Olá!
Eu também estou no 11° ano e vou para o exame de FQ A. Contudo, não sei qual o melhor livro de preparação para o exame uma vez que, até agora, só encontrei em PDF o da LeYa. De qualquer das formas, disponibilizo esse.
Quanto a técnicas, também não sei se a que vou usar é a mais eficaz, porém, acho que não faz mal partilhá-la. Primeiro que tudo, vou fazer um estudo teórico capítulo a capítulo que dividirei em cinco partes: leitura do caderno; leitura do manual de preparação para o exame; realização de apontamentos/resumos; leitura do manual e realização de notas em post-it caso falte algum detalhe em relação ao livro para o exame. Depois desse processo, farei alguns exercícios sobre as matérias em que tenho mais dúvidas. Mais tarde, quando acabar a Química do 10° ano, a Física do 10° ano, a Física do 11° ano ou a Química do 11° ano farei as fichas globais do livro de preparação e talvez voltarei a fazer os testes, isto só se vir que tenho tempo. Posteriormente, passarei à realização dos exames nacionais em si, sempre do mais recente para o mais antigo. À medida que faço isto, tentarei sempre esclarecer as minhas dúvidas e ver os materiais que a professora me deu ao longo dos dois anos, ou mesmo materiais encontrados por mim ou pelos meus colegas. Além disso, tentarei explicar a matéria para mim mesma com frequência, tal como se estivesse a dar uma aula. Também irei a todas as aulas de preparação para o exame, de modo a esclarecer as minhas dúvidas, ouvir as dos outros e/ou fazer mais exercícios.
Espero que tenha sido útil e desejo-te muito boa sorte para atingires esse tão desejado 20.
Ah! Diz-me apenas o teu email, de modo que te possa emviar o livro de preparação para o exame de FQ A de 2020 da Leya.