Exame Nacional Física e Química A 715 2021

Informações sobre este exame nacional:
  • Informação-Prova 2021: aqui + adenda de 1 de junho.
  • Material: caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta. Não é permitido o uso de corretor. É permitido o uso de régua, esquadro, transferidor e calculadora gráfica em modo de exame. Não te esqueças de levar o cartão de cidadão e máscara. 😷
  • Duração: 120 minutos + 30 minutos tolerância.
  • Apontamentos: aqui.
Distribuição das cotações entre as perguntas obrigatórias e as perguntas opcionais:

1625103100187.png

1ª fase 2021:
2ª fase 2021:

1ª fase 2020:
2ª fase 2020:
Outros exames entre 1997 e 2019.

Coisas a não esquecer:

1) Indica de forma legível a versão da prova!
2) Para cada resposta, identifica o grupo e o item.
3) Apresenta apenas uma resposta para cada item. Se existirem 2 respostas apenas a primeira é considerada.
4) Se tiveres dúvidas sobre as cotações dos itens, elas encontram-se no final do enunciado da prova.

Informação escrita e atualizada a 30 de junho de 2021.

Última edição:
Olá a todos,
Este ano vou fazer o exame de Fisica-Quimica e gostaria de saber se já saíram conteúdos mais específicos alem dos das aprendizagens essenciais.
Já acabei a disciplina à dois anos mas faltou-me o exame para fazer o ingresso á universidade este ano alguma dica de estudo?

Muito Obrigada

Olá a todos,
Este ano vou fazer o exame de Fisica-Quimica e gostaria de saber se já saíram conteúdos mais específicos alem dos das aprendizagens essenciais.
Já acabei a disciplina à dois anos mas faltou-me o exame para fazer o ingresso á universidade este ano alguma dica de estudo?

Muito Obrigada
Olá,
Penso que, para além das aprendizagens essenciais, não há nenhum documento oficial que especifique os conteúdos que irão sair, há claro é a questão da probabilidade... No site da Inspiring Future consegues encontrar um artigo que mostra que tipo de conteúdos têm saído mais frequentemente nos últimos anos.

Em relação a dicas de estudo só te tenho a dizer que aconselho que faças o máximo de exercícios possíveis ahahah

Boa tarde, a minha calculadora gráfica é a Casio fx-CG 20 e tem um software antigo que não tem o modo exame. Ja tentei atualiza-la mas tenho um mac e o programa só corre em windows. Posso utiliza-la no exame se apagar a memória antes de começar a prova?

No ano passado, quando fiz o exame de Fisico-Química, o professor coadjuvante fez a limpeza da memória da minha calculadora.

No site da direção geral de educação existe uma página dedicada a perguntas frequentes sobre calculadoras, em que está escrito o seguinte:

"
8. O que fazer na eventualidade de determinado examinando se apresentar a exame com um modelo de calculadora sem a funcionalidade Modo de Exame?

R: O aluno pode utilizar essa calculadora, mas tem de proceder à limpeza da memória da calculadora, na sala onde se realiza o exame, na presença do professor coadjuvante.
"

Foi criada no início do tópico uma mensagem onde encontram as informações base sobre exame nacional.

Olá! Nos exercícios ácido-base dos exames nacionais quando eles não nos dão a temperatura, assumimos que é a 25 ºC ??

Pessoal, alguém tem mais ou menos um ranking da dificuldade dos exames desde 2012? Preciso um pouco dele para reavaliar o meu desempenho nesses mesmos exames, obrigado.

Olá! A minha calculadora já se encontra em modo de exame. Gostaria de saber se na hora, com o professor vigilante basta mostrar lhe e repetir o último passo, o único que me aparece ( angle e stat diagnostics), ou se a tenho de tirar e voltar a por em modo de exame.

Última edição:
  • Like
Reactions: Guilherme R
Malta, como é que podemos usar o exame da 2ª fase para concorrer à 1ª fase do CNA ao superior se o prazo das candidaturas termina antes da realização dos exames da 2ª fase? Posso candidatar-me antes com a minha nota que ainda está valida e se tiver melhor nota no exame fico com a melhor e se tiver pior fico com a melhor na mesma? Não sei como proceder... alguém sabe ou está na mesma situação?????
Post automatically merged:

Alguém já teve de entregar uma declaração definitiva de isolamento profilatico na escola? Eu só recebi uma declaração provisoria que obtive atraves de um link que me enviou a saude 24, mas a escola não aceitou, tem de ser uma definitiva autenticada pela autoridade de saude. Alguém já fez e me explica por favor como obtê-la?

Malta, como é que podemos usar o exame da 2ª fase para concorrer à 1ª fase do CNA ao superior se o prazo das candidaturas termina antes da realização dos exames da 2ª fase? Posso candidatar-me antes com a minha nota que ainda está valida e se tiver melhor nota no exame fico com a melhor e se tiver pior fico com a melhor na mesma? Não sei como proceder... alguém sabe ou está na mesma situação?????

Alguém já teve de entregar uma declaração definitiva de isolamento profilatico na escola? Eu só recebi uma declaração provisoria que obtive atraves de um link que me enviou a saude 24, mas a escola não aceitou, tem de ser uma definitiva autenticada pela autoridade de saude. Alguém já fez e me explica por favor como obtê-la?
????????????????????????????????????????

Última edição:
Olá Catarina, não podes entrar na sala com a maquina em modo exame. Tens de esperar que um professor veja que a maquina não está com o modo exame ligado e só depois é que podes ligar.
Obrigada pela tua resposta! Informei-me na direção geral de educação e com a minha professora e, pelos vistos, é ok a máquina já estar em modo de exame. No entanto temos de repetir os passos, e ela entrará novamente em modo de exame. Isto acontece com a minha, atenção! há calculadoras que apenas apresentam as opções escolhidas, não sendo possível "repetir o processo" como muita gente sugere. Nesses casos já não sei aceitam ou como acontece. O melhor, na verdade é ir sem ser o modo de exame ativado ahaha

Olá @Inara___
É provável que se faça como já acontece em outra situações extraordinárias, em que o aluno concorre diretamente com a DGES e é colocado no curso em que tenha nota de candidatura superior à nota do último colocado do curso, que como já aconteceu, o aluno já sabe onde consegue entrar. Para o efeito é criada uma vaga adicional, vaga essa que é depois subtraída da 2ª fase de candidaturas.
Sugiro que contactes o delegado de saúde da tua área de residência, através do Centro de Saúde da tua zona.

• Like
Reactions: Catarinaf7
Olá @_andresantos_
como é que me posso candidatar à 2ª fase dos exames?
As inscrições começam no dia em que saem as notas da 1ª fase, a 2 de agosto:

olá, no ano passado tive 19 no exame de fqa e decidi repetir pra subir a nota interna, algo que depois de olhar pros critérios, consigo perceber que não vai acontecer.
também me candidatei à melhoria de matemática.
A minha pergunta é: se conseguir subir a nota a matemática, posso concorrer com a nota interna de fq e o exame de fq antigos e a nota interna de matemática e o exame de matemática novos?
Obrigado