Exame Nacional de Português 639 2021

Informações sobre este exame nacional:
  • Informação-Prova 2021: aqui + adenda de 1 de junho.
  • Material: caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta. Não é permitida a consulta de dicionário nem o uso de corretor. Não te esqueças de levar o cartão de cidadão e máscara. 😷
  • Duração: 120 minutos + 30 minutos tolerância.
  • Apontamentos: aqui.
Distribuição das cotações entre as perguntas obrigatórias e as perguntas opcionais:

1624934555567.png

1ª fase 2021:
2ª fase 2021:

1ª fase 2020:
2ª fase 2020:
1ª fase 2019:
2ª fase 2019:
  • Enunciado: Versão 1 e Versão 2.
  • Critérios de Classificação: aqui.
1ª fase 2018:
2ª fase 2018:
1ª fase 2017:
2ª fase 2017:
1ª fase 2016:
2ª fase 2016:
Outros exames entre 1997 e 2015.

Coisas a não esquecer:

1) Indica de forma legível a versão da prova!
2) Para cada resposta, identifica o grupo e o item.
3) Apresenta apenas uma resposta para cada item. Se existirem 2 respostas apenas a primeira é considerada.
4) Se tiveres dúvidas sobre as cotações dos itens, elas encontram-se no final do enunciado da prova.

Informação escrita e atualizada a 29 de junho de 2021.

Última edição:
Olá! Como estão a estudar para a parte C do exame (o texto expositivo que costuma sair sobre uma matéria)? Sinto me um pouco perdida!! Muito obrigada!!
Eu tenho revisto os temas relevantes sobre as obras que possam sair e treinei fazendo os exames dos últimos anos. Agora, não sei se sairá matéria de 11 ou 12º ano dado que com as quarentenas eles podem pensar que não ficou tão bem dada. Já vi por aqui um pdf que tinha as matérias dos trÊs anos bem resumida. Se quiseres, mando-te

Eu tenho revisto os temas relevantes sobre as obras que possam sair e treinei fazendo os exames dos últimos anos. Agora, não sei se sairá matéria de 11 ou 12º ano dado que com as quarentenas eles podem pensar que não ficou tão bem dada. Já vi por aqui um pdf que tinha as matérias dos trÊs anos bem resumida. Se quiseres, mando-te
olá podes mandar? isso seria ótimo !! obrigada

Boa tarde. Estou com dificuldades no estudo para o exame nacional de português, visto que não sei quais são as obras essenciais que devemos saber perfeitamente.

Alguém me pode ajudar. Ficaria muito agradecida.

Olá malta, também vou realizar o exame de Português. Eu estive a ver no site da Inspiring Future e eles têm um artigo onde mostram que obras saíram no exame nos últimos anos e se foi na parte do texto ou na parte C. Deixo aqui o link para quem quiser consultar: | Site |

Acredito que este ano, da matéria de 10 /11 anos devem mudar as obras que costumam sair, uma vez que nos últimos anos do 10 ano saiu sempre Luís de Camões, provavelmente este ano devem optar por outro dos temas abordados. Quanto ao 11º tem saído muitas vezes o sermão o que também acho que poderá não sair.

Estou mais é curioso com o tema do texto do Grupo III, algum de vocês tem uma previsão?

Estou mais é curioso com o tema do texto do Grupo III, algum de vocês tem uma previsão?
Tendo em conta que no ano passado surpreenderam toda a gente com a Apreciação Crítica já espero de tudo.
Mas acredito que possa voltar ao texto de opinião.
Quanto a algum tema em concreto, também é sempre uma incógnita. Tanto podem colocar um tema mais subjetivo, ou algo relacionado com o quotidiano.
É esperar para ver 😇

Se puderes mandar, agradecia
Erdnaxelasilva1904@gmail.com

Olá. Conseguias enviar-me por favor? tatianaramos@live.com.pt
Muito obrigada

Olá. Vou repetir o exame de portugues e gostaria de saber se estao a estudar todas as obras, incluindo aquelas que nao estudaram em aula. Obrigada.

Boa tarde. Estou com dificuldades no estudo para o exame nacional de português, visto que não sei quais são as obras essenciais que devemos saber perfeitamente.

Alguém me pode ajudar. Ficaria muito agradecida.

É só procurares as aprendizagens essenciais dos respetivos anos (10, 11 e 12), lá tens as obras que podem/devem sair.

Que obras vocês acham maior possibilidade de sair relativo aos três anos (10/11/12)?

Será que vai sair novamente Luís de Camões e Sermão de Santo António? É que tanto um ou outro tem saído nos exames dos últimos 4 anos, então na minha perspetiva acredito que relativamente ao que sai de 10º ano / 11º ano possa mudar este ano o que acham?