a primeira é considerada.
4) Se tiveres dúvidas sobre as cotações dos itens, elas encontram-se no final do enunciado da prova.

Informação escrita e atualizada a 29 de junho de 2021.

Última edição:
versao 1, mutiplas: 2A 6B 1B 2A 3B 4D 5B 6D 7A
Post automatically merged:

Pessoas que nem conseguem abrir o site be like:
giphy.gif

Btw, a primeira pessoa que conseguir fazer download que meta na área de apontamentos. 😅

Conta, sim, entra na componente da média do secundário.
Como meto na area de apontamentos?

epa 5,2 valores na escolha multipla nem é mau de todo
mas sabendo que podia ter tido cotação maxima na escolha multipla mas em todas que tava entre duas eu escolhi a errada e a outra opção estava certa

nas escolhas múltiplas perdi 1,3 (por pura desatenção, que frustração aaaaaa)
no resto não foi assim tão mau tirando a interpretação do Caeiro, onde me espalhei ao comprido.
Pelo menos um 13 ou 14 e já ficava satisfeito (como não vai ser a minha PI estou tranquilo)

• Like
Reactions: gabrielacfreitas
Eu tenho uma questão
eu vou entrar tentar entrar num curso que,necessito duas provas de ingresso,ou seja,se eu tirar 8 neste exame e um 16 no exame de inglês,os dois exames somam e dividem dando uma media de 12 na prova de ingresso ou os calcúlos são feitos de maneira diferente?

Eu tenho uma questão
eu vou entrar tentar entrar num curso que,necessito duas provas de ingresso,ou seja,se eu tirar 8 neste exame e um 16 no exame de inglês,os dois exames somam e dividem dando uma media de 12 na prova de ingresso ou os calcúlos são feitos de maneira diferente?
Cada PI tem que ter a nota mínima estabelecida pela instituição (geralmente 95pontos)

Como meto na area de apontamentos?
Já consegui, mas obrigado! 😃
aaaaaaa publicámos quase ao mesmo tempo ahhahaha.
Dps tira o que eu publiquei, senhor presidente 🤣
Ahhhh, obrigado na mesma, só consegui mesmo sacando no Público, o site do IAVE está pior que nos outros anos (e foi remodelado recentemente...). 😬

Mas não vou reclamar muito, que o Uniarea também está aqui com um pico de visitas como nunca vi, daqui a nada falece. 😳
Eu daqui a nada, a saltar pra cima do servidor:

giphy.gif

• Haha
Reactions: Diana Valença
Estou analisar os critérios e na questão 4 do grupo 1 e muito resumidamente referi que a semelhança era o facto de ambos serem da alta classe, um da nobreza (referência da linha 11 e 12 "que essas gentes, prostituidoras de quanto havia nobre, popular e respeitado nesta terra") e o Simão, fidalgo (referência do João a chamar-lhe fidalgo no texto) será que isto também é considerado válido para a resposta na vossa humilde opinião?

claro gabizinha eu gosto de te ver feliz boa sorte na tua vida futura <3
Quase me deste um ataque cardíaco, mas ainda bem que só errei 1 das múltiplas ahah
Obrigada, um beijinho e muito sucesso!! <3

Eu errei 1 obrigatória das múltiplas -1,3 e penso ter errado a 5 da nojenta da parte B -1,3.
Até agora 17,4. Porém, já sei que me vão tirar pontos nas outras respostas se acharem que falta algo pertinente.
Rumo ao 15 pelo amor de Deus!

Quase me deste um ataque cardíaco, mas ainda bem que só errei 1 das múltiplas ahah
Obrigada, um beijinho e muito sucesso!! <3

Eu errei 1 obrigatória das múltiplas -1,3 e penso ter errado a 5 da nojenta da parte B -1,3.
Até agora 17,4. Porém, já sei que me vão tirar pontos nas outras respostas se acharem que falta algo pertinente.
Rumo ao 15 pelo amor de Deus!
pelo menos comigo descontam-me sempre quase 2 valores com essas coisitas quase insignificantes (vírgulas, por exemplo). Espero que consigas atingir o teu objetivo (e que, se possível, consigas ainda melhor!)

Eu estou super perdida... tenho visto um pouco de tudo (e de nada) , estou muito focada na Cronica de D João I, (acham que não sai?) ate imaginei a cronica na parte C tipo falar do povo como personagem principal lol e no Fernando Pessoa, tenho lutado com as funçoes sintaticas e com as orações... estou afastada dos estudos desde 2007 e não esta fácil
acertaste em cheio na parte C hahahaha. Já agora, não podes ver na tua bola de cristal a pergunta de desenvolvimento do exame de Hist. A? 😂 😂 😂

Última edição: