Exame Nacional de Português 639 2021

Informações sobre este exame nacional:
  • Informação-Prova 2021: aqui + adenda de 1 de junho.
  • Material: caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta. Não é permitida a consulta de dicionário nem o uso de corretor. Não te esqueças de levar o cartão de cidadão e máscara. 😷
  • Duração: 120 minutos + 30 minutos tolerância.
  • Apontamentos: aqui.
Distribuição das cotações entre as perguntas obrigatórias e as perguntas opcionais:

1624934555567.png

1ª fase 2021:
2ª fase 2021:

1ª fase 2020:
2ª fase 2020:
1ª fase 2019:
2ª fase 2019:
  • Enunciado: Versão 1 e Versão 2.
  • Critérios de Classificação: aqui.
1ª fase 2018:
2ª fase 2018:
1ª fase 2017:
2ª fase 2017:
1ª fase 2016:
2ª fase 2016:
Outros exames entre 1997 e 2015.

Coisas a não esquecer:

1) Indica de forma legível a versão da prova!
2) Para cada resposta, identifica o grupo e o item.
3) Apresenta apenas uma resposta para cada item. Se existirem 2 respostas apenas a primeira é considerada.
4) Se tiveres dúvidas sobre as cotações dos itens, elas encontram-se no final do enunciado da prova.

Informação escrita e atualizada a 29 de junho de 2021.

Última edição:
Boa tarde
Eu acertei a maior parte das escolhas múltiplas,exceto duas do grupo 2 ( as ultima duas) e queria saber se tenho 9.1 nas escolhas múltiplas. Alguém que saiba como funciona poderá me explicar? É que uma amiga minha diz que eu tenho 8.5 na soma das escolhas múltiplas, mas eu penso que é 9.1. Obrigada

Boa tarde
Eu acertei a maior parte das escolhas múltiplas,exceto duas do grupo 2 ( as ultima duas) e queria saber se tenho 9.1 nas escolhas múltiplas. Alguém que saiba como funciona poderá me explicar? É que uma amiga minha diz que eu tenho 8.5 na soma das escolhas múltiplas, mas eu penso que é 9.1. Obrigada

Tens de ver quais são opcionais e quais são obrigatórias

As que errei, uma era opcional e outra era obrigatoria
Haviam 9 escolhas múltiplas ao longo do exame das quais 4 que eram do grupo II e eram obrigatórias e as restantes 5 só contam as 3 melhores. Se só erraste essas duas então a soma total das escolhas múltiplas é de 7.8. Ou seja 1.3x 3 escolhas múltiplas obrigatórias visto que erraste 1 que é igual a 3.9 mais 3.9 da soma de mais 3 escolhas múltiplas não obrigatórias que dará os 7.8 valores. Por isso o máximo de cotação que podíamos buscar das escolhas múltiplas eram 9.1 mas como erraste 1 obrigatória tens menos 1,3 que é 7.8

Ok, obrigada pela resposta. Sabes me dizer se na pergunta 6, do grupo 1,parte B , se discurso indireto livre conta como marca linguística? É que eu não sei o que são marcas linguisticas

Ok, obrigada pela resposta. Sabes me dizer se na pergunta 6, do grupo 1,parte B , se discurso indireto livre conta como marca linguística? É que eu não sei o que são marcas linguisticas
De nada! Não sei se és capaz de ter alguns pontos mas a pontuação máxima não creio. O que eles queriam que respondesses era basicamente os pormenores que existiam no texto que te faziam lembrar de um discurso oral ou seja de uma conversa. Tinhas de ter referido dois destes tópicos: As interjeições (por exemplo:« Ó senhor…»); As exclamações ( «imagine-se!»); As interrogações (« já teria o pneu cheio?»); o uso de língua familiar («desatarraxei»; «pinga de agua»). Se apanhares algum corretor bonzinho pode ser que te dê alguns pontos. Boa sorte!

• Like
Reactions: Ângela0104
De nada! Não sei se és capaz de ter alguns pontos mas a pontuação máxima não creio. O que eles queriam que respondesses era basicamente os pormenores que existiam no texto que te faziam lembrar de um discurso oral ou seja de uma conversa. Tinhas de ter referido dois destes tópicos: As interjeições (por exemplo:« Ó senhor…»); As exclamações ( «imagine-se!»); As interrogações (« já teria o pneu cheio?»); o uso de língua familiar («desatarraxei»; «pinga de agua»). Se apanhares algum corretor bonzinho pode ser que te dê alguns pontos. Boa sorte!
Mas considera-se discurso indireto livre marca linguística?
Post automatically merged:

E eu pus também tom informal, não sei se é a mesma coisa que linguagem informal

E retomando o assunto anterior, o inspiring future, também me disse que é 9,1. Eu percebi os teus cálculos, mas não estou a conseguir chegar a uma conclusão! Várias pessoas me disseram que é 7,8 o inspiring future disse-me que é 9.1 já não percebo…

Última edição:

Não sou a melhor pessoa para te responder mas eu acho que uma marca linguística é composta essencialmente pela pontuação e pelas palavras, visto que tu puseste discurso indireto livre que é bastante abrangente podes ter pontos mas nunca serão muitos pois acabaste por fugir ao que eles realmente queriam.
Quanto ao tom informal penso que esteja correto pois vai ao encontro do uso de língua familiar/coloquial, se complementaste com exemplos do texto pertinentes então deves ter pelo menos metade da cotação, se fores descontada é muito pouco por teres utilizado «tom» em vez de «discurso» ou «linguagem». Mas acho que se usaste bons exemplos não te deves preocupar.

