Exame Nacional Matemática B 735 2020

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Informações sobre este exame nacional:
  • Informação-Prova 2020: aqui + adenda de 8 de junho.
  • Material: caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta. É permitido o uso de régua, compasso, esquadro, transferidor e calculadora gráfica. Não é permitido o uso de corretor. Não te esqueças de levar o cartão de cidadão e máscara. 😷
  • Calculadoras gráficas permitidas: aqui.
  • Duração: 150 minutos + 30 minutos tolerância.
  • Apontamentos: aqui.
  • Exames e critérios de classificação de anos anteriores: aqui.
Distribuição das cotações entre as perguntas obrigatórias e as perguntas opcionais:

1ª Fase:

1594166346722.png

2ª Fase:

1598097341616.png

Coisas a não esquecer:

1) Para cada resposta, identifica o grupo e o item.
2) Apresenta apenas uma resposta para cada item. Se existirem 2 respostas apenas a primeira é considerada.
3) Se tiveres dúvidas sobre as cotações dos itens, elas encontram-se no final do enunciado da prova.

Informação escrita e atualizada a 7 de julho de 2020.

Última edição:

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018

majm22

Membro Veterano
Matrícula
25 Outubro 2015
Como já disse, terminei o secundário em 2017 e este ano decidi realizar o exame nacional de matemática B. No secundário tive e realizei o exame de Matemática A, que obti um 11.5. Iniciei o estudo no final de Abril e como nunca tive esta disciplina comprei o livro da Porto Editora para me orientar e fui estudando capítulo a capítulo, quando terminei tudo avancei para os exames e realizei todos entre 2006 e 2019 (1ºf, 2ºf, EE), sendo que neste momento já estou a repetir os exames. Sinto-me totalmente pronto, mas o exame é só daqui a 1 mês, o que sugerem que faça ao longo deste último mês? Tenho feito/repetido 2/3 exames diariamente.

KikoMed

Membro Veterano
Matrícula
31 Julho 2019
Curso
Medicina
Instituição
ICBAS
Uau um topico para matematica B já não me sinto tão abandonado 😂 .Olha eu sugiro se calhar que tentes ver os manuais do novo espaço que são os manuais com que se aprende mat B em na escola. Se os arranjares agora tens mais que tempo para ver os manuais de 10/11 inteiros

• Haha
Reactions: costa20

de jong

Membro
Matrícula
30 Abril 2019
Boas, também vou fazer o exame MatB e também tive MatA no secundário, tive 13,7 no exame no ano passado, mas não foi suficiente para entar no curso que queria. Também já fiz os exames todos de 2006 a 2019 e os testes intermedios que estão no matabsolutamente.E agora estou a fazer os exercicios de cada capitulo do livro da Porto Editora. Acho que me sinto preparado, realmente é muito básico comparando com a matemática A, só tenho é medo que saia estatística, é que foi a única matéria que não dei em Mat A. E eu que tenho de ter pelo menos um 17 para "assegurar" vaga no curso que quero.

Cristiana Matos

Membro Veterano
Matrícula
28 Agosto 2019
Curso
Matemática
Instituição
Fcup
Boas,
alguém tem resumos da matéria de matemática B ou onde posso encontrar?
obrigado
Olá, tudo bem? Infelizmente n conheço nenhum recurso para matemática B mas aconselho te a veres resumos de matemática A e escolheres os topicos que são abordados em matB. Mas n te fiques so pelo resumo. Procura alguns exercícios sobre os tópicos porque matemática só funciona treinando. Entretanto, se tiveres alguma dúvida específica podes perguntar-me :) Boa sorte no estudo

André_99

Membro
Matrícula
28 Março 2017
Finalmente encontrei um tópico de Mat B! Também completei Mat A no secundário em 2017, só que posso entrar no curso que quero com Mat B.

Alguém me sabe dizer quando foi a última vez que o programa mudou? É que estive a estudar por um livro de preparação p exame de 2013.

KikoMed

Membro Veterano
Matrícula
31 Julho 2019
Curso
Medicina
Instituição
ICBAS
Finalmente encontrei um tópico de Mat B! Também completei Mat A no secundário em 2017, só que posso entrar no curso que quero com Mat B.

Alguém me sabe dizer quando foi a última vez que o programa mudou? É que estive a estudar por um livro de preparação p exame de 2013.
Fiz exames desde 2008 e não percebi nenhuma alteração do programa e consegui fazer sempre tudo.... acho que não faz muita diferença :)

• Like
Reactions: André_99

de jong

Membro
Matrícula
30 Abril 2019
Alguém me pode esclarecer aqui uma dúvida?
Nos critérios do exame de 2019 1ºfase no exercicio 5.2 , como faço mesmo para "completar" a primeira etapa?
https://mat.absolutamente.net/joomla/images/recursos/exames/sec/mat_b/2019_f1_c.pdf
Eu no caderno, só pus a partir da terceira etapa. Ao escrever a expressão não implico que sei o que diz na primeira etapa? (É QUE VALE