Exame Nacional de Português 639 2021

Informações sobre este exame nacional:
  • Informação-Prova 2021: aqui + adenda de 1 de junho.
  • Material: caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta. Não é permitida a consulta de dicionário nem o uso de corretor. Não te esqueças de levar o cartão de cidadão e máscara. 😷
  • Duração: 120 minutos + 30 minutos tolerância.
  • Apontamentos: aqui.
Distribuição das cotações entre as perguntas obrigatórias e as perguntas opcionais:

1624934555567.png

1ª fase 2021:
2ª fase 2021:

1ª fase 2020:
2ª fase 2020:
1ª fase 2019:
2ª fase 2019:
  • Enunciado: Versão 1 e Versão 2.
  • Critérios de Classificação: aqui.
1ª fase 2018:
2ª fase 2018:
1ª fase 2017:
2ª fase 2017:
1ª fase 2016:
2ª fase 2016:
Outros exames entre 1997 e 2015.

Coisas a não esquecer:

1) Indica de forma legível a versão da prova!
2) Para cada resposta, identifica o grupo e o item.
3) Apresenta apenas uma resposta para cada item. Se existirem 2 respostas apenas a primeira é considerada.
4) Se tiveres dúvidas sobre as cotações dos itens, elas encontram-se no final do enunciado da prova.

Informação escrita e atualizada a 29 de junho de 2021.

Última edição:
Dizem que o exame costuma estar adaptado por exemplo a quem estudou o ano da morte de ricardo reis ou o convento de jose saramago.. mas como será adaptado?
Agradeço imenso a quem me souber explicar.

Última edição:
Olá! Vê o exame de 2019 1ª fase a Parte C, pois a adaptação poderá ser introduzida dessa forma. Alternativamente, podem colocar excertos de qualquer uma das obras que enunciaste (ou de outras que possam variar dependendo da instituição de ensino) e fazerem perguntas cuja resposta depende da interpretação desse mesmo excerto, ou seja, para as quais não necessitas de contexto e conheciento da obra (no exame de 2020 1ª fase creio que aconteceu isto ).

Olá! Vê o exame de 2019 1ª fase a Parte C, pois a adaptação poderá ser introduzida dessa forma. Alternativamente, podem colocar excertos de qualquer uma das obras que enunciaste (ou de outras que possam variar dependendo da instituição de ensino) e fazerem perguntas cuja resposta depende da interpretação desse mesmo excerto, ou seja, para as quais não necessitas de contexto e conheciento da obra (no exame de 2020 1ª fase creio que aconteceu isto ).
Olá, penso que também seja assim!

Olá, alguém me podia clarificar a diferença entre uma apreciação crítica e um texto de opinião ? obrigada!! (conteúdo e estrutura)

Foi criada no início do tópico uma mensagem onde encontram as informações base sobre exame nacional.

• Like
Reactions: Paulo Inácio
Boa noite, pessoal! Os critérios de correção do exame apresentam, às vezes, x tópicos. Se eu apenas fizer um ou dois dos pedidos sou penalizada, sendo que não fiz mais nenhum? Obrigada e continuação de um bom estudo!!

Boa noite, pessoal! Os critérios de correção do exame apresentam, às vezes, x tópicos. Se eu apenas fizer um ou dois dos pedidos sou penalizada, sendo que não fiz mais nenhum? Obrigada e continuação de um bom estudo!!
Nos critérios de correção o professor tem uma tabela em que diz quanto pode contar por resposta. Por exemplo se a resposta pedir-te 3 coisas e só responderes a 1 ou 2 és penalizada, mas não necessariamente em proporção. No caso do exercício 3 do grupo I do exame de 1ª fase de 2020 se acertares nas 3 tens 13 pontos, se acertares a 2 tens 8 e se só acertares 1 tens 4. Este é um exemplo de escolha múltipla, nas respostas em que tens de elaborar uma resposta, há duas tabelas, uma para o conteúdo e outra para o modo como escreves.
Espero ter ajudado, não tenho a certeza se era isto que querias saber

• Love
Reactions: CarlaSR
Que obras vocês acham maior possibilidade de sair relativo aos três anos (10/11/12)?

Será que vai sair novamente Luís de Camões e Sermão de Santo António? É que tanto um ou outro tem saído nos exames dos últimos 4 anos, então na minha perspetiva acredito que relativamente ao que sai de 10º ano / 11º ano possa mudar este ano o que acham?

Eu estou super perdida... tenho visto um pouco de tudo (e de nada) , estou muito focada na Cronica de D João I, (acham que não sai?) ate imaginei a cronica na parte C tipo falar do povo como personagem principal lol e no Fernando Pessoa, tenho lutado com as funçoes sintaticas e com as orações... estou afastada dos estudos desde 2007 e não esta fácil

• Like
Reactions: ptteacher
Maltinha urgente: se tiver de fazer um texto de opinião/apreciação crítica, que parecem ser as únicas coisas que saem, tenho de dar título ao texto no grupo III?

Daqui a um bocadinho menos de 1h vão estar a resolver o exame 🥳

200.gif

Depois partilhem o que acharam do exame 🥴

Esperando que alguém diga como correu o exame like:

giphy.gif

Correu medianamente bem, vamos ver os critérios de correção quando saírem 😅
Já agora, aonde os posso consultar? IAVE?

Gramática toda certa, 4/5 nas opcionais, Caeiro achei facil, cronica safei +/-, o pior foi amor de predição e viagens da minha terra, juntamente com as vírgulas e os acentos😂. A composição talvez tenho fugido um pouco ao tema.
Achei acessível de uma maneira geral...🙏🙏

• Like
Reactions: iamsuzym