Boas. Gostaria que alguém me ajudasse ao dizer quais os tipos de erros devo evitar para não levar cortes na pontuação no exame. Erros de escrita, ou erros científicos, qualquer erro que faça com que perca pontos.
Olá! Em primeiro lugar sugiro a leitura atenta dos critérios de avaliação do ano passado, onde tem a tabela onde é apresentada a situação e como o examinador procede.
1. Existem alguns erros científicos que retiram pontos. Alguns exemplos que me lembro:
- ter cuidado com as diferentes notações para segmento de reta, reta, semi reta,...
- ter cuidado com negações!!! O contrário de nenhum é existe pelo menos um (para o caso das probabilidades)
- não se enganar no seno e cosseno de ângulos conhecidos...
- se por ventura precisarem de criar uma função para alguma demonstração ou alguma coisa do genero, indiquem o dominio
- indo de encontro à anterior, vejo mts erros no cálculo de domínio de funções... quer seja na parte de resolução de desigualdades ou não conhecendo "os pontos problema"
- cuidado ao escrever justificações. Vejam se as vossas frases fazem sentido (a nível sintático), além de claro, fazerem sentido a nível matemático ( não falem de proposições que não existem // quando falarem de uma proposição cuidado para apresentarem as condições necessárias corretas)
2. Cuidado nas derivações. Principalmente as que envolvem raízes (são as que eu verifico a maior parte dos erros). A minha dica é tratar por exemplo raiz cubida de x como x^(1/3).
3. Na parte de contagem ter em atenção se tem repetição ou não
4. Quando precisarem de criar um ponto, ou uma função, ... o que seja, DEIXEM BEM CLARO O QUE CRIARAM. Já corrigi tanto exercício em que apareciam pontos do nada (principalmente na parte de geometria)...
5. Na parte das assintotas, eu relembro que quando estudais assintotas verticais tendes de explicar a existência em determinado ponto e só nesse ponto (ou nesses pontos...)... exemplo: 1/x tem assintota vertical em x=0 e unicamente neste ponto pois, a função é continua em R\{0} e lim x -> 0 1/x = +/- inf
6. Responder ao que perguntam... por exemplo, se perguntarem para que valor é que uma certa função é maximizada, tendes de apresentar o x. Se perguntarem qual o maximo tendes de apresentar f(x)
De momento n me lembro de mais erros comuns... mas a dica é, ler com calma e fazer com calma. O tempo é suficiente. Boa sorte :)