Exame Nacional de Português 639 2022

Informações sobre este exame nacional:

Distribuição das cotações entre as perguntas obrigatórias e as perguntas opcionais:

examePT.jpg

Coisas a não esquecer:

1) Indica de forma legível a versão da prova!
2) Para cada resposta, identifica o grupo e o item.
3) Apresenta apenas uma resposta para cada item. Se existirem 2 respostas apenas a primeira é considerada.
4) Se tiveres dúvidas sobre as cotações dos itens, elas encontram-se no final do enunciado da prova.

Exames de anos anteriores (com o sistema de perguntas obrigatórias + opcionais):

EnunciadoCritérios de Classificação
1ª Fase 2021Versão 1 e Versão 2Aqui
2ª Fase 2021Versão 1 e Versão 2Aqui
1ª Fase 2020Versão 1 e Versão 2Aqui
2ª Fase 2020Versão 1 e Versão 2Aqui

Outros exames entre 1997 e 2019. Tem em conta que nestes exames todas as perguntas eram obrigatórias.

O que estudar e temas mais frequentes nos Exames dos últimos anos:​

Como deves saber, os Exames Nacionais avaliam o que está previsto nas Aprendizagens Essenciais de cada disciplina, que é uma parte mais reduzida do programa. Podes consultar aqui as Aprendizagens Essenciais de cada ano:
Consultando estes documentos, e os exames dos últimos anos, é possível perceber que há uma tendência por serem abordados mais alguns temas que outros. Isto não implica que deixes de estudar o resto, algo que não deves fazer. Fica só para te dar uma ideia dos conteúdos mais avaliados (vê em detalhe no ponto seguinte):
  • 10º ano - Luís de Camões, Rimas ou Os Lusíadas (praticamente só tem saído isto nos últimos 6 anos).
  • 11º ano - Padre António Vieira, “Sermão de Santo António. Pregado na cidade de S. Luís do Maranhão, ano de 1654” (é o que saiu mais vezes, mas há maior dispersão por outros conteúdos).
  • 12º ano - Obras de Fernando Pessoa - Poesia dos Heterónimos (saiu em metade dos exames) e Poemas de Poetas Portugueses Contemporâneos (é o segundo ponto mais abordado, num terço dos exames).
  • Género do Grupo III - Texto/ artigo de opinião (é o que tem sido pedido em todos os exames dos últimos 6 anos, exceto no da 2ª fase do ano passado, em que saiu uma Aprecicação crítica).

Lista Completa de Obras e Textos previstos nas Aprendizagens Essenciais:​

10º Ano​

• Poesia trovadoresca (cantigas de amigo, cantigas de amor e cantigas de escárnio e maldizer) - não saiu em nenhum exame dos últimos 6 anos.
  • Fernão Lopes - Crónica de D. João I (excertos da 1.ª parte: capítulo 11 e capítulo 115 ou 148) - saiu na 1ª fase de 2021
  • Gil Vicente - Farsa de Inês Pereira (leitura integral) OU Auto da Feira (leitura integral) - não saiu em nenhum exame dos últimos 6 anos.
  • Luís de Camões - Rimas (quatro redondilhas e oito sonetos) - avaliado na 1ª fase de 2016, 2ª fase de 2020 e 2ª fase de 2022.
  • Luís de Camões - Os Lusíadas (reflexões do Poeta – três de entre as seguintes: canto I, ests. 105 e 106; canto V, ests. 92 a 100; canto VII, ests. 78 a 87; canto VIII, ests. 96 a 99; canto IX, ests. 88 a 95; canto X, ests. 145 a 156) - avaliado na 2ª fase de 2017, 1ª fase de 2018 e 2ª fase de 2019.

11º Ano​

• Padre António Vieira - “Sermão de Santo António. Pregado na cidade de S. Luís do Maranhão, ano de 1654” (leitura integral dos capítulos I e V e de excertos dos restantes capítulos) - avaliado na 2ª fase de 2017, 2ª fase de 2018, 1ª fase de 2019 e 1ª fase de 2020.
  • Almeida Garrett - Frei Luís de Sousa (leitura integral) - avaliado na 1ª fase de 2018 e 2ª fase de 2019.
  • Almeida Garrett - Viagens na Minha Terra [escolher cinco de entre os capítulos seguintes: I, V, VIII, X, XIII, XX, XLIV, XLIX] OU Alexandre Herculano - “A Abóbada” (leitura integral) OU Camilo Castelo Branco - Amor de Perdição [escolher cinco de entre as secções seguintes: introdução, capítulos I, IV, X e XIX, conclusão] - avaliado na 1ª fase de 2021.
  • Eça de Queirós - Os Maias (leitura integral) OU A Ilustre Casa de Ramires (leitura integral) - avaliado na 1ª fase de 2020.
  • Antero de Quental - Sonetos Completos (dois poemas) - não saiu em nenhum exame dos últimos 6 anos.
  • Cesário Verde - Cânticos do Realismo (O Livro de Cesário Verde) (leitura integral de “O Sentimento dum Ocidental”) - avaliado na 2ª fase de 2018 e 2ª fase de 2021.

