Exame Nacional de Português 639 2021

Informações sobre este exame nacional:
  • Informação-Prova 2021: aqui + adenda de 1 de junho.
  • Material: caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta. Não é permitida a consulta de dicionário nem o uso de corretor. Não te esqueças de levar o cartão de cidadão e máscara. 😷
  • Duração: 120 minutos + 30 minutos tolerância.
  • Apontamentos: aqui.
Distribuição das cotações entre as perguntas obrigatórias e as perguntas opcionais:

1624934555567.png

1ª fase 2021:
2ª fase 2021:

1ª fase 2020:
2ª fase 2020:
1ª fase 2019:
2ª fase 2019:
  • Enunciado: Versão 1 e Versão 2.
  • Critérios de Classificação: aqui.
1ª fase 2018:
2ª fase 2018:
1ª fase 2017:
2ª fase 2017:
1ª fase 2016:
2ª fase 2016:
Outros exames entre 1997 e 2015.

Coisas a não esquecer:

1) Indica de forma legível a versão da prova!
2) Para cada resposta, identifica o grupo e o item.
3) Apresenta apenas uma resposta para cada item. Se existirem 2 respostas apenas a primeira é considerada.
4) Se tiveres dúvidas sobre as cotações dos itens, elas encontram-se no final do enunciado da prova.

Informação escrita e atualizada a 29 de junho de 2021.

Última edição:
Olá!
Era possivel enviarem-me textos de 12ºano em que tenham conseguido tirar nota alta?
Sou nova em Portugal e vou fazer o exame nacional de português este ano. Então preciso ter uma ideia dos tipos de redação que os alunos escrevem.
se tiverem dicas e/ou argumentos que possa usar na minha redação tb agradeço.
Agradeço desde já.
Enviem para: bm.moraisbruna@gmail.com

Deparei-me com 27 recursos expressivos, vale apena decorar todos?
Nos últimos 3 anos Hipérbole Metáfora Anástrofe Anáfora foram os "20% que deram 80% dos resultados" em exames 80 20 rule
Devo confiar no padrão ou decorar 27 recursos?

olá
Deparei-me com 27 recursos expressivos, vale apena decorar todos?
Nos últimos 3 anos Hipérbole Metáfora Anástrofe Anáfora foram os "20% que deram 80% dos resultados" em exames 80 20 rule
Devo confiar no padrão ou decorar 27 recursos?

metáfora, é sempre metáfora ahahahahah
just kidding
Li aqui uma notícia que dizia que este ano, mesmo mantendo os grupos de opção, eles vão dificultar as perguntas dos exames portanto, no teu caso, faria como eu e estudava mais para além desses 4 até porque, para além desse fator, nos exames adoram fazer surpresas aleatórias, então eu vou preparada para tudo e recomendo-te o mesmo.
boa sorte, stay safe :)

• Like
Reactions: FBB
Tendo em conta que vão dificultar os exames (ou assim o dizem eles), julgo que convém saberes um pouco de todos.

Existem muitos eufemismos, ironias, pleonasmos, entre outros que podem sair direta ou indiretamente. Imagina que sai um cartoon, muito facilmente pode estar a transmitir algo de forma irónica ou até apresentar um paradoxo social, que o qual terá que explicitar e fundamentar na sua resposta. A referência à matéria lecionada nas questões de desenvolvimento, quer seja sobre gramática ou atributos do autor, é sempre valorizada e por vezes até fulcrais na valorização em pleno da resposta.

Um exemplo:
-"Vi, claramente visto, o lume vivo" (Luís de Camões)
-O sujeito poético emprega o pleonasmo com a finalidade de acentuar a ideia expressa, demonstrando assim a certeza absoluta sobre o que foi observado.

Última edição:
  • Like
Reactions: FBB
Olá pessoal, sei que esta pergunta varia muito de pessoa para pessoa mas visto que os livros de preparação de exames de PT 12º ano roda à volta de 450 páginas, para os que já realizaram ou para os que vão realizar, qual acham a maneira mais "eficaz" ou qual o melhor método para estudar?
Abraço

