Exame Nacional de Português 639 2021

Informações sobre este exame nacional:
  • Informação-Prova 2021: aqui + adenda de 1 de junho.
  • Material: caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta. Não é permitida a consulta de dicionário nem o uso de corretor. Não te esqueças de levar o cartão de cidadão e máscara. 😷
  • Duração: 120 minutos + 30 minutos tolerância.
  • Apontamentos: aqui.
Distribuição das cotações entre as perguntas obrigatórias e as perguntas opcionais:

1624934555567.png

1ª fase 2021:
2ª fase 2021:

1ª fase 2020:
2ª fase 2020:
1ª fase 2019:
2ª fase 2019:
  • Enunciado: Versão 1 e Versão 2.
  • Critérios de Classificação: aqui.
1ª fase 2018:
2ª fase 2018:
1ª fase 2017:
2ª fase 2017:
1ª fase 2016:
2ª fase 2016:
Outros exames entre 1997 e 2015.

Coisas a não esquecer:

1) Indica de forma legível a versão da prova!
2) Para cada resposta, identifica o grupo e o item.
3) Apresenta apenas uma resposta para cada item. Se existirem 2 respostas apenas a primeira é considerada.
4) Se tiveres dúvidas sobre as cotações dos itens, elas encontram-se no final do enunciado da prova.

Informação escrita e atualizada a 29 de junho de 2021.

Última edição:
Eu só estou a rezar pra ter acertado pelo menos 3 das opcionais e ter errado 1 obrigatória. Já fazia o meu dia ahah
Se acertar 1/2 das opcionais, conta na mesma?
Post automatically merged:

Iave mesmo a gozar conosco. Não é por nada mas tenho mais coisas para fazer 😂
Eu nem consigo seguir a minha vida em paz, até ver os critérios fds ahahah

Iave mesmo a gozar conosco. Não é por nada mas tenho mais coisas para fazer 😂
certo! estou a tentar estudar para o exame d matemática mas não paro de pensar no de pt

Eu só estou a rezar pra ter acertado pelo menos 3 das opcionais e ter errado 1 obrigatória. Já fazia o meu dia ahah

de certeza já errei uma escolha multiplica das obrigatória e esta porcaria vale 1.3 valores. vá se lá saber

certo! estou a tentar estudar para o exame d matemática mas não paro de pensar no de pt

de certeza já errei uma escolha multiplica das obrigatória e esta porcaria vale 1.3 valores. vá se lá saber
Se acertarmos 1/2 das opcionais, conta na mesma certo?

conta as que tiveres melhor cotação das 5 opcionais, como é só escolha multipla se acertares apenas duas tens 26 pontos de 39 por exemplo

• Like
Reactions: gabrielacfreitas
eu tenho que estudar filosofia e história e não me consigo concentrar por causa dos critérios aaaaaaaaa.
o iave deve ter entrado em burnout, tal como 97% dos alunos do secundário

eu tenho que estudar filosofia e história e não me consigo concentrar por causa dos critérios aaaaaaaaa.
o iave deve ter entrado em burnout, tal como 97% dos alunos do secundário
Same, vocês não estão com medo que as médias ainda subam mais este ano? É que o ano passado já foi uma inflação do caraças. Estou a repetir os exames porque preciso de 6 centésimas AAAAAA

Same, vocês não estão com medo que as médias ainda subam mais este ano? É que o ano passado já foi uma inflação do caraças. Estou a repetir os exames porque preciso de 6 centésimas AAAAAA
não deve subir se usares as provas de 12 deste ano
imagina pt antes eram 5 obrigatorias so escolhas multiplas e o texto este ano é o contrario

• Like
Penso que não vão subir mais, por causa que este ano são mais perguntas obrigatórias nos exames e menos opcionais.
Mas temos de ter em conta também que quem fez exames de 11º o ano passado vai candidatar-se este ano.
Por isso, diria que tanto pode tender para um lado, como para outro, mas estou mais inclinado para a 1ª opção.

• Like