Exame Nacional - MAT A | Erros |

 

Pedro D. Jesus

O Amoroso
Matrícula
18 Julho 2018
Mensagens
1,217
Curso
Matemática
Instituição
UMa
Boas. Gostaria que alguém me ajudasse ao dizer quais os tipos de erros devo evitar para não levar cortes na pontuação no exame. Erros de escrita, ou erros científicos, qualquer erro que faça com que perca pontos.
 
É esses erros são tramados!! 😂 O meu filho comete erros desses com frequência e está a frequentar a licenciatura de matemática pura. O mais difícil não erra, mas depois nas contas mais fáceis dá erros como 5+5=25! 😂
 
É esses erros são tramados!! 😂 O meu filho comete erros desses com frequência e está a frequentar a licenciatura de matemática pura. O mais difícil não erra, mas depois nas contas mais fáceis dá erros como 5+5=25! 😂
Secalhar eu sou o teu filho 😮 Eu também pretendo ir para licenciatura de matemática. Mas isso acho que já todos do uniarea já sabem 😅😂😂😂
 
Boas. Gostaria que alguém me ajudasse ao dizer quais os tipos de erros devo evitar para não levar cortes na pontuação no exame. Erros de escrita, ou erros científicos, qualquer erro que faça com que perca pontos.
Olá! Em primeiro lugar sugiro a leitura atenta dos critérios de avaliação do ano passado, onde tem a tabela onde é apresentada a situação e como o examinador procede.

1. Existem alguns erros científicos que retiram pontos. Alguns exemplos que me lembro:
- ter cuidado com as diferentes notações para segmento de reta, reta, semi reta,...
- ter cuidado com negações!!! O contrário de nenhum é existe pelo menos um (para o caso das probabilidades)
- não se enganar no seno e cosseno de ângulos conhecidos...
- se por ventura precisarem de criar uma função para alguma demonstração ou alguma coisa do genero, indiquem o dominio
- indo de encontro à anterior, vejo mts erros no cálculo de domínio de funções... quer seja na parte de resolução de desigualdades ou não conhecendo "os pontos problema"
- cuidado ao escrever justificações. Vejam se as vossas frases fazem sentido (a nível sintático), além de claro, fazerem sentido a nível matemático ( não falem de proposições que não existem // quando falarem de uma proposição cuidado para apresentarem as condições necessárias corretas)

2. Cuidado nas derivações. Principalmente as que envolvem raízes (são as que eu verifico a maior parte dos erros). A minha dica é tratar por exemplo raiz cubida de x como x^(1/3).

3. Na parte de contagem ter em atenção se tem repetição ou não

4. Quando precisarem de criar um ponto, ou uma função, ... o que seja, DEIXEM BEM CLARO O QUE CRIARAM. Já corrigi tanto exercício em que apareciam pontos do nada (principalmente na parte de geometria)...

5. Na parte das assintotas, eu relembro que quando estudais assintotas verticais tendes de explicar a existência em determinado ponto e só nesse ponto (ou nesses pontos...)... exemplo: 1/x tem assintota vertical em x=0 e unicamente neste ponto pois, a função é continua em R\{0} e lim x -> 0 1/x = +/- inf

6. Responder ao que perguntam... por exemplo, se perguntarem para que valor é que uma certa função é maximizada, tendes de apresentar o x. Se perguntarem qual o maximo tendes de apresentar f(x)

De momento n me lembro de mais erros comuns... mas a dica é, ler com calma e fazer com calma. O tempo é suficiente. Boa sorte :)
 
- ter cuidado com as diferentes notações para segmento de reta, reta, semi reta,...
Vector é AB com um tracinho por cima, segmento de reta é [AB], reta pode ser só AB e um tracinho por cima, mas sem aquela setinha, como nos vetores. Estou certo? Semi reta é que já não sei como se escreve 😅
 
Vector é AB com um tracinho por cima, segmento de reta é [AB], reta pode ser só AB e um tracinho por cima, mas sem aquela setinha, como nos vetores. Estou certo? Semi reta é que já não sei como se escreve 😅
AB com tracinho por cima representa o comprimento de [AB]...
Semireta metes a primeira letra onde começa e colocas um ponto em cima dessa letra e dps metes outro ponto da semireta qualquer... exemplo ÅB é a semireta que começa em A e passa por B
 
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AB com tracinho por cima representa o comprimento de [AB]...
Semireta metes a primeira letra onde começa e colocas um ponto em cima dessa letra e dps metes outro ponto da semireta qualquer... exemplo ÅB é a semireta que começa em A e passa por B
O tracinho por cima do primeiro que disse, esqueci me de dizer com a setinha à direita, isto: [math]\overrightarrow{AB}[/math] O vetor. Então acho que tou bem acerca disso. Já agora, nas tabelas da monotonia de uma função, quando tem alguma constante que não pertence ao domínio, qual é a melhor formar de preencher essa coluna? Nas resoluções da IAVE tem escrito n.d. e depois à direita da tabela "n.d. - não definido". Recomendas fazer o mesmo ou nem por isso?
 
