Exame Nacional de Português 639 2022

Informações sobre este exame nacional:

Distribuição das cotações entre as perguntas obrigatórias e as perguntas opcionais:

examePT.jpg

Coisas a não esquecer:

1) Indica de forma legível a versão da prova!
2) Para cada resposta, identifica o grupo e o item.
3) Apresenta apenas uma resposta para cada item. Se existirem 2 respostas apenas a primeira é considerada.
4) Se tiveres dúvidas sobre as cotações dos itens, elas encontram-se no final do enunciado da prova.

Exames de anos anteriores (com o sistema de perguntas obrigatórias + opcionais):

EnunciadoCritérios de Classificação
1ª Fase 2021Versão 1 e Versão 2Aqui
2ª Fase 2021Versão 1 e Versão 2Aqui
1ª Fase 2020Versão 1 e Versão 2Aqui
2ª Fase 2020Versão 1 e Versão 2Aqui

Outros exames entre 1997 e 2019. Tem em conta que nestes exames todas as perguntas eram obrigatórias.

O que estudar e temas mais frequentes nos Exames dos últimos anos:​

Como deves saber, os Exames Nacionais avaliam o que está previsto nas Aprendizagens Essenciais de cada disciplina, que é uma parte mais reduzida do programa. Podes consultar aqui as Aprendizagens Essenciais de cada ano:
Consultando estes documentos, e os exames dos últimos anos, é possível perceber que há uma tendência por serem abordados mais alguns temas que outros. Isto não implica que deixes de estudar o resto, algo que não deves fazer. Fica só para te dar uma ideia dos conteúdos mais avaliados (vê em detalhe no ponto seguinte):
  • 10º ano - Luís de Camões, Rimas ou Os Lusíadas (praticamente só tem saído isto nos últimos 6 anos).
  • 11º ano - Padre António Vieira, “Sermão de Santo António. Pregado na cidade de S. Luís do Maranhão, ano de 1654” (é o que saiu mais vezes, mas há maior dispersão por outros conteúdos).
  • 12º ano - Obras de Fernando Pessoa - Poesia dos Heterónimos (saiu em metade dos exames) e Poemas de Poetas Portugueses Contemporâneos (é o segundo ponto mais abordado, num terço dos exames).
  • Género do Grupo III - Texto/ artigo de opinião (é o que tem sido pedido em todos os exames dos últimos 6 anos, exceto no da 2ª fase do ano passado, em que saiu uma Aprecicação crítica).

Lista Completa de Obras e Textos previstos nas Aprendizagens Essenciais:​

10º Ano​

• Poesia trovadoresca (cantigas de amigo, cantigas de amor e cantigas de escárnio e maldizer) - não saiu em nenhum exame dos últimos 6 anos.
  • Fernão Lopes - Crónica de D. João I (excertos da 1.ª parte: capítulo 11 e capítulo 115 ou 148) - saiu na 1ª fase de 2021
  • Gil Vicente - Farsa de Inês Pereira (leitura integral) OU Auto da Feira (leitura integral) - não saiu em nenhum exame dos últimos 6 anos.
  • Luís de Camões - Rimas (quatro redondilhas e oito sonetos) - avaliado na 1ª fase de 2016, 2ª fase de 2020 e 2ª fase de 2022.
  • Luís de Camões - Os Lusíadas (reflexões do Poeta – três de entre as seguintes: canto I, ests. 105 e 106; canto V, ests. 92 a 100; canto VII, ests. 78 a 87; canto VIII, ests. 96 a 99; canto IX, ests. 88 a 95; canto X, ests. 145 a 156) - avaliado na 2ª fase de 2017, 1ª fase de 2018 e 2ª fase de 2019.

11º Ano​

• Padre António Vieira - “Sermão de Santo António. Pregado na cidade de S. Luís do Maranhão, ano de 1654” (leitura integral dos capítulos I e V e de excertos dos restantes capítulos) - avaliado na 2ª fase de 2017, 2ª fase de 2018, 1ª fase de 2019 e 1ª fase de 2020.
  • Almeida Garrett - Frei Luís de Sousa (leitura integral) - avaliado na 1ª fase de 2018 e 2ª fase de 2019.
  • Almeida Garrett - Viagens na Minha Terra [escolher cinco de entre os capítulos seguintes: I, V, VIII, X, XIII, XX, XLIV, XLIX] OU Alexandre Herculano - “A Abóbada” (leitura integral) OU Camilo Castelo Branco - Amor de Perdição [escolher cinco de entre as secções seguintes: introdução, capítulos I, IV, X e XIX, conclusão] - avaliado na 1ª fase de 2021.
  • Eça de Queirós - Os Maias (leitura integral) OU A Ilustre Casa de Ramires (leitura integral) - avaliado na 1ª fase de 2020.
  • Antero de Quental - Sonetos Completos (dois poemas) - não saiu em nenhum exame dos últimos 6 anos.
  • Cesário Verde - Cânticos do Realismo (O Livro de Cesário Verde) (leitura integral de “O Sentimento dum Ocidental”) - avaliado na 2ª fase de 2018 e 2ª fase de 2021.

