Exame Nacional Física e Química A 2019

BeatrizMendez

Membro Caloiro
Matrícula
16 Julho 2019
Olá! Fiz o exame de fq de 2° fase 2019, e embora já tenha visto os critérios, tenho muitas dúvidas sobre certas escolhas múltiplas, porque para mim não fazem sentido nenhum.
Quem tiver a resolução escrita por favor mande-me

Sofia122

Membro Veterano
Matrícula
31 Março 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Olá! Fiz o exame de fq de 2° fase 2019, e embora já tenha visto os critérios, tenho muitas dúvidas sobre certas escolhas múltiplas, porque para mim não fazem sentido nenhum.
Quem tiver a resolução escrita por favor mande-me
Também tenho dúvidas em 2 são elas a 3.2 do grupo II e a 5 do grupo V .
Eu também tenho dúvidas em 2 de desenvolvimento também não percebo como tem de dar o resultado dos critérios , são elas a do quociente do número de moléculas da B/A e a da constante de equilíbrio . Se alguém tiver a resolução ou puder esclarecer agradeço desde já a ajuda.

Inês Ribs

Membro Caloiro
Matrícula
16 Julho 2017
Curso
Engenharia De Micro e NanoTecnologias
Instituição
FCT-UNL
Eu também tenho dúvidas em 2 de desenvolvimento também não percebo como tem de dar o resultado dos critérios , são elas a do quociente do número de moléculas da B/A e a da constante de equilíbrio . Se alguém tiver a resolução ou puder esclarecer agradeço desde já a ajuda.
Olá, quanto à 3.2 do grupo ll não te consigo ajudar porque também tenho dúvida, no entanto a 5 do grupo V, tinhas de primeiro fazer o volume de O2 inspirado (0.21*0.5=0.105 dm3), e veres então a quantidade de O2 inspirado, sendo esta 0.105/25=0,0042 mol. Depois era calcular a quantidade de O2 expirado, e ias pelo mesmo percurso, vendo primeiro o volume expirado (0.16*0.5=0,08 dm3) e, por fim a quantidade de O2 expirada, sendo 0.08/25=0.0032 mol. Depois, para veres a quantidade consumida, tinhas de ver a diferença entre os dois, ou seja ver a quantidade com que o nosso corpo ficou, logo 0.0042-0.0032=0.001 mol.
Depois quanto às do quociente das moléculas, ou seja a pergunta 3 do grupo I, era ver que o p(B)=1,5p(A) e qe V(B)=2V(A). A seguir o que eu fiz foi8615
A da constante de equilíbrio tive uma parte que não me deu bem, mas assim que acabar de fazer ponho aqui.
Espero ter ajudado! E que esteja bem ahah
Mensagem fundida automaticamente:

Aqui vai a da constante de equilibrío! 8616

Última edição:

Sofia122

Membro Veterano
Matrícula
31 Março 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Olá, quanto à 3.2 do grupo ll não te consigo ajudar porque também tenho dúvida, no entanto a 5 do grupo V, tinhas de primeiro fazer o volume de O2 inspirado (0.21*0.5=0.105 dm3), e veres então a quantidade de O2 inspirado, sendo esta 0.105/25=0,0042 mol. Depois era calcular a quantidade de O2 expirado, e ias pelo mesmo percurso, vendo primeiro o volume expirado (0.16*0.5=0,08 dm3) e, por fim a quantidade de O2 expirada, sendo 0.08/25=0.0032 mol. Depois, para veres a quantidade consumida, tinhas de ver a diferença entre os dois, ou seja ver a quantidade com que o nosso corpo ficou, logo 0.0042-0.0032=0.001 mol.
Depois quanto às do quociente das moléculas, ou seja a pergunta 3 do grupo I, era ver que o p(B)=1,5p(A) e qe V(B)=2V(A). A seguir o que eu fiz foiVer anexo 8615
A da constante de equilíbrio tive uma parte que não me deu bem, mas assim que acabar de fazer ponho aqui.
Ok eu na 5 do grupo V achei que se tinha se somar o número de moles expirado e inspirado para obter 1 ciclo respiratório.
Nesta do quociente das moléculas eu fiz basicamente a mesma cena (reparei agora que troquei a fórmula em vez de n=m/M pus n=m*M confundi com a fórmula da massa (how is this possible🤔).
Eu fiz aquela cena das densidades certa tenho 4 pontos há mesma certo ?
Depois quanto às do quociente das moléculas, ou seja a pergunta 3 do grupo I, era ver que o p(B)=1,5p(A) e qe V(B)=2V(A). A seguir o que eu fiz foiVer anexo 8615
Mensagem fundida automaticamente:

Aqui vai a da constante de equilibrío! Ver anexo 8616
Basicamente nós tínhamos de calcular a concentração de Fe3+ e de SCN- na solução de 12,5+10=22,5 cm3 para sabermos a concentração de equilíbrio ? Acho que foi isso que eu não fiz é por isso que me deu 28,6 um valor muito abaixo. Obrigada. Podia ter estado mais atenta a esses promenores.

Última edição:

Inês Ribs

Membro Caloiro
Matrícula
16 Julho 2017
Curso
Engenharia De Micro e NanoTecnologias
Instituição
FCT-UNL
Ok eu na 5 do grupo V achei que se tinha se somar o número de moles expirado e inspirado para obter 1 ciclo respiratório.
Nesta do quociente das moléculas eu fiz basicamente a mesma cena (reparei agora que troquei a fórmula em vez de n=m/M pus n=m*M confundi com a fórmula da massa (how is this possible🤔).
Acontece ahah, eu na do quociente das moléculas enganei me a passar o valor final...

