Exame Nacional de Português 639 2021

Informações sobre este exame nacional:
  • Informação-Prova 2021: aqui + adenda de 1 de junho.
  • Material: caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta. Não é permitida a consulta de dicionário nem o uso de corretor. Não te esqueças de levar o cartão de cidadão e máscara. 😷
  • Duração: 120 minutos + 30 minutos tolerância.
  • Apontamentos: aqui.
Distribuição das cotações entre as perguntas obrigatórias e as perguntas opcionais:

1624934555567.png

1ª fase 2021:
2ª fase 2021:

1ª fase 2020:
2ª fase 2020:
1ª fase 2019:
2ª fase 2019:
  • Enunciado: Versão 1 e Versão 2.
  • Critérios de Classificação: aqui.
1ª fase 2018:
2ª fase 2018:
1ª fase 2017:
2ª fase 2017:
1ª fase 2016:
2ª fase 2016:
Outros exames entre 1997 e 2015.

Coisas a não esquecer:

1) Indica de forma legível a versão da prova!
2) Para cada resposta, identifica o grupo e o item.
3) Apresenta apenas uma resposta para cada item. Se existirem 2 respostas apenas a primeira é considerada.
4) Se tiveres dúvidas sobre as cotações dos itens, elas encontram-se no final do enunciado da prova.

Informação escrita e atualizada a 29 de junho de 2021.

Última edição:
Provavelmente o professor não te descontou, mas sinalizou no exame que não há uma distinção visível entre o primeiro número da numeração romana e a letra I. Sei que estamos habituados a escrever em computadores e telemóveis e usamos o I em todos os documentos e depreende-se qual deles é por contextualização, porém, supostamente, quando escrevemos "à mão", a sinalização da numeração romana deveria ser diferente da que utilizamos para assinalar a letra I. Ou seja, se usas o I com os tracinhos para o número romano, podias usar o sem os tracinhos (I) para a maiúscula da letra i.
Nem tinha pensado nisso 😅
Realmente faço da mesma maneira tanto o número romano como a letra maiúscula da letra i. 🥲
Obrigada pela informação :)

• Like
Reactions: Ariana_
Boa tarde! Gostaria de dicas para quem vai a segunda fase ao exame nacional de português.
Tenho mesmo o desejo de entrar na faculdade este ano e apesar da minha média ser boa, o exame nacional é a minha única barreira! Minha e de muitos.

Obrigada!!
Olaaa, eu vou dar sessões de estudo de português para a 2ºfase (sim é grátis, não cobro nada :) )
Se quiseres participar, envia-me mensagem aqui no privado do Uniarea ou envia-me um email: crfigueiredo12@gmail.com

Vou fazer a segunda fase dos exames, e queria saber, das pessoas que fizeram a primeira fase e tiveram uma nota satisfatória, seguiram algum plano? Se sim, poderiam-no disponibilizar? Obrigado desde já ^^

Vou fazer a segunda fase dos exames, e queria saber, das pessoas que fizeram a primeira fase e tiveram uma nota satisfatória, seguiram algum plano? Se sim, poderiam-no disponibilizar? Obrigado desde já ^^
Olá! Eu dei explicações de português este ano letivo e isso ajudou imenso no estudo, sem dúvida. Se conseguires, explica a matéria a alguém! Nem que seja aos peluches e às almofadas do teu quarto 😂 Treina muito mesmo, português também é prático! Faz exercícios dos exames, composições...investe na gramática. Se dominares isso são quase pontos de graça. Boa sorte para a segunda fase!

Olá! Eu dei explicações de português este ano letivo e isso ajudou imenso no estudo, sem dúvida. Se conseguires, explica a matéria a alguém! Nem que seja aos peluches e às almofadas do teu quarto 😂 Treina muito mesmo, português também é prático! Faz exercícios dos exames, composições...investe na gramática. Se dominares isso são quase pontos de graça. Boa sorte para a segunda fase!
Como é que organizaste o teu estudo? Tipo, as matérias que estudaste primeiro? É porque, sinceramente, eu sinto-me confiante no conhecimento e do domínio que eu tenho sobre a matéria. A primeira fase correu mal devido a motivos pessoais que puseram a minha mente fora do sítio.