12º Ano​

• Obras de Fernando Pessoa - Poesia do ortónimo (6 poemas) - avaliado na 1ª fase de 2019.
  • Obras de Fernando Pessoa - Poesia dos heterónimos (2 poemas de Alberto Caeiro, 3 poemas de Ricardo Reis e 3 poemas de Álvaro de Campos) - avaliado na 2ª fase de 2016, 1ª fase de 2017, 2ª fase de 2018, 1ª fase de 2020, 2ª fase de 2020 e 1ª fase de 2021.
  • Obras de Fernando Pessoa - Mensagem (6 poemas) - avaliado na 1ª fase de 2018.
  • Conto, escolher um entre: “Sempre é uma companhia”, de Manuel da Fonseca; “George”, de Maria Judite de Carvalho; “Famílias desavindas”, de Mário de Carvalho - avaliado na 2ª fase de 2021.
  • Poemas de Poetas Portugueses Contemporâneos (3 autores e 2 poemas de cada um desses autores) entre Miguel Torga, Jorge de Sena, Eugénio de Andrade, Alexandre O’Neill, António Ramos Rosa, Herberto Helder, Ruy Belo, Manuel Alegre, Luiza Neto Jorge, Vasco Graça Moura, Nuno Júdice e Ana Luísa Amaral - avaliado na 1ª fase de 2017, 2ª fase de 2019 e 2ª fase de 2020.
  • Romance de José Saramago - Memorial do Convento OU O Ano da Morte de Ricardo Reis - avaliado na 1ª fase de 2019 e 2ª fase de 2020.

Última edição:
Olá :)
Será que me conseguem tirar um dúvida?
Estou a estudar para o exame de português e estou na dúvida se vale a pena rever as obras que saíram no exame nacional do ano passado. Acham que é necessário?
Para além disso estou também com um bocado de medo da parte C. O que é que é realmente preciso saber para conseguir fazê-la?

Obrigada

Creio que o mais essencial para fazer um bom texto C é ter um conhecimento bom das obras que lá podem sair. Por exemplo, a parte C da primeira fase do exame de 2021 era bastante acessível, bastava saber mesmo o básico da obra.

Bom dia. Tenho o livro de preparação para exame de português da porto editora de 2021 em pdf e ainda outro livro de resumos em cópia física. No entanto, nenhum deles tem resumos de "Viagens na Minha Terra" de Almeida Garrett, que foi a obra dada na minha escola. Alguém me consegue disponibilizar resumos ou apontamentos? Ficaria muito agradeido!

Alguém me consegue explicar a diferença entre análise crítica e texto de opinião?
Boa tarde Diogo!
Então na apreciação crítica o autor concilia informação objetiva com a sua perceção sobre o objeto tratado. Assim sendo, neste género de texto estão presentes as seguintes marcas específicas: uma descrição sucinta do assunto/objeto escolhido e, posteriormente, um comentário crítico sobre o mesmo.

Por outro lado, no texto de opinião quem o escreve escolhe um ângulo de visão passando a revelar sua interpretação do mesmo. Neste estão presentes os seguintes pontos particulares: explicitação do ponto de vista adotado, a clareza e a pertinência dessa visão, acrescentando os argumentos e os respetivos exemplos que a sustentam. É também uma marca especifica o uso da primeira pessoa que realça a elevada subjetividade deste género de texto e ainda o discurso valorativo, tendo uma forte presença da adjetivação (apreciativa ou depreciativa, claro).

Se ainda tiveres dúvidas, podes enviar mensagem!

Olá :)
Será que me conseguem tirar um dúvida?
Estou a estudar para o exame de português e estou na dúvida se vale a pena rever as obras que saíram no exame nacional do ano passado. Acham que é necessário?
Para além disso estou também com um bocado de medo da parte C. O que é que é realmente preciso saber para conseguir fazê-la?

Obrigada
Olá.

