Exame Nacional Física e Química A 715 2021

Informações sobre este exame nacional:
  • Informação-Prova 2021: aqui + adenda de 1 de junho.
  • Material: caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta. Não é permitido o uso de corretor. É permitido o uso de régua, esquadro, transferidor e calculadora gráfica em modo de exame. Não te esqueças de levar o cartão de cidadão e máscara. 😷
  • Duração: 120 minutos + 30 minutos tolerância.
  • Apontamentos: aqui.
Distribuição das cotações entre as perguntas obrigatórias e as perguntas opcionais:

1625103100187.png

1ª fase 2021:
2ª fase 2021:

1ª fase 2020:
2ª fase 2020:
Outros exames entre 1997 e 2019.

Coisas a não esquecer:

1) Indica de forma legível a versão da prova!
2) Para cada resposta, identifica o grupo e o item.
3) Apresenta apenas uma resposta para cada item. Se existirem 2 respostas apenas a primeira é considerada.
4) Se tiveres dúvidas sobre as cotações dos itens, elas encontram-se no final do enunciado da prova.

Informação escrita e atualizada a 30 de junho de 2021.

Última edição:
Bom dia, acham que isto era resposta para 0 pontos? Ver anexo 20577
Olá! Não sei qual era a questão em si, nem como estava formulada a pergunta. Contudo, costumas começar as tuas respostas por “Ora bem”? Não sou professora e a minha opinião vale o que vale, mas acho que começar assim uma resposta não é o mais correto. Não quero que te ofendas! O ano passado uma colega minha teve uma resposta cotada com zero pontos, pois respondeu pela negativa e @ professor@ não lhe deu cotação nenhuma. Claro que depois ela reclamou e subiu 8 décimas. Algo do género, em vez de ela dizer que “a tartaruga é linda” ela disse “a tartaruga não é feia”.
Pode nem ter nada a ver mas pronto ahahhaha

A diminuição da pressão acontece porque o numero de moléculas é menor. O volume mantém-se.
Mas um dos tópicos é mesmo relacionar o volume com a pressão
Olá! Não sei qual era a questão em si, nem como estava formulada a pergunta. Contudo, costumas começar as tuas respostas por “Ora bem”? Não sou professora e a minha opinião vale o que vale, mas acho que começar assim uma resposta não é o mais correto. Não quero que te ofendas! O ano passado uma colega minha teve uma resposta cotada com zero pontos, pois respondeu pela negativa e @ professor@ não lhe deu cotação nenhuma. Claro que depois ela reclamou e subiu 8 décimas. Algo do género, em vez de ela dizer que “a tartaruga é linda” ela disse “a tartaruga não é feia”.
Pode nem ter nada a ver mas pronto ahahhaha
Não 😅 Nem sei porque a comecei assim

• Haha
Reactions: iamsuzym
Mas um dos tópicos é mesmo relacionar o volume com a pressão

A questão é que uma diminuição do volume causa um aumento da pressão - isto está nos critérios e está correto;
Dizer que o sistema, para restabelecer o estado de equilíbrio irá aumentar o volume para diminuir a pressão, que é o que disseste na resposta, é que está mal. De forma a voltar ao estado de equilíbrio o sistema irá favorecer uma ou outra reação, não “mexendo” no volume. Acho que assim fica mais claro

Boa tarde! Alguém sabe onde posso encontrar a resolução dos exames de épocas especiais?
Estou a estudar para a segunda fase e por isso estou a realizá-los neste momento.

Boa tarde! Alguém sabe onde posso encontrar a resolução dos exames de épocas especiais?
Estou a estudar para a segunda fase e por isso estou a realizá-los neste momento.
A resolução oficial é possível encontrar nos livros do IAVE. Outras resoluções são feitas por diversas pessoas. Aqui no uniarea, fiz algumas, relativas aos exames de 2020 e 2021.

A resolução oficial é possível encontrar nos livros do IAVE. Outras resoluções são feitas por diversas pessoas. Aqui no uniarea, fiz algumas, relativas aos exames de 2020 e 2021.

Obrigada pela atenção! As resoluções também estão na Escola virtual, e reparei agora que a minha professora disponibilizou também da época especial. Tenho o problema resolvido :)

Estive a ler o enunciado deste exame e parece-me bastante mais simples e direto comparativamente ao da 1ª fase, que exigia uma maior interpretação das situações. Contudo, não fiz o exame pelo que a minha perspetiva pode não ser a mais real: quem fez o que achou?

• Like
Reactions: Tigas Tigas
Estive a ler o enunciado deste exame e parece-me bastante mais simples e direto comparativamente ao da 1ª fase, que exigia uma maior interpretação das situações. Contudo, não fiz o exame pelo que a minha perspetiva pode não ser a mais real: quem fez o que achou?
O grau de dificuldade para mim foi muito semelhante. De qualquer forma correu melhor este e espero um 17 ou próximo (no outro tive 16).

• Like
  • Fabulous
Reactions: davis and floater3
Sinceramente, achei mais difícil. As perguntas mais difíceis eram substancialmente mais exigentes do que as da 1°fase e não achei que houvessem perguntas obrigatórias tão "dadas" como na 1°fase. No entanto, devo tirar 19 se forem simpáticos na correção xD

• Like
Reactions: floater3