E retomando o assunto anterior, o inspiring future, também me disse que é 9,1. Eu percebi os teus cálculos, mas não estou a conseguir chegar a uma conclusão! Várias pessoas me disseram que é 7,8 o inspiring future disse-me que é 9.1 já não percebo…
Eu acho que não há dúvidas. A partir do momento que erraste uma obrigatória tem de se descontar.
Terias 9.1 se tivesses acertado todas menos 2 não obrigatórias. Assim iras buscar os 1.3x4 obrigatórias que dá 5.2 e das 5 não obrigatórias ainda irias buscar 3 certas ou sejas mais 3.9. Assim terias 9.1, o problema foi teres errado uma obrigatória.

Última edição:
  • Like
Não sou a melhor pessoa para te responder mas eu acho que uma marca linguística é composta essencialmente pela pontuação e pelas palavras, visto que tu puseste discurso indireto livre que é bastante abrangente podes ter pontos.
Quanto ao tom informal penso que esteja correto pois vai ao encontro do uso de língua familiar/coloquial, se complementaste com exemplos do texto pertinentes então deves ter pelo menos metade da cotação, se fores descontada é muito pouco por teres utilizado «tom» em vez de «discurso» ou «linguagem». Mas acho que se usaste bons exemplos não te deves preocupar.

Eu acho que não há dúvidas. A partir do momento que erraste uma obrigatória tem de se descontar.
Terias 9.1 se tivesses acertado todas menos 2 não obrigatórias. Assim iras buscar os 1.3x4 obrigatórias que dá 5.2 e das 5 não obrigatórias ainda irias buscar 3 certas ou sejas mais 3.9. Assim terias 9.1, o problema foi teres errado uma obrigatória.
Mas não faz sentido, porque eu acertei uma opcional. Em vez de 3 respostas que melhor contribuem para a classificação, eu tenho 4.
Não é contabilizada essa que eu acertei "a mais"?
Só são contabilizadas as obrigatórias e basta eu errar uma é logo descontada? Acho isso muito incorreto, á partida se acertei devia ser contabilizado... mas ok, são os critérios deles, eu é que não concordo

deviam ser todas contabilizadas, as respostas certas que damos...

Mas não faz sentido, porque eu acertei uma opcional. Em vez de 3 respostas que melhor contribuem para a classificação, eu tenho 4.
Só são contabilizadas as obrigatórias e basta eu errar uma é logo descontada? Acho isso muito incorreto, á partida se acertei devia ser contabilizado... mas ok, são os critérios deles, eu é que não conEu

Só são contabilizadas as obrigatórias e basta eu errar uma é logo descontada? Acho isso muito incorreto, á partida se acertei devia ser contabilizado... mas ok, são os critérios deles, eu é que não concordo

deviam ser todas contabilizadas, as respostas certas que damos...
Eu percebo o que estás a dizer mas não é assim que está cotado o exame. Basicamente são 16.1 valores totais das perguntas que te apareciam com asterisco ou seja obrigatórias e os restantes 3.9 são obtidos através das 3 das 5 melhores respostas, ou seja, das 5 perguntas que não tinham asterisco podias errar até 2 pois só vão contar 3. Num ano normal eram 20 valores distribuídos pelas perguntas todas sem mais nem menos. Este ano, dito atípico, tínhamos 2 perguntas a mais, ou seja, podias errar 2 logo que não fossem obrigatórias e ter o 20 no final. É por isso que há distinção entre obrigatória e não obrigatória.

Eu percebo o que estás a dizer mas não é assim que está cotado o exame. Basicamente são 16.1 valores totais das perguntas que te apareciam com asterisco ou seja obrigatórias e os restantes 3.9 são obtidos através das 3 das 5 melhores respostas, ou seja, das 5 perguntas que não tinham asterisco podias errar até 2 pois só vão contar 3. Num ano normal eram 20 valores distribuídos pelas perguntas todas sem mais nem menos. Este ano, dito atípico, tínhamos 2 perguntas a mais, ou seja, podias errar 2 logo que não fossem obrigatórias e ter o 20 no final. É por isso que há distinção entre obrigatória e não obrigatória.

Pois, o problema foi o ano atípico ou a forma como eles organizaram o exame. Obrigada pela tua resposta.
De nada, boa sorte!

Última edição:
  • Like