Exame Nacional Física - Química 2020/2021

Rawyurs

Membro
Matrícula
6 Agosto 2020
Bom dia,
No secundário optei pelo curso de Ciências e Tecnologias, no 10º / 11º anos com Física e Química e Biologia e Geologia. No ano letivo passado 2019/2020 , realizei os exames de ambas as disciplinas, uma vez que ainda não tinha bem em mente de que curso pretendia seguir na universidade. Consegui uma ótima nota a Biologia e Geologia porém a Física e Química foi bastante baixa e maioria das opções que eu gostava de seguir pede esse exame. Então, pretendo realizar novamente este ano o exame de Física e Química como me aconselham a estudar? O meu método de estudo não funcionou bem então se possível se me puderem aconselhar / dar dicas de como o devo fazer agradecia.

E já agora que livros me aconselham para rever a matéria / realização de exercícios? Não queria cometer o mesmo erro então por onde devo começar a estudar? Teoria e depois aplicar?

Fico no aguardo.

Bom dia,
No secundário optei pelo curso de Ciências e Tecnologias, no 10º / 11º anos com Física e Química e Biologia e Geologia. No ano letivo passado 2019/2020 , realizei os exames de ambas as disciplinas, uma vez que ainda não tinha bem em mente de que curso pretendia seguir na universidade. Consegui uma ótima nota a Biologia e Geologia porém a Física e Química foi bastante baixa e maioria das opções que eu gostava de seguir pede esse exame. Então, pretendo realizar novamente este ano o exame de Física e Química como me aconselham a estudar? O meu método de estudo não funcionou bem então se possível se me puderem aconselhar / dar dicas de como o devo fazer agradecia.

E já agora que livros me aconselham para rever a matéria / realização de exercícios? Não queria cometer o mesmo erro então por onde devo começar a estudar? Teoria e depois aplicar?

Fico no aguardo.
Olá! 🙂

Como estudaste para o exame no ano passado? Posso dizer-te que, no meu caso, estudei Física (10º e 11º) e depois Química (10º e 11º). Optei por deixar Química para o fim porque não me sentia tão confortável e assim a matéria ficava "mais fresca" para o exame. Basicamente o que eu fiz foi dedicar uma semana a cada capítulo de matéria: passava uma leitura rápida para me relembrar da teoria e depois só fazia exercícios, conferia com as soluções e colocava, muitas vezes, dúvidas aqui no Uniarea. Fazer exercícios, por si só, não ajuda muito. É mesmo muito importante entender bem o que está a ser feito, por isso, sempre que não perceberes algum, não hesites em colocares as dúvidas ao teu professor ou aqui no fórum. Os exercícios que fiz eram do livro de preparação para o exame da Raiz Editora. Devo dizer-te que este livro tem exercícios muito "fora da caixa" e por vezes é assustador olhar para eles porque parece que não conseguimos fazer nenhum... Assim sendo, só o recomendo se já estiveres confortável com a disciplina, caso contrário, talvez devas optar por outro.

Terminei os exercícios todos do livro que referi quando faltavam cerca de 2-3 semanas para o exame. Durante o tempo que restava apenas resolvi exames nacionais (todas as fases, de 2008 a 2019). Talvez te pareça demasiado trabalho, contudo, tudo depende dos objetivos de cada um. Eu queria mesmo tirar uma nota elevada, por isso, comecei a estudar cedo e esforcei-me bastante para (tentar) garantir que nada falhava.

Ainda assim, é importante entender que aquilo que funcionou comigo poderá não funcionar contigo. Deves analisar bem aquilo que falhou e entender a razão pela qual erraste determinados exercícios no exame: é uma questão de interpretação? Caíste nas "ratoeiras"? Não tens facilidade em "manipular" fórmulas? Sabes resolver problemas com a calculadora gráfica? Se perceberes aquilo que falhou talvez consigas encontrar uma solução mais específica para o problema.

Boa sorte! 😉

@floater3

Agradeço imenso o tempo que disponibilizas-te para partilhares comigo o teu método. Estou a pensar fazer algo semelhante, de agora em diante rever a matéria / fazer exercícios para conseguir obter uma boa nota. Uma vez que, agora ainda tenho aulas de outras disciplinas, ou seja, ainda preciso de me preparar também para testes ao longo deste meses até ao exame como me aconselhas a gerir o tempo? ( Eu penso que esse é o meu maior problema, há dias que estudo muitas horas e outros não consigo focar-me e acabo por pouco fazer.) E já agora que outro livro recomendas para além do da Raiz? Uma falha minha também é fazia resumos da matéria e penso que não foi uma boa ajuda provavelmente se tivesse feito mais exercícios estaria melhor preparado.

@floater3

Agradeço imenso o tempo que disponibilizas-te para partilhares comigo o teu método. Estou a pensar fazer algo semelhante, de agora em diante rever a matéria / fazer exercícios para conseguir obter uma boa nota. Uma vez que, agora ainda tenho aulas de outras disciplinas, ou seja, ainda preciso de me preparar também para testes ao longo deste meses até ao exame como me aconselhas a gerir o tempo? ( Eu penso que esse é o meu maior problema, há dias que estudo muitas horas e outros não consigo focar-me e acabo por pouco fazer.) E já agora que outro livro recomendas para além do da Raiz?
Se tens dificuldade em gerir o tempo, então talvez seja boa ideia definir horários. Podes, por exemplo, reservar 1 ou 2 horas todos os dias para estudar para o exame. Devo confessar, ainda assim, que o meu tempo não dava para tudo e às vezes ficava das 9h às 23h a estudar (aulas síncronas, assíncronas e estudo para os exames). De qualquer modo, leva as coisas com calma e não stresses muito. Tenho a certeza que, apesar de tudo, deves ter tempo disponível. Para além disso, ainda falta bastante para o exame e não precisas de fazer um estudo muito rápido; vai com calma.

Em relação a outro livro, não consigo aconselhar-te porque não experimentei mais nenhum. Fiz alguns do livro da Porto Editora porque o meu professor nos pedia para fazer em aula mas diria que são igualmente bons mas mais "comuns". Talvez seja uma boa opção caso não estejas tão confortável com a disciplina.

Em relação às dúvidas, e porque vi que publicaste uma há uns tempos e ninguém respondeu, deveras colocá-las no tópico adequado para o efeito: Física e Química A - Dúvidas e apontamentos

Bom estudo! 🙂

Bom dia,

Queria saber se já saíram as matrizes para o exame de Fisica e Quimica A deste ano... e de alguns conselhos para como começar a estudar e como estudar para este exame, dado que não estou em contato com a grande maioria da matéria há 2 anos e meio.

Olá, eu também estou numa situação complicada, já não tenho físico química há 3 anos, entrei na universidade só com biologia mas quero trocar de curso e é necessário o exame de fq, acham que vai ser muito difícil? Uma vez que tenho de terminar este ano e conseguir fazer o exame também. Mais alguém numa situação parecida?

Olá, eu também estou numa situação complicada, já não tenho físico química há 3 anos, entrei na universidade só com biologia mas quero trocar de curso e é necessário o exame de fq, acham que vai ser muito difícil? Uma vez que tenho de terminar este ano e conseguir fazer o exame também. Mais alguém numa situação parecida?
Como correu o exame de fq? Vais conseguir? :)