Exame Nacional de Português/História/Inglês (2024)

Mikke_and_i

Membro
Matrícula
3 Setembro 2022
Curso
Sociologia (PL)
Instituição
ISCTE
Olá a todos!

Estou a criar este tópico para todos que, assim como eu, tenham dúvidas acerca do que poderá sair no exame de Português/História/Inglês.

O que é que acham que vai sair este ano nos exames? Quais são as vossas apostas? Acham que vai ser acessível ou difícil?

Sou aluno de Línguas e Humanidades, estou a frequentar o 12°ano e muito em breve irei concluir o ensino secundário. Irei, também, realizar esses três mesmos exames! O de Inglês estou a repeti-lo, pois acho que consigo obter um resultado superior aquele que obtive.

Enfim, se tiverem dicas/dúvidas não hesitem em dizê-las!

Olá!!

Identifiquei-me muito com a tua postagem. Também sou aluna de LH e sou do décimo segundo ano. Vou fazer os exames de inglês (pela segunda vez) e português assim como tu. Tenho falado muito acerca do que vai sair no exame de português com a minha professora. E em princípio temos expectativas a nível de Camões uma vez que este ano comemoramos os 500 anos do mesmo. Provavelmente sairá reflexões do poeta. 🥲 De resto, não faço a mínima...os exames de inglês são sempre muito de interpretação e nunca temos nada por onde nos agarrar.
Quais são as tuas expectativas? Como tens organizado o teu estudo? (não sei mesmo por onde começar...)

Olá!!

Identifiquei-me muito com a tua postagem. Também sou aluna de LH e sou do décimo segundo ano. Vou fazer os exames de inglês (pela segunda vez) e português assim como tu. Tenho falado muito acerca do que vai sair no exame de português com a minha professora. E em princípio temos expectativas a nível de Camões uma vez que este ano comemoramos os 500 anos do mesmo. Provavelmente sairá reflexões do poeta. 🥲 De resto, não faço a mínima...os exames de inglês são sempre muito de interpretação e nunca temos nada por onde nos agarrar.
Quais são as tuas expectativas? Como tens organizado o teu estudo? (não sei mesmo por onde começar...)
Alô!

Sim, também acho que vai sair Camões! Tenho andado a estudar "Os Lusíadas" e espero bem que seja fácil 🫠.
Espero do fundo do meu coração que não saiam "Os Maias" não gostei nada da obra. Também não gostei muito do "Memorial do Convento" mas acho que esse vai sair, infelizmente.

Fernando Pessoa é complicado e Poesia Travadoresca... nem sei o que sentir lmao.

Eu estou a estudar as coisas por ordem, estou agora estudar "Os Lusíadas" (10°ano) e depois irei estudar o "Sermão de Santo António aos Peixes" (11°ano) e por aí fora. Vou aprofundar mais naqueles que costumam sair no exame e depois estudo os outros. No fim, vou fazer o máximo de exames possíveis.

Para além disto, ainda tenho que estudar para História 🥲.

Fiz o exame de Inglês no ano passado e a nota ficou muito aquém das minhas expetativas, por isso vou repetir este ano (até porque pode ser bastante útil para entrar na uni).

E tu? Como tens organizado o teu estudo? Como é que te correu o exame de Inglês ano passado?

Última edição:
Olá!!
Sou também aluna do 12 em LH e no ano passado fiz exame de inglês, que até correu bem ( tive 175) e este ano vou fazer português e história, pois inglês não me serve de nada para a zona onde quero ficar.

Acho que a português o mais provável será Lusíadas ( pelos 500 anos de Camões, como a catarina_studies disse), A mensagem, Poetas contemporâneos ( algo relacionado com o 25 de abril, já que comemoramos os 50 anos de revolução) e na parte do 11 talvez sermão ou frei Luís de Sousa
Também espero que não saia nada de Os Maias pois detestei a obra !

