Exame Nacional Física e Química A 715 2021

Informações sobre este exame nacional:
  • Informação-Prova 2021: aqui + adenda de 1 de junho.
  • Material: caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta. Não é permitido o uso de corretor. É permitido o uso de régua, esquadro, transferidor e calculadora gráfica em modo de exame. Não te esqueças de levar o cartão de cidadão e máscara. 😷
  • Duração: 120 minutos + 30 minutos tolerância.
  • Apontamentos: aqui.
Distribuição das cotações entre as perguntas obrigatórias e as perguntas opcionais:

1625103100187.png

1ª fase 2021:
2ª fase 2021:

1ª fase 2020:
2ª fase 2020:
Outros exames entre 1997 e 2019.

Coisas a não esquecer:

1) Indica de forma legível a versão da prova!
2) Para cada resposta, identifica o grupo e o item.
3) Apresenta apenas uma resposta para cada item. Se existirem 2 respostas apenas a primeira é considerada.
4) Se tiveres dúvidas sobre as cotações dos itens, elas encontram-se no final do enunciado da prova.

Informação escrita e atualizada a 30 de junho de 2021.

Última edição:
Já tinha lido, mas continuei com a mesma dúvida.

" Nos itens de resposta curta, não podem ser atribuídas pontuações a respostas parcialmente corretas. As respostas que contenham elementos contraditórios são classificadas com zero pontos "

Será que, desde que não tenha cometido nenhum erro na minha explicação, obtenho toda a cotação na mesma?
Se estiver totalmente correta sem esses "elementos contraditórios" e não tenha este problema: " As respostas em que sejam utilizadas abreviaturas, siglas ou símbolos não claramente identificados são classificadas com zero pontos. ". Acho que sim

Olá!
Fiz o exame de FQA pela primeira vez na quinta.
Nunca percebi muito bem aquilo dos algarismos significativos.
Alguém me sabe dizer se na 2.2 não tiver os algarismos significativos supostos, descontam (erro tipo 2)? Porque a 2 pode ser (implicitamente) uma atividade laboratorial...
E na 4, eles pedem o resultado com 3 algarismos significativos. Eu coloquei logo na equação y=1,70X e depois n=1,70 (devidamente explicado), mas nos critédrios, eles têm y=1,697x e n=1,70. Também me descontam por não ter colocado na equação da reta o valor com +1 algarismo significativo?
Na pergunta 4 penso que não vão descontar, o resultado foi apresentado com 3 algarismos significativos, como pedido. Na pergunta 2.2 acho que vão descontar. Eu penso que é considerada uma atividade laboratorial por apresentar um gráfico ajustado a um conjunto de pontos (obtidos experimentalmente). No entanto, reparei que no gráfico dado o valor 20 mA não existe, mas apenas existe 20.0 mA (como na figura 2), portanto talvez (muito especulativamente e posso estar completamente errado) abram exceção para quem colocou 20.0 mA, apresentando o valor final com 3 algarismos significativos.
1626726231560.png

Já foram disponibilizados os critérios de classificação definitivos deste exame, que substituem a anterior versão de trabalho:

• Like
Reactions: Francisco T.
Olá a todos, tenho uma dúvida numa questão do exame de física e química. Na 1.1 na primeira etapa dos critérios de correção em vez de calcular a diminuição da energia potencial gravítica calculei o trabalho do peso e uma vez que os critérios não prevêm essa situação não sei se não serei descontado.

Olá malta, hoje fui à escola pedir a cópia da prova de FQA e aqui no ex4 não consigo perceber o porquê de só ter tido 2 pontos. Alguém me consegue explicar sff? Acho que tenho os passos todos....20210802_151654.jpg

Tenho lá y=1,70x, isso não conta??
O teu referencial não é esse. No referencial não identificaste os eixos com x e y.
Post automatically merged:

Ainda assim, acho que o corretor foi um bocado rude ... 💀

Ah pois😅, mas mesmo assim não acho q seja motivo para cortar tanto
Sim, para um exercício de 10 pontos, parece-me ridículo só te darem 2 pontos, tendo em conta que o teu raciocino está bem formulado. Foi só esse pequeno deslize. Mas lá está, provavelmente tinhas mesmos de apresentar assim... :/

Tira a dúvida com um professor. Pode ser que valha a pena enviares para reapreciação.

