Exame Nacional de Português 639 2021

Informações sobre este exame nacional:
  • Informação-Prova 2021: aqui + adenda de 1 de junho.
  • Material: caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta. Não é permitida a consulta de dicionário nem o uso de corretor. Não te esqueças de levar o cartão de cidadão e máscara. 😷
  • Duração: 120 minutos + 30 minutos tolerância.
  • Apontamentos: aqui.
Distribuição das cotações entre as perguntas obrigatórias e as perguntas opcionais:

1624934555567.png

1ª fase 2021:
2ª fase 2021:

1ª fase 2020:
2ª fase 2020:
1ª fase 2019:
2ª fase 2019:
  • Enunciado: Versão 1 e Versão 2.
  • Critérios de Classificação: aqui.
1ª fase 2018:
2ª fase 2018:
1ª fase 2017:
2ª fase 2017:
1ª fase 2016:
2ª fase 2016:
Outros exames entre 1997 e 2015.

Coisas a não esquecer:

1) Indica de forma legível a versão da prova!
2) Para cada resposta, identifica o grupo e o item.
3) Apresenta apenas uma resposta para cada item. Se existirem 2 respostas apenas a primeira é considerada.
4) Se tiveres dúvidas sobre as cotações dos itens, elas encontram-se no final do enunciado da prova.

Informação escrita e atualizada a 29 de junho de 2021.

Última edição:
Tenho uma dúvida, no grupo III do exame pt, escrevi 353 palavras, qual vai ser o desconto na classificação da pergunta?
Pode desvalorizar até 5 pontos, mas creio que dependendo do corretor que nem te descontem por umas meras 3 palavras a mais.
Post automatically merged:

En

Obrigada pela resposta! Só para confirmar, perco então no máximo 0.5 valores nesta pergunta é isto? Ou seja, só poderei ter no máximo 39/44?
sim

Acertei todas as escolhas múltiplas, ou seja 9,1 já cá cantam. Achei acessível e agora é rezar para que os corretores peguem leve comigo nas perguntas de interpretação, de um modo geral acho que abordei os tópicos que as perguntas pedem, excepto na pergunta onde tínhamos que colocar a característica comum entre Simão e o Oficial. Referi que tanto o oficial como o Simão tinham um espírito livre e seguiam o coração, pelo que o facto de seguir as suas emoções leva Simão ao degredo e posteriormente ao suicídio (acho que me baralhei), e não referi o destino do oficial :/
16 podes vir 🙏🏼🙏🏼

pelo menos comigo descontam-me sempre quase 2 valores com essas coisitas quase insignificantes (vírgulas, por exemplo). Espero que consigas atingir o teu objetivo (e que, se possível, consigas ainda melhor!)
Post automatically merged:

acertaste em cheio na parte C hahahaha. Já agora, não podes ver na tua bola de cristal a pergunta de desenvolvimento do exame de Hist. A? 😂 😂 😂

ahahha gostava muito de te ajudar mas já gastei o meu crédito com o exame de Português 🤣😂

• Sad
Reactions: leonardormoreirad
Estou a stressar com uma coisa que pode parecer irrelevante mas que enfim.. Ia a meio da composição e já não tinha espaço então pedi uma nova folha e no inicio coloquei outra vez Grupo III (e acho que até nem deixei uma linha entre a continuação da composição) porque me esqueci que a folha é posteriormente agrafada.. Há alguma probabilidade de me anularem o exame por causa disto?

Estou a stressar com uma coisa que pode parecer irrelevante mas que enfim.. Ia a meio da composição e já não tinha espaço então pedi uma nova folha e no inicio coloquei outra vez Grupo III (e acho que até nem deixei uma linha entre a continuação da composição) porque me esqueci que a folha é posteriormente agrafada.. Há alguma probabilidade de me anularem o exame por causa disto?
Não vejo nenhum motivo para o exame ser anulado…

Não é anulado, de todo, não precisas preocupar-te 🤗

Olá @Carlos MG
Existem alterações significativas?
Confesso que não tive tempo de ver em nenhum dos exames. É uma altura em que recebemos muitas mensagens, pelo que não há tempo para tudo. 😅

Mas acredito que não tenham existido alterações significativas em nenhum dos que já colocamos. Provavelmente haverá no de BG que ainda não saiu.