Sofia122

Membro Veterano
Matrícula
31 Março 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Acontece ahah, eu na do quociente das moléculas enganei me a passar o valor final...
Mas ao menos tens o exercício todo certo até aí. Aquela cena das densidade vale 4 pontos:a etapa é toda até chegar á comparação das massas? O que interessa é que consegui subir em relação à 1ª fase.

nutella

Membro Caloiro
Matrícula
26 Maio 2017
Em relação à 3.2 do grupo II:

Quanto maior a atração ao núcleo, maior é a energia de remoção do eletrão e maior é a energia do eletrão.
Assim, como estamos a falar de energias de remoção de eletrões do mesmo subnível (2p), é importante avaliar a carga nuclear. Logo, para o carbono, como tem menor carga nuclear (+6) do que o nitrogénio (+7), os eletrões do carbono estão menos atraídos ao núcleo e por isso é que a energia de remoção é menor e a energia do eletrão é maior.

• Like
Reactions: Sofia122

TIGAS

Membro
Matrícula
2 Março 2018
Instituição
ESS
Boa tarde! espero que estejam a ter uma boa tarde..
este ano eu realizei a disciplina de FQA (inscrito ) , acompanhado com as minhas aulas de 12.. E passei na 1ªa fase, mas não tirei a prova de ingresso que queria..
Então decidi que ia fazer a 2ª fase e já a fiz.. mas ocorreu um problema, a faltar 7 min para acabar o tempo de prova eu requisitei uma nova folha de respostas.. e a mulher que estava a fazer "guarda" distraiu-me,eu com nervos esqueci-me de prencher a assinatura dessa folha..
Gostaria de saber o que pode acontecer.. fica anulado? se for anulado posso entrar na universidade na mesma?

obrigado pela compreensão

Margot

Membro
Matrícula
28 Abril 2016
Boa tarde! espero que estejam a ter uma boa tarde..
este ano eu realizei a disciplina de FQA (inscrito ) , acompanhado com as minhas aulas de 12.. E passei na 1ªa fase, mas não tirei a prova de ingresso que queria..
Então decidi que ia fazer a 2ª fase e já a fiz.. mas ocorreu um problema, a faltar 7 min para acabar o tempo de prova eu requisitei uma nova folha de respostas.. e a mulher que estava a fazer "guarda" distraiu-me,eu com nervos esqueci-me de prencher a assinatura dessa folha..
Gostaria de saber o que pode acontecer.. fica anulado? se for anulado posso entrar na universidade na mesma?

obrigado pela compreensão
Olá, penso que esses detalhes são todos verificados nas escolas, pelo que poderão por ventura contactar-te e chamar-te para assinares a folha...
O ideal seria se calhar contactares a escola onde fizeste o exame e expores a situação

Última edição:

TIGAS

Membro
Matrícula
2 Março 2018
Instituição
ESS
Olá, penso que esses detalhes são todos verificados nas escolas, pelo que poderão por ventura contactar-te e chamar-te para assinares a folha...
O ideal seria se calhar contactares a escola onde fizeste o exame e expores a situação
Obrigado Margot, normalmente todos os professores com quem fiz os exames nacionais , no fim vieram ver se estava tudo bem preenchido e direito..
Mandei email para a minha escola, mas visto que é fim de semana irei entrar em contacto com eles atraves de uma chamada na segunda feira.

Sofia122

Membro Veterano
Matrícula
31 Março 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Em relação à 3.2 do grupo II:

Quanto maior a atração ao núcleo, maior é a energia de remoção do eletrão e maior é a energia do eletrão.
Assim, como estamos a falar de energias de remoção de eletrões do mesmo subnível (2p), é importante avaliar a carga nuclear. Logo, para o carbono, como tem menor carga nuclear (+6) do que o nitrogénio (+7), os eletrões do carbono estão menos atraídos ao núcleo e por isso é que a energia de remoção é menor e a energia do eletrão é maior.
Já percebi. Obrigada. É a partir disto :
Eremoção eletrónica= -Eeletrão no átomo ?

Gab312

Membro Caloiro
Matrícula
28 Abril 2017
Ola, eu nao tive FQ no 10 nem no 11 ano, estou em um curso efa, e perciso de fazer o exame de 11 ano de Fq e de Biologia/geologia estou me preparando com aqueles livros de preparação pro exame com o 10 e 11 ano. Vces acham que eu consigo??? Mesmo sem ter ido às aulas, Estudando em casa??

Carla222222

Membro
Matrícula
23 Junho 2018
Boa noite. Gostaria de saber se me podia inscrever na disciplina de fisico-quimica A. Sabendo que já conclui a disciplina no ano letivo 2017-2018 e que neste momento estou a fazer melhoria de notas. Obrigada.

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Boa noite. Gostaria de saber se me podia inscrever na disciplina de fisico-quimica A. Sabendo que já conclui a disciplina no ano letivo 2017-2018 e que neste momento estou a fazer melhoria de notas. Obrigada.
Para fazer exame sim, para assistir a aulas só se a escola te permitir.

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
E para fazer melhoria da nota que se vai a exame... da nota da escola? E ja agora... a matemática acabei o ano passado, tambem me posso voltar a inscrever como aluno interno e melhorar a nota da escola? Obrigada.
Já não podes fazer melhoria da nota final interna, só da nota final da disciplina e do exame propriamente dito. Tanto a FQ A, como a Matemática A.