Sim, para um exercício de 10 pontos, parece-me ridículo só te darem 2 pontos, tendo em conta que o teu raciocino está bem formulado. Foi só esse pequeno deslize. Mas lá está, provavelmente tinhas mesmos de apresentar assim... :/

Tira a dúvida com um professor. Pode ser que valha a pena enviares para reapreciação.
Pois, exato. Obrigado

• Like
Reactions: floater3
Olá malta, hoje fui à escola pedir a cópia da prova de FQA e aqui no ex4 não consigo perceber o porquê de só ter tido 2 pontos. Alguém me consegue explicar sff? Acho que tenho os passos todos....Ver anexo 20549
Vejo aí alguns problemas.

- Não apresentaste os valores a usar na tabela, só meteste sin(...), isso parece-me insuficiente. Ver quantos algarismos significativos usaste nesses valores parece-me relevante.
- Convém apresentares a ordenada na origem que te deu, mesmo quando o esperado é 0. A equação de ajuste obtida na calculadora não era y =1,70x, tinha uma ordenada na origem, portanto não está correto.

Se é justo ou injusto terem dado 2 pontos? Não sei. De facto, em questões experimentais importa mesmo muito a maneira como apresentas os resultados, e parece-me ter sido isso que falhou.

• Like
Reactions: davis
Vejo aí alguns problemas.

- Não apresentaste os valores a usar na tabela, só meteste sin(...), isso parece-me insuficiente. Ver quantos algarismos significativos usaste nesses valores parece-me relevante.
- Convém apresentares a ordenada na origem que te deu, mesmo quando o esperado é 0. A equação de ajuste obtida na calculadora não era y =1,70x, tinha uma ordenada na origem, portanto não está correto.

Se é justo ou injusto terem dado 2 pontos? Não sei. De facto, em questões experimentais importa mesmo muito a maneira como apresentas os resultados, e parece-me ter sido isso que falhou.
Vi a resolução da spf e eles tinham duas opcoes ou a tabela só com os valores sin ... ou a com os valores desses senos.
Nos critérios diz que a omissão da ordenada na origem não é penalizada e quanto aos algarismos significativos, no enunciado só diz para apresentar o resultado com 3.
No entanto não estou muito preocupado porque ia fazer melhoria e esta nota ficou muito aquém do que precisava, era só mesmo para saber onde é q tinha falhado. Obrigado

Vi a resolução da spf e eles tinham duas opcoes ou a tabela só com os valores sin ... ou a com os valores desses senos.
Hmmm, acho estranho, mas ok.
Nos critérios diz que a omissão da ordenada na origem não é penalizada e quanto aos algarismos significativos, no enunciado só diz para apresentar o resultado com 3.
Ah, não vi essa nota. Também acho estranho, mas passa. Sendo assim então não estou a ver porque descontariam tanto. Só se for porque não disseste explicitamente que sin(alfa_inc) = 1,70 sin(alfa_ref), tal como referiram aí em cima. Omitindo uma etapa, então tens o resto 0.

Bom dia, acham que isto era resposta para 0 pontos? Ver anexo 20577
O sistema vai evoluir no sentido de diminuir a pressão e não no sentido de aumentar o volume - o volume do reator está fixo, penso eu.
Contudo foi um bocado injusto dar 0 pontos. Nos critérios dão a entender que se não acertas a primeira parte (aumento de pressão que conduz ao favorecimento da reação que produz menos moles gasosos) não tens pontos.
P.S-também fiz o exame este ano, por isso a minha opinião vale o que vale.

O sistema vai evoluir no sentido de diminuir a pressão e não no sentido de aumentar o volume - o volume do reator está fixo, penso eu.
Contudo foi um bocado injusto dar 0 pontos. Nos critérios dão a entender que se não acertas a primeira parte (aumento de pressão que conduz ao favorecimento da reação que produz menos moles gasosos) não tens pontos.
P.S-também fiz o exame este ano, por isso a minha opinião vale o que vale.
Mas uma diminuição de pressão é equivalente a um aumento de volume, porque se pensares, como é que diminuis a pressão sem aumentar o volume? São inversamente proporcionais