Quanto a história estou completamente às escuras, tanto podem focar muito no 25 de abril e no processo pós revolucionário ou outra coisa qualquer na verdade ahahah
Porque é que achas que vai sair memorial?
Boa sorte aos 2 todos e bom estudo 😊

Olá! Sou licenciada em Comunicação Social e vou fazer exame de português e inglês como aluna externa. Também acho que pode sair Camões e talvez saia poetas contemporâneos ou Fernando Pessoa. Mas pode sair qualquer coisa dentro do que sai no exame.

Estou a estudar Fernando Pessoa ortónimo.

Boa sorte e bom estudo!

Olá!!
Sou também aluna do 12 em LH e no ano passado fiz exame de inglês, que até correu bem ( tive 175) e este ano vou fazer português e história, pois inglês não me serve de nada para a zona onde quero ficar.

Acho que a português o mais provável será Lusíadas ( pelos 500 anos de Camões, como a catarina_studies disse), A mensagem, Poetas contemporâneos ( algo relacionado com o 25 de abril, já que comemoramos os 50 anos de revolução) e na parte do 11 talvez sermão ou frei Luís de Sousa
Também espero que não saia nada de Os Maias pois detestei a obra !

Quanto a história estou completamente às escuras, tanto podem focar muito no 25 de abril e no processo pós revolucionário ou outra coisa qualquer na verdade ahahah
Porque é que achas que vai sair memorial?
Boa sorte aos 2 todos e bom estudo 😊
Olá!

Antes de mais, parabéns pela nota no exame de Inglês! É uma nota muito boa (:

Em relação ao exame de Português, concordo contigo! Acho que os Lusíadas vão sair, faz todo o sentido.
Ainda tenho que ver melhor o Fernando Pessoa e os Poetas Contemporâneos.
Acho que prefiro mil vezes que saia Frei Luís de Sousa do que o Sermão...
Estou a implorar para que não ponham Os Maias no exame, achei aquilo uma seca tremenda.

Tenho o "feeling" que O Memorial do Convento vai sair, mas espero estar errado.

Em relação a História, acho que a pergunta de desenvolvimento vai ser sobre o 25 de Abril, com quase toda a certeza! E se não estiver na pergunta de desenvolvimento vai estar noutra parte qualquer do exame.

Boa sorte para vocês também! (:
Post automatically merged:

Olá! Sou licenciada em Comunicação Social e vou fazer exame de português e inglês como aluna externa. Também acho que pode sair Camões e talvez saia poetas contemporâneos ou Fernando Pessoa. Mas pode sair qualquer coisa dentro do que sai no exame.

Estou a estudar Fernando Pessoa ortónimo.

Boa sorte e bom estudo!
No ano passado, o exame foi bastante acessível a meu ver! Espero que este ano também seja!

No exame de Inglês, depende imenso da tua interpretação (assim como no de Português) e do teu nível de inglês. Eu fiz no ano passado e fiquei bastante desiludido com o meu resultado... por isso, este ano vou com tudo! Acho que já estou melhor preparado.

Vais-te candidatar a quê?

• Like
Reactions: ritaroque_
Obrigada 😁
Sei que a pergunta não era para mim mas fiquei curiosa, com os exames que estás a fazer pretender seguir o quê e onde?
Em princípio quero entrar em História na FLUL ou na NOVA FCSH

Obrigada 😁
Sei que a pergunta não era para mim mas fiquei curiosa, com os exames que estás a fazer pretender seguir o quê e onde?
Em princípio quero entrar em História na FLUL ou na NOVA FCSH
Vou candidatar-me aos seguintes cursos:
- Ciências da Linguagem (FLUL)
- Línguas, Literaturas e Culturas (FLUL)
- Sociologia; pós-laboral (ISCTE)
- Administração Pública; pós-laboral (ISCSP)
- Sociologia; pós-laboral (ISCSP)
- Geografia (IGOT)