Olá pessoal, sei que esta pergunta varia muito de pessoa para pessoa mas visto que os livros de preparação de exames de PT 12º ano roda à volta de 450 páginas, para os que já realizaram ou para os que vão realizar, qual acham a maneira mais "eficaz" ou qual o melhor método para estudar?
Abraço
Olá. Estudar para português para mim sempre foi algo delicado ahahah. É preciso ganhares uma grande capacidade de argumentação e de interpretação para teres bons resultados. E essas capacidades só são desenvolvidas com muito trabalho. O que te aconselho é pegares nos autores que mais frequentemente aparecem em exame e analisares trechos das suas obras. Também deves melhorar a tua escrita, e mais uma vez, é feito através de treino.
Outra coisa que é útil é teres um basto vocabulário e estares a par do que acontece ao redor do mundo e conheceres diversos livros fora do contexto sala de aula para poderes reforçar os teus argumentos :)

Última edição:
Abraço
Eu estudei para o exame revendo a gramática que dei ao longo do secundário (o meu manual tinha apêndices com a gramática toda, não precisei de comprar manual de exame) e fiz revisão dos autores e obras que vinham contemplados nas Aprendizagens Essenciais: o meu manual também vinha com um livro com quadros-resumo e fui buscar os livros do 10º, 11º e 12º e revi as sínteses que lá existiam no final de cada unidade, tentando ao mesmo tempo recordar-me das aulas, dos testes. Dei uma vista de olhos nos exames dos outros anos, não cheguei a resolver nenhum, mas pode ajudar resolveres alguns para treino, se achares necessário, ou pelo menos olhares para as perguntas e para os critérios, para teres uma ideia de como funcionam os cenários de correcção.

Não toquei na composição, porque não sentia dificuldades nessa parte e por isso acho que o primeiro passo para encontrares o método mais adequado para ti é fazeres um diagnóstico ao que achas que tens mais dificuldades, onde é que costumas perder mais pontos nos testes e dares alguma atenção a essas áreas, pois é um método que considero que permite que melhores as tuas debilidades, sem negligenciares nenhuma parte do exame, mas ajuda muito teres consciência daquilo em que te sentes mais confortável ou não. Se tiveres alguma questão de alguma área em específico (interpretação, gramática ou composição), talvez consiga dar-te mais alguns conselhos específicos e sugestões do que podes tentar fazer.

Bom estudo 🤗

• Like
Reactions: Paulo Inácio
Olá. Estudar para português para mim sempre foi algo delicado ahahah. É preciso ganhares uma grande capacidade de argumentação e de interpretação para teres bons resultados. E essas capacidades só são desenvolvidas com muito trabalho. O que te aconselho é pegares nos autores que mais frequentemente aparecem em exame e analisares trechos das suas obras. Também deves melhorar a tua escrita, e mais uma vez, é feito através de treino.
Outra coisa que é útil é teres um basto vocabulário e estares a par do que acontece ao redor do mundo e conheceres diversos livros fora do contexto sala de aula para poderes reforçar os teus argumentos :)
Obrigado!
Post automatically merged:

Eu estudei para o exame revendo a gramática que dei ao longo do secundário (o meu manual tinha apêndices com a gramática toda, não precisei de comprar manual de exame) e fiz revisão dos autores e obras que vinham contemplados nas Aprendizagens Essenciais: o meu manual também vinha com um livro com quadros-resumo e fui buscar os livros do 10º, 11º e 12º e revi as sínteses que lá existiam no final de cada unidade, tentando ao mesmo tempo recordar-me das aulas, dos testes. Dei uma vista de olhos nos exames dos outros anos, não cheguei a resolver nenhum, mas pode ajudar resolveres alguns para treino, se achares necessário, ou pelo menos olhares para as perguntas e para os critérios, para teres uma ideia de como funcionam os cenários de correcção.

Não toquei na composição, porque não sentia dificuldades nessa parte e por isso acho que o primeiro passo para encontrares o método mais adequado para ti é fazeres um diagnóstico ao que achas que tens mais dificuldades, onde é que costumas perder mais pontos nos testes e dares alguma atenção a essas áreas, pois é um método que considero que permite que melhores as tuas debilidades, sem negligenciares nenhuma parte do exame, mas ajuda muito teres consciência daquilo em que te sentes mais confortável ou não. Se tiveres alguma questão de alguma área em específico (interpretação, gramática ou composição), talvez consiga dar-te mais alguns conselhos específicos e sugestões do que podes tentar fazer.

Bom estudo 🤗
Obrigado, gramática e escrita sempre fui bom mas interpretação não muito. Agora estou numa explicadora e a situação está muito melhor xD

Bem, eu finalmente decidi que vou fazer o exame de português, e digamos que eu não sou muito boa na educação literária.. vocês tem algumas dicas pra dar? ou que obras que vocês acham devem sair este ano?
Já agora que gramatica é mais importante saber? eu ate me safo nessa parte nos testes, pois sei oque tenho que estudar, mas agora não faço a mínima que gramatica focar.