O tracinho por cima do primeiro que disse, esqueci me de dizer com a setinha à direita, isto: [math]\overrightarrow{AB}[/math] O vetor. Então acho que tou bem acerca disso. Já agora, nas tabelas da monotonia de uma função, quando tem alguma constante que não pertence ao domínio, qual é a melhor formar de preencher essa coluna? Nas resoluções da IAVE tem escrito n.d. e depois à direita da tabela "n.d. - não definido". Recomendas fazer o mesmo ou nem por isso?
Eu referia me ao segundo tracinho por cima que te referias "reta pode ser só AB e um tracinho por cima, mas sem aquela setinha, como nos vetores"...
Acho que é indiferente... eu na altura punha uns tracinhos e n descontaram por isso. Mas podes sempre por nd como garantia...
 
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Eu referia me ao segundo tracinho por cima que te referias "reta pode ser só AB e um tracinho por cima, mas sem aquela setinha, como nos vetores"...
Acho que é indiferente... eu na altura punha uns tracinhos e n descontaram por isso. Mas podes sempre por nd como garantia...
Ahhhh ok.
 
Têm algum truque para resolver limites? Eu sinto que por mais exercícios que faça, continuo tipo um burro a olhar para um palácio :/
Às vezes faço uma página inteira para um limite e depois quando vejo a resolução, só mudam a variável e resolvem aquilo em 5 passos
Estou um bocado no desespero :c
 
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Têm algum truque para resolver limites? Eu sinto que por mais exercícios que faça, continuo tipo um burro a olhar para um palácio :/
Às vezes faço uma página inteira para um limite e depois quando vejo a resolução, só mudam a variável e resolvem aquilo em 5 passos
Estou um bocado no desespero :c
Eu nem te sei responder a isso. Quando faço limites, ou faço de forma natural sem pensar ou então olho para o formulário e penso qual é o limite notável mais próximo a isso. Também há aquelas situações que experimento mudar o x pela constante em que o x está a tender para ver se há indeterminações ou não, esse é o passo mais importante. Ver sempre se há indeterminações ou não.
 
Eu nem te sei responder a isso. Quando faço limites, ou faço de forma natural sem pensar ou então olho para o formulário e penso qual é o limite notável mais próximo a isso. Também há aquelas situações que experimento mudar o x pela constante em que o x está a tender para ver se há indeterminações ou não, esse é o passo mais importante. Ver sempre se há indeterminações ou não.
Quando aprenderes a regra de L'Hôpital para certos limites com quocientes não vais querer outra coisa. A @Cristiana Matos que o confirme. 😂😂😂
 
Quando aprenderes a regra de L'Hôpital para certos limites com quocientes não vais querer outra coisa. A @Cristiana Matos que o confirme. 😂😂😂
Está mais que confirmado 🤣
Infelizmente, se fosse lecionado no secundário, os alunos não teriam tanta noção do que é um limite e o seu significado. 🙃
 
Quando aprenderes a regra de L'Hôpital para certos limites com quocientes não vais querer outra coisa. A @Cristiana Matos que o confirme. 😂😂😂
Por acaso sei o que é. Não aprendemos no secundário porque essa regra basicamente dá saltinhos nos limites todos 😂 Mas até que gosto de fazer, no geral, à exceção de alguns, os limites.
 
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Têm algum truque para resolver limites? Eu sinto que por mais exercícios que faça, continuo tipo um burro a olhar para um palácio :/
Às vezes faço uma página inteira para um limite e depois quando vejo a resolução, só mudam a variável e resolvem aquilo em 5 passos
Estou um bocado no desespero :c
Olá. É preciso um pouco de intuição. Mas vou tentar dar algumas dicas:

- se tiveres o limite de x a tender para um numero real (a) normalmente tens de fzr uma mudança de variável do tipo y=x-a
- se tiveres logaritmos simplifica a expressão e vê se chegas a algum limite notável
- se tiveres exponenciais e indeterminação, a primeira coisa a pensar é no limite notável
- se conseguires por por exemplo 1/x em evidencia tenta fzr uma m.v y=1/x...

Esses são alguns cuidados que eu tenho no inicio anyes de resolver um limite... uma coisa que ajuda é teres mais ou menos noção do comportamento de funcoes... por exemplo....
Lim x tende para + inf (e^x - 3)/ x^2.... o denominador cresce mais depressa que o numerador... isto sugere que o limite será infinito...
N stresses mt com isso. É raro aparecer para calcular o limite de uma função mt complicada... :)
 
N stresses mt com isso. É raro aparecer para calcular o limite de uma função mt complicada... :)
Verdade. A maioria dos limites que vem nos exames é fácil. Costuma vir sempre pelo menos um se não estou em erro de fazer limite de uma sucessão e é tão simples que faço aquilo sem pensar.
 
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