História parece ser um curso muito interessante! Boa sorte :D

Incrível! Espero que te corra bem, e tenho a certeza que vais conseguir 😁

Mas só uma dica, não sei quais são os teus motivos para ponderar o pós-laboral , mas se fôr apenas para preencher os espaços ou pela média ser inferior, é um pouco arriscado pois ao colocar isso, podem achar que tu tens preferência nesse horário e entras numa dessas opções. Aconteceu isso a um amigo meu que tinha média para todas as primeiras opções dele mas como colocou na última opção pós-laboral meteram no nessa

• Like
Reactions: Mikke_and_i
Incrível! Espero que te corra bem, e tenho a certeza que vais conseguir 😁

Mas só uma dica, não sei quais são os teus motivos para ponderar o pós-laboral , mas se fôr apenas para preencher os espaços ou pela média ser inferior, é um pouco arriscado pois ao colocar isso, podem achar que tu tens preferência nesse horário e entras numa dessas opções. Aconteceu isso a um amigo meu que tinha média para todas as primeiras opções dele mas como colocou na última opção pós-laboral meteram no nessa
Muito obrigado e para ti também! 😁

Obrigado pela dica! (:

• Like
Olá!

Antes de mais, parabéns pela nota no exame de Inglês! É uma nota muito boa (:

Em relação ao exame de Português, concordo contigo! Acho que os Lusíadas vão sair, faz todo o sentido.
Ainda tenho que ver melhor o Fernando Pessoa e os Poetas Contemporâneos.
Acho que prefiro mil vezes que saia Frei Luís de Sousa do que o Sermão...
Estou a implorar para que não ponham Os Maias no exame, achei aquilo uma seca tremenda.

Tenho o "feeling" que O Memorial do Convento vai sair, mas espero estar errado.

Em relação a História, acho que a pergunta de desenvolvimento vai ser sobre o 25 de Abril, com quase toda a certeza! E se não estiver na pergunta de desenvolvimento vai estar noutra parte qualquer do exame.

Boa sorte para vocês também! (:

No ano passado, o exame foi bastante acessível a meu ver! Espero que este ano também seja!

No exame de Inglês, depende imenso da tua interpretação (assim como no de Português) e do teu nível de inglês. Eu fiz no ano passado e fiquei bastante desiludido com o meu resultado... por isso, este ano vou com tudo! Acho que já estou melhor preparado.

Vais-te candidatar a quê?

Obrigada pelas informações. Espero que corra bem! Também gosto de línguas e literaturas, vou-me candidatar a Línguas Modernas na FLUC, é a opção que já está decidida para já. Se me candidatar a outros também conto-vos aqui.

História deve ser interessante, gosto de História. Aconselho o livro Breve História de Portugal, do A. H. Marques, é daqueles que apetece ler e virar as páginas! 🙂

Sociologia sigo uma rapariga que está a fazer doutoramento em Sociologia noutra universidade, fez comunicação social e cinema antes. Se quiseres segui-la dou-te o Instagram dela.

Espero que não saia Sermão ou o Ano... de Ricardo reis.

• Like
Obrigada pelas informações. Espero que corra bem! Também gosto de línguas e literaturas, vou-me candidatar a Línguas Modernas na FLUC, é a opção que já está decidida para já. Se me candidatar a outros também conto-vos aqui.

História deve ser interessante, gosto de História. Aconselho o livro Breve História de Portugal, do A. H. Marques, é daqueles que apetece ler e virar as páginas! 🙂

Sociologia sigo uma rapariga que está a fazer doutoramento em Sociologia noutra universidade, fez comunicação social e cinema antes. Se quiseres segui-la dou-te o Instagram dela.

Espero que não saia Sermão ou o Ano... de Ricardo reis.
Yha, claro! Qual é o instagram dela?