Como é que organizaste o teu estudo? Tipo, as matérias que estudaste primeiro? É porque, sinceramente, eu sinto-me confiante no conhecimento e do domínio que eu tenho sobre a matéria. A primeira fase correu mal devido a motivos pessoais que puseram a minha mente fora do sítio.
Eu estudei seguido, a matéria do 10º em primeiro lugar e só por último a do 12º. Isto porque me custa mais a matéria do 10º ano e, ao início, o cérebro ainda está fresquinho 😂 recomendo começares pelo que mais te custa, pelo que percebes menos. Podes até intercalar, estudas uma matéria que não gostes tanto (ex. Lusíadas) durante 45 minutos, depois fazes uma pausa de 5 e estudas algo que gostes (ex. Fernando Pessoa) durante 30 minutos. É uma maneira de te "recompensares" enquanto estudas na mesma! E é mesmo uma pena esses motivos pessoais estragarem o nosso esforço e trabalho, por isso garante que arranjas tempo para ti, para relaxares! Um bom banho ao final do dia e um filme ou um episódio da tua sére favorita fazem maravilhas 🤗
Post automatically merged:

Como é que organizaste o teu estudo?

Eu também tinha um "controlo de matérias", para colocar um visto nos tópicos que ia estudando! Mas não foi assim tão útil, eu só gostava de fazer porque era bonito 😂 mas se quiseres, dá-me o teu e-mail e eu envio-to!

• Love
Reactions: voidlessmind
Eu estudei seguido, a matéria do 10º em primeiro lugar e só por último a do 12º. Isto porque me custa mais a matéria do 10º ano e, ao início, o cérebro ainda está fresquinho 😂 recomendo começares pelo que mais te custa, pelo que percebes menos. Podes até intercalar, estudas uma matéria que não gostes tanto (ex. Lusíadas) durante 45 minutos, depois fazes uma pausa de 5 e estudas algo que gostes (ex. Fernando Pessoa) durante 30 minutos. É uma maneira de te "recompensares" enquanto estudas na mesma! E é mesmo uma pena esses motivos pessoais estragarem o nosso esforço e trabalho, por isso garante que arranjas tempo para ti, para relaxares! Um bom banho ao final do dia e um filme ou um episódio da tua sére favorita fazem maravilhas 🤗

Eu também tinha um "controlo de matérias", para colocar um visto nos tópicos que ia estudando! Mas não foi assim tão útil, eu só gostava de fazer porque era bonito 😂 mas se quiseres, dá-me o teu e-mail e eu envio-to!

Acho que tens de me seguir para eu enviar por PM!

• Like
Reactions: Inês Fogageira
Olá a todos 😊 Para as pessoas que estão a pensar ir à segunda fase dos exames, criei um vídeo com algumas dicas que me ajudaram bastante a estudar. Estou ainda a pensar fazer outros sobre como estudei para cada disciplina específica.

Aqui está o link:

Se acharem que o vídeo foi útil, subscrevam o canal para acompanharem os próximos vídeos!

• Like
Reactions: Raulpinha7
Isso só bom ou mau aluno tem muito que se lhe diga. Sou externo e já lá vão uns 15 anos que terminei o ensino secundário lol. Na primeira fase tive 14.8 e estou a tentar melhorar. Mas a correção é que vai ditar

Isso só bom ou mau aluno tem muito que se lhe diga. Sou externo e já lá vão uns 15 anos que terminei o ensino secundário lol. Na primeira fase tive 14.8 e estou a tentar melhorar. Mas a correção é que vai ditar
*do

🆕 Enunciado e critérios de classificação da 2ª fase adicionados à publicação inicial.

• Like
Reactions: Quelra