Boa noite,

Estou a acabar uma licenciatura mas terei que fazer exames nacionais para ir tirar outra de seguida. Como consequência, não tenho aulas de português desde o meu secundário, pelo que não sei o programa para o exame deste ano. Alguém me sabe dizer quais as obras trabalhadas no programa deste ano que poderão sair no exame de pt?
Agradeço imenso!!

Olá! Alguém tem ideias de como estudar para o exame de português ? "Só" fiz uns 5 exames (não consegui responder a todas as perguntas) mas ainda não comecei a estudar à séria. Sei que é um bocado em cima do tempo, tendo em conta que o exame é daqui a cerca de um mês ... obrigada :))

Boa tarde! Alguém me sabe dizer se em ''Cesário Verde'' é necessário saber as características do Modernismo vs Impressionismo vs Surrealismo? Ou é suficiente saber ''O sentimento dum ocidental'' e as características da sua poesia? Obrigada desde já. :)

Boa noite! Eu não sei ao certo, porém, como o Modernismo, o Impressionismo e o Surrealismo são correntes que se observam em outros poetas, acho que podias saber, pelo menos, umas 3 ou 4 características de todas elas. Pelo menos, é isso que eu estou a fazer, visto que também vou realizar o Exame de Português, este ano. :)

Bom dia, alguém sabe se o exame de português é obrigatório ou basta fazer exame às disciplinas de ingresso?
Boa tarde. Penso que já estejas informado que os exames voltam a ser opcionais este ano!

Olá! Alguém tem ideias de como estudar para o exame de português ? "Só" fiz uns 5 exames (não consegui responder a todas as perguntas) mas ainda não comecei a estudar à séria. Sei que é um bocado em cima do tempo, tendo em conta que o exame é daqui a cerca de um mês ... obrigada :))
Olá :)
Primeiro começa por pesquisares as aprendizagens essencias para o exame.
Os conteúdos de cada ano, escreve num papelinho assim ficas com uma melhor noção do que tens para estudar.
Começa a estudar pelo 10ºano e dá uma revisão e lê resumos em relação a x matéria e quando chegar a altura das duas obras, penso que só tenhas dado uma então o melhor que tens a fazer no caso de Gil Vicente é estudar as características dos seus textos porque o exame, se, de facto, sair, vai ser mais à base de interpretação do poeta/escritor.
Faz o seguinte para os anos seguintes e quando já tenhas feito a revisão mete um certinho em frente à materia no papelinho anteriormente mencionado.

Bom estudo!! ( é como eu estou a estudar porque também vou fazer exame e só comecei a estudar seriamente hoje, deseja me sorte :) )

Última edição:
  • Like
Reactions: Paulo Inácio
Boa tarde. Penso que já estejas informado que os exames voltam a ser opcionais este ano!

Olá :)
Primeiro começa por pesquisares as aprendizagens essencias para o exame.
Os conteúdos de cada ano, escreve num papelinho assim ficas com uma melhor noção do que tens para estudar.
Começa a estudar pelo 10ºano e dá uma revisão e lê resumos em relação a x matéria e quando chegar a altura das duas obras, penso que só tenhas dado uma então o melhor que tens a fazer no caso de Gil Vicente é estudar as características dos seus textos porque o exame, se, de facto, sair, vai ser mais à base de interpretação do poeta/escritor.
Faz o seguinte para os anos seguintes e quando já tenhas feito a revisão mete um certinho em frente à materia no papelinho anteriormente mencionado.

Bom estudo!! ( é como eu estou a estudar porque também vou fazer exame e só comecei a estudar seriamente hoje, deseja me sorte :) )
Olá!! Só vi a tua resposta agora!! Obrigada!! Eu tive a seguir a ordem do livro de preparação para o exame e fui sublinhando o que achei mais importante. Os exercícios que estão no final de cada matéria, fiz por alto porque senão ia perder muito tempo. Devo agora ver interpretações de textos (talvez faça tópicos de respostas) e fazer exercícios de gramática :((. Boa sorte, vai correr bem!!

Última edição:
Olá! Como estão a estudar para a parte C do exame (o texto expositivo que costuma sair sobre uma matéria)? Sinto me um pouco perdida!! Muito obrigada!!