Também não gosto muito do Sermão 😬

• Like
Reactions: Joana Antunes
Boas escolhas :wink: Alguma curiosidade que tenham sobre a FLUL, disponham (levo já muitos anos em cima desta "escolinha", é quase como se já fosse parte da mobília). Boa sorte para os exames!
Obrigado vou precisar! Hahah

Se for para LLC, a maior questão será em relação aos Major e Minors. Aquilo deixa-me um pouco confuso 😵‍💫

Tanto CL como LLC parecem-me ser super interessantes! (:

• Like
Obrigado vou precisar! Hahah

Se for para LLC, a maior questão será em relação aos Major e Minors. Aquilo deixa-me um pouco confuso 😵‍💫

Tanto CL como LLC parecem-me ser super interessantes! (:
O plano de estudos de LLC é uma grande confusão, mesmo para quem anda já no curso (não imaginam a quantidade de alunos que já tiveram problemas não só com inscrições como depois não saberem propriamente o que precisavam fazer para concluir o plano de estudos correctamente :P). No entanto, tenho boas notícias para ti: as inscrições são anuais e por norma eu recomendaria vivamente em que no 1º ano faças só cadeiras do NUCO e cadeiras que façam parte das unidades curriculares elegíveis. Sendo que fazes o 1º ano basicamente só de cadeiras "obrigatórias" (tens escolhas, mas são mais simples de fazer do que escolher majors e minors), deixas essas possibilidades mais em aberto para o 2º e 3º ano do curso. Isto porque, na minha modesta opinião, o primeiro ano é um ano de introdução a tudo sobre a faculdade, então é mais fácil começar pelas partes mais obrigatórias e introdutórias e depois sim escolheres que especializações te interessariam mais 🫂

No entanto, é bastante possível que consigas entrar em CL (espero que adores linguísticaaaa, porque o curso vai incidir muito nessa parte, b-o-a s-o-r-t-e; fora de brincadeiras, linguística é muito interessante e tanto podes eventualmente optar mais por um percurso voltado para o ensino de PT, como podes enveredar por investigação, por exemplo. Alguns dos meus colegas de linguística estão a investigar e é sem dúvida um campo de estudos muuuito fértil).

O plano de estudos de LLC é uma grande confusão, mesmo para quem anda já no curso (não imaginam a quantidade de alunos que já tiveram problemas não só com inscrições como depois não saberem propriamente o que precisavam fazer para concluir o plano de estudos correctamente :P). No entanto, tenho boas notícias para ti: as inscrições são anuais e por norma eu recomendaria vivamente em que no 1º ano faças só cadeiras do NUCO e cadeiras que façam parte das unidades curriculares elegíveis. Sendo que fazes o 1º ano basicamente só de cadeiras "obrigatórias" (tens escolhas, mas são mais simples de fazer do que escolher majors e minors), deixas essas possibilidades mais em aberto para o 2º e 3º ano do curso. Isto porque, na minha modesta opinião, o primeiro ano é um ano de introdução a tudo sobre a faculdade, então é mais fácil começar pelas partes mais obrigatórias e introdutórias e depois sim escolheres que especializações te interessariam mais 🫂

No entanto, é bastante possível que consigas entrar em CL (espero que adores linguísticaaaa, porque o curso vai incidir muito nessa parte, b-o-a s-o-r-t-e; fora de brincadeiras, linguística é muito interessante e tanto podes eventualmente optar mais por um percurso voltado para o ensino de PT, como podes enveredar por investigação, por exemplo. Alguns dos meus colegas de linguística estão a investigar e é sem dúvida um campo de estudos muuuito fértil).

O que é o NUCO?

Tens apontamentos de LLC que possamos ver? Ou conheces pessoas que tenham? Gostava de ver apontamentos desse curso.

Obrigada por desejares boa sorte nos exames.

Sobre linguística, uma rapariga de Línguas Modernas partilhou no outro dia as atas da APL, a Associação Portuguesa de Linguística. Não li ainda mas pareceram-me interessantes, tem assuntos como processamento de linguagem e as variações do u.

Obrigado Ariana! 😁

Tenho uma dúvida em relação ao Major de Línguas Modernas: nós só podemos escolher até três línguas e ter somente dois níveis da mesma, não é?

Já agora, achas que a média para CL vai subir ou descer?
Também em relação a CL, é possível aprender duas línguas estrangeiras ao longo do curso (fazendo os seis níveis)?

