Exame Nacional de Português 639 2021

Informações sobre este exame nacional:
  • Informação-Prova 2021: aqui + adenda de 1 de junho.
  • Material: caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta. Não é permitida a consulta de dicionário nem o uso de corretor. Não te esqueças de levar o cartão de cidadão e máscara. 😷
  • Duração: 120 minutos + 30 minutos tolerância.
  • Apontamentos: aqui.
Distribuição das cotações entre as perguntas obrigatórias e as perguntas opcionais:

1624934555567.png

1ª fase 2021:
2ª fase 2021:

1ª fase 2020:
2ª fase 2020:
1ª fase 2019:
2ª fase 2019:
  • Enunciado: Versão 1 e Versão 2.
  • Critérios de Classificação: aqui.
1ª fase 2018:
2ª fase 2018:
1ª fase 2017:
2ª fase 2017:
1ª fase 2016:
2ª fase 2016:
Outros exames entre 1997 e 2015.

Coisas a não esquecer:

1) Indica de forma legível a versão da prova!
2) Para cada resposta, identifica o grupo e o item.
3) Apresenta apenas uma resposta para cada item. Se existirem 2 respostas apenas a primeira é considerada.
4) Se tiveres dúvidas sobre as cotações dos itens, elas encontram-se no final do enunciado da prova.

Informação escrita e atualizada a 29 de junho de 2021.

Última edição:
Desculpem a pergunta mas os resultados dos exames nacionais são afixados na escola ou é possível consultar online? (ansiosa que chegue dia 2.... 😬😬)

O meu deve ser anulado... :( na parte da composição ao contar as palavras fui escrever mesmo na margem direita o numero de palavras que tinha...😥
Diria que é muito provável que não seja, porque o corretor vai perceber o que é esse número. É preciso ser algo muito descarado para um professor anular um exame nacional.
Nao me anularam o exame ✨tive 13 :DDDDDDDDDD
Boa! 🙏

tenor.gif

Boa tarde! Gostaria de dicas para quem vai a segunda fase ao exame nacional de português.
Tenho mesmo o desejo de entrar na faculdade este ano e apesar da minha média ser boa, o exame nacional é a minha única barreira! Minha e de muitos.

Obrigada!!

• Like
Reactions: Maria Alves02
Conseguem-me ajudar a verificar se esta pergunta merece mais cotação do que a que foi dada?
No excerto em que tenho de falar do narrador, não abordei nenhum tópico que estava nos critérios mas será que o que eu abordei é outro igualmente relevante ou interpretei mal este parágrafo do excerto? Obrigado!91D4362F-CF25-422B-911E-08FF34496B8E.jpeg

Boa tarde! Gostaria de dicas para quem vai a segunda fase ao exame nacional de português.
Tenho mesmo o desejo de entrar na faculdade este ano e apesar da minha média ser boa, o exame nacional é a minha única barreira! Minha e de muitos.

Obrigada!!

Olá! Que tipo de ajuda precisarias? Posso dar-te algumas dicas de estudo, alguns resumos, etc... recomendo muito também o livro de preparação para o exame nacional de português de 2021, da Porto Editora. Vale sem sombra de dúvida o investimento! Boa sorte, de certeza que vais conseguir entrar este ano 😊

Não entendo, acho mesmo que essa é a forma correta... não te descontaram por causa disso, pois não?
Nem eu entendo muito bem.
Contudo não acho que tenha sido prejudicada por isso, tive 11 no total de 13 pontos. Um erro ortográfico e uma vírgula no sítio errado, talvez foi isso que me fez perder os 2 pontos restantes.
Só achei estranho aqueles riscos mas talvez fossem para @ professor@ identificar não sei muito bem o quê 🤷🏻‍♀️

• Like
Reactions: Inês Fogageira

Obrigada!!
Olá, além do que já foi dito penso que ajuda bastante a resolução de exercícios de exame como forma de treinar a escrita e a estrutura das respostas.
Qualquer coisa, terei todo o gosto em ajudar! ☺️

• Like
Reactions: Inês Fogageira
Nem eu entendo muito bem.
Contudo não acho que tenha sido prejudicada por isso, tive 11 no total de 13 pontos. Um erro ortográfico e uma vírgula no sítio errado, talvez foi isso que me fez perder os 2 pontos restantes.
Só achei estranho aqueles riscos mas talvez fossem para @ professor@ identificar não sei muito bem o quê 🤷🏻‍♀️
Eu acho que sei o que é isso (props aos meus professores que costumavam ser chatos com isto e talvez tenham ensinado o truque). Provavelmente o professor não te descontou, mas sinalizou no exame que não há uma distinção visível entre o primeiro número da numeração romana e a letra I. Sei que estamos habituados a escrever em computadores e telemóveis e usamos o I em todos os documentos e depreende-se qual deles é por contextualização, porém, supostamente, quando escrevemos "à mão", a sinalização da numeração romana deveria ser diferente da que utilizamos para assinalar a letra I. Ou seja, se usas o I com os tracinhos para o número romano, podias usar o sem os tracinhos (I) para a maiúscula da letra i.

Apanhaste um corrector particularmente picuinhas, parece-me. Pode ou não ter estudado na FLUL, ou pelo menos tem as mesmas tendências.