Fiz o exame nacional ano passado, a parte C requeria o conhecimento base da obra e, de resto, dependia da tua capacidade de argumentação. Pensa na parte C como se fosse uma pergunta da parte A ou B, mas, simplesmente sem o apoio textual, ou seja, requer pelo menos o conhecimento básico de todas as obras, visto que estão todas no leque de obras possíveis da parte C.

Quanto à revisão das obras abordadas pelos exames de ano passado, vale sempre a pena. Lá por sair Caeiro no ano passado não implica que este ano não possa sair, aliás, até pode sair na parte C.

Espero que consigas conciliar bem o estudo, e o melhor sucesso para ti no exame!

Quando redigirmos as respostas no exame de português, é necessário que estas tenham parágrafos, como se fossem um texto? Por exemplo, introdução (primeiro parágrafo), desenvolvimento (segundo parágrafo) e conclusão (terceiro parágrafo).

Olá, vou fazer na sexta-feira o exame de português e adoraria saber dicas para escrever um bom texto no grupo III. Obrigada!!!!

Bom dia. Tenho o livro de preparação para exame de português da porto editora de 2021 em pdf e ainda outro livro de resumos em cópia física. No entanto, nenhum deles tem resumos de "Viagens na Minha Terra" de Almeida Garrett, que foi a obra dada na minha escola. Alguém me consegue disponibilizar resumos ou apontamentos? Ficaria muito agradeido!
já tens?

Quando redigirmos as respostas no exame de português, é necessário que estas tenham parágrafos, como se fossem um texto? Por exemplo, introdução (primeiro parágrafo), desenvolvimento (segundo parágrafo) e conclusão (terceiro parágrafo).
Respostas longas implicam isso.
Exemplo: Pergunta sobre Caeiro e emoções num excerto.
1 - Introdução sobre Caeiro com citação
2 - Desenvolvimento com uso dos conetores sobre que emoções e a relação global com Caeiro
3 - Conclusão da resposta, geralmente com alusão às inferências anteriores.
Post automatically merged:

Olá, vou fazer na sexta-feira o exame de português e adoraria saber dicas para escrever um bom texto no grupo III. Obrigada!!!!
Tenta organizar a resposta por tópicos no rascunho. Depois, estrutura na melhor ordem possível.
Exemplo: Pergunta sobre obra Saramaguiana - Introduzir Saramago -> Falar da visão geral nas obras -> Excertos ou citações -> Elaboração sobre as temáticas das obras -> Conclusão geral.
Com a estrutura geral da resposta, tenta esboçar o texto com uso variado de conetores. Exemplo: Por conseguinte -> Consequentemente -> Portanto -> No entanto -> Em contraposição -> ...
Ter em atenção o posicionamento das vírgulas. Fazer parágrafos nas partes centrais da resposta. (Quando se muda de perspetiva ou ponto de discussão).
Respeitar as regras de citação caso se justifique citar algo.

Última edição:
peço desculpa mas eu tenho uma duvida, eu vou exame para conseguir concluir o ano e so preciso dessa disciplina mas caso não conseguir na 1ºfase e 2º tenho que repetir o 12º ou no próximo ano posso ir ao exame?

Última edição:
andam a dizer que possa sair e eu não gosto nada de memorial.
Geralmente quando são anos comemorativos, sai o autor em questão. Sei que Saramago é indigesto para muitos... Tentem no mínimo saber os pontos centrais da obra - nem que seja por recurso a resumos -.

Olá.

Fiz o exame nacional ano passado, a parte C requeria o conhecimento base da obra e, de resto, dependia da tua capacidade de argumentação. Pensa na parte C como se fosse uma pergunta da parte A ou B, mas, simplesmente sem o apoio textual, ou seja, requer pelo menos o conhecimento básico de todas as obras, visto que estão todas no leque de obras possíveis da parte C.

Quanto à revisão das obras abordadas pelos exames de ano passado, vale sempre a pena. Lá por sair Caeiro no ano passado não implica que este ano não possa sair, aliás, até pode sair na parte C.

Espero que consigas conciliar bem o estudo, e o melhor sucesso para ti no exame!
Muito obrigada pela ajuda :)

Honestamente same, e se calhar não devia dizer isto num fórum de estudos, mas a motivação para ler a obra não existiu, vi a peça e e foi o suficiente, pelo menos até agora
Aqui se vê como a literatura é tão subjetiva. O Memorial do Convento foi provavelmente a minha obra favorita destes 3 anos, enquanto que detestei Os Maias e o Amor de Perdição.