• Like
Obrigada ariana!!
Em relação à flul, o que achaste do ambiente, pessoas/professores e da praxe?
Fui ao dia aberto e não consegui perguntar sobre isso

Obrigada ariana!!
Fui ao dia aberto e não consegui perguntar sobre isso

Boas escolhas :wink: Alguma curiosidade que tenham sobre a FLUL, disponham (levo já muitos anos em cima desta "escolinha", é quase como se já fosse parte da mobília). Boa sorte para os exames!

• Like
O que é o NUCO?
Olá de novo! O NUCO é a sigla que usamos para o que em LLC corresponde ao "Núcleo de Unidades Curriculares Obrigatórias". São 60 ECTS do curso (Tronco Comum), em que fazes 3 níveis de uma língua estrangeira, 3 introdutórias "O Estudo" (Linguagem Humana, Culturas e Literatura) e depois mais 4 cadeiras de uma lista um bocadinho maior, que podem consultar aqui: Licenciaturas - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Dessas cadeiras todas, fiz dois níveis de língua inglesa, Ciência e Arte, Cultura Clássica, Cultura Visual e O Estudo da Arte. Gostei de todas, mas sem dúvida que uma das favoritas foi Cultura Clássica, mas depende muito dos professores que escolhem porque nestas cadeiras gerais é comum haver múltiplos turnos e múltiplos professores.

Tens apontamentos de LLC que possamos ver? Ou conheces pessoas que tenham? Gostava de ver apontamentos desse curso.
Tenho apontamentos tanto das minhas cadeiras de licenciatura como de mestrado. Existe uma drive de apontamentos fornecida pela AEFLUL, mas, como disse anteriormente, os programas das cadeiras podem variar de ano para ano e os professores nem sempre usam o mesmo programa (aliás, raramente). Se tiverem curiosidade, podem aceder aqui: Drive Apontamentos AEFLUL – Google Drive

Em geral, eu diria que os apontamentos não são assim tão relevantes quanto isso. Os meus, por exemplo, muitas vezes eram só palavras-chave e poucas frases completas. O que resultou para mim ao longo do meu percurso foi ver com atenção os programas das cadeiras e ao longo do semestre ir fazendo as leituras obrigatórias e as recomendadas, tirando notas sobre esses textos. Depois na altura das avaliações era muito mais fácil gerir o estudo porque ia fazendo revisões das notas que tirei do que fui lendo e das aulas.
Sobre linguística, uma rapariga de Línguas Modernas partilhou no outro dia as atas da APL, a Associação Portuguesa de Linguística. Não li ainda mas pareceram-me interessantes, tem assuntos como processamento de linguagem e as variações do u.
Eu não sei muito de linguística porque no meu curso só fiz uma cadeira de análise discursiva, mas acho uma área de estudos com implementações muito interessantes. Aqui na FLUL temos colegas a nível de mestrado e doutoramento a fazerem dissertações sobre modelos de aprendizagem de linguagem de AI, por exemplo e até sobre linguagem neutra.
Tenho uma dúvida em relação ao Major de Línguas Modernas: nós só podemos escolher até três línguas e ter somente dois níveis da mesma, não é?
Sim, uma dessas línguas é a língua do NUCO e depois consegues fazer ainda mais duas; não consegues mais porque tens além dos ECTS do NUCO, mais 60 ECTS de "unidades curriculares elegíveis" para fazer, em que níveis de língua não contam nessa lista. Podes fazer mais do que dois níveis de uma língua (por exemplo, na língua que escolheres para o NUCO vais fazer 3), simplesmente só podes é fazer 1 nível de uma mesma língua por semestre (2 por ano) porque cada nível de língua é uma cadeira e não podes fazer dois níveis em simultâneo da mesma língua. Espero ter-me feito entender :')
Já agora, achas que a média para CL vai subir ou descer?
Eu acho que não deverá divergir muito dos valores em que anda, depende muito dos resultados deste ano, sobretudo do exames de PT. Mas, regra geral, CL não é dos cursos mais concorridos da FLUL, pelo que mesmo que os exames subam um pouco, acho improvável que seja muito acima de 140-ish.
Também em relação a CL, é possível aprender duas línguas estrangeiras ao longo do curso (fazendo os seis níveis)?
Podes aprender duas línguas, se usares as opções livres do curso, mas só conseguirias fazer 6 níveis numa dessas línguas (usando os 2 níveis obrigatórios, mais 2 opções livres do 2º ano, mais 2 opções livres do 3º ano). Sobram-te 4 opções livres, pelo que poderias fazer 4 níveis de uma língua, sendo que, sempre que gastares uma opção livre numa língua tens na verdade de gastar 2 porque o mínimo são 2 níveis para fazer). Regra geral, poucas pessoas fazem 6 níveis de uma língua, pelo que não é muito relevante; o que importa sim é o nível em que ficas colocado na aprendizagem de uma língua.