12º Ano​

• Obras de Fernando Pessoa - Poesia do ortónimo (6 poemas) - avaliado na 1ª fase de 2019.
  • Obras de Fernando Pessoa - Poesia dos heterónimos (2 poemas de Alberto Caeiro, 3 poemas de Ricardo Reis e 3 poemas de Álvaro de Campos) - avaliado na 2ª fase de 2016, 1ª fase de 2017, 2ª fase de 2018, 1ª fase de 2020, 2ª fase de 2020 e 1ª fase de 2021.
  • Obras de Fernando Pessoa - Mensagem (6 poemas) - avaliado na 1ª fase de 2018.
  • Conto, escolher um entre: “Sempre é uma companhia”, de Manuel da Fonseca; “George”, de Maria Judite de Carvalho; “Famílias desavindas”, de Mário de Carvalho - avaliado na 2ª fase de 2021.
  • Poemas de Poetas Portugueses Contemporâneos (3 autores e 2 poemas de cada um desses autores) entre Miguel Torga, Jorge de Sena, Eugénio de Andrade, Alexandre O’Neill, António Ramos Rosa, Herberto Helder, Ruy Belo, Manuel Alegre, Luiza Neto Jorge, Vasco Graça Moura, Nuno Júdice e Ana Luísa Amaral - avaliado na 1ª fase de 2017, 2ª fase de 2019 e 2ª fase de 2020.
  • Romance de José Saramago - Memorial do Convento OU O Ano da Morte de Ricardo Reis - avaliado na 1ª fase de 2019 e 2ª fase de 2020.

Última edição:
Aqui se vê como a literatura é tão subjetiva. O Memorial do Convento foi provavelmente a minha obra favorita destes 3 anos, enquanto que detestei Os Maias e o Amor de Perdição.
Same, da obra de Saramago prefiro O Memorial do Convento do que O Ano da Morte de Ricardo Reis

Same, da obra de Saramago prefiro O Memorial do Convento do que O Ano da Morte de Ricardo Reis
E eu que prefiro qualquer dois outros 12 romances dele (exceptuando desta lista os 2º primeiros e últimos publicados, por não terem a sua escrita de fluxo de consciência e não serem integralmente dele respetivamente). Gosto assim de Saramago porque comecei a lê-lo muito antes de dele se falar no 12⁰, ou seja, penso que haja correlação entre o não gostar de Saramago e as obras lecionadas para exame de português.

Uma pergunta talvez idiota.
Nas escolhas multiplas eu não separei as perguntas por pagrafo
Pus, por exemplo assim:
1) A 2) A 3) A
Ou seja sem parágrafo, mas dá para perceber. Não tem problema pois não? Nunca diz o exame então não sei

Uma pergunta talvez idiota.
Nas escolhas multiplas eu não separei as perguntas por pagrafo
Pus, por exemplo assim:
1) A 2) A 3) A
Ou seja sem parágrafo, mas dá para perceber. Não tem problema pois não? Nunca diz o exame então não sei
Normalmente eles dizem para por por parágrafos, pois durante a correção eles riscam esses espaços.
Por exemplo:
1) A _____________
2) B _____________
Houve um colega na minha sala que fez o mesmo e a professora viu e disse para ele separar por parágrafos.
Mas tbm n te posso dizer se isso vai afetar o exame ou não, até pq penso que eles nem especificam isso em lado nenhum.

Normalmente eles dizem para por por parágrafos, pois durante a correção eles riscam esses espaços.
Por exemplo:
1) A _____________
2) B _____________
Houve um colega na minha sala que fez o mesmo e a professora viu e disse para ele separar por parágrafos.
Mas tbm n te posso dizer se isso vai afetar o exame ou não, até pq penso que eles nem especificam isso em lado nenhum.
Se por acaso me cortarem e derem tudo 0 nessa parte vou ficar mesmo mal, pois foi o que mais tive pontos com certeza. 😓