Por exemplo, imagina que na língua obrigatória escolhias inglês e no teste de colocação ficavas em C1.1. Isso significaria que farias C1.1 e C1.2. Se quisesses fazer mais níveis, podias fazer no ano seguinte o C2 e como tens sempre de fazer 2 níveis obrigatoriamente, farias um nível temático (uma vez que faças o C2 base, depois disso só tens níveis temáticos da língua inglesa - como por exemplo, Inglês no Mundo dos Negócios, Inglês no Mundo das Artes, etc.). Feitos estes níveis, eu acho que seria um desperdício grande fazeres o total de 6 níveis de inglês, porque o teu nível já era alto e significaria que ias usar mais 2 opções livres em mais 2 níveis temáticos, quando nas opções livres podes explorar *qualquer* cadeira da FLUL.

Dito isto, a minha recomendação seria escolheres primeiro a língua obrigatória e veres como corre e se gostas das cadeiras de língua da faculdade e, no máximo, usares as 2 opções livres do 1º ano para a 2ª língua que gostarias de aprender. Depois de veres que tal corre e se realmente gostas, nos anos seguintes logo ponderas como gerir as restantes opções livres.
Eu gosto muito do ambiente da FLUL, as pessoas são muito descontraídas e é muito fácil conheceres pessoas de absolutamente todos os cursos e mais alguns porque muitas das cadeiras acabas por ter colegas dos outros cursos. Como cada um acaba por ter percursos diversos, vais sentir diferença em relação ao secundário, porque vais perceber que não tens propriamente uma "turma", mas sim várias turmas, variando de cadeira para cadeira. Há quem não goste muito disto porque sentem que não estão num curso assim tão unido, mas eu não achei que isso travasse de conheceres pessoas que depois até acabam por partilhar mais cadeiras contigo e com quem sais para as esplanadas e afins na zona 🤗 Se a tua opção é História, vais ter turmas mais coesas com colegas do teu curso, embora, como disse antes, terás sempre alunos de outros cursos misturados nalgumas cadeiras.

No início vais ver muitas pessoas meio perdidas na faculdade e algumas mais tímidas, mas se tomares iniciativa, torna-se fácil conheceres pessoas. Os professores são, na esmagadora maioria, bastante bons; aprendi imenso com os profs que tive, embora tenha tido alguns de que não gostasse tanto, ou alguns que achei um bocadinho perda de tempo. No entanto, acho que o geral é que são professores bastante bons, alguns um pouco mais rígidos, mas não é de todo impossível ter bons resultados na FLUL. Este semestre estive a fazer um seminário de História e gostei imenso da professora e de todos os convidados a darem aulas!!

Eu só experimentei a praxe no meu primeiro ano de licenciatura e como não gostei muito, acabei por sair e não tive problemas com isso; a esmagadora maioria da faculdade não anda na praxe, pelo que não há qualquer diferença de integração entre quem anda na praxe e quem não anda. Toda a gente se dá com toda a gente. Se tens curiosidade e interesse, podes ir experimentar e se não gostares simplesmente sais; se não tens interesse, há mesmo 0 diferença entre quem anda e quem não anda. Eu tive colegas que andavam e gostavam e outros que detestaram e éramos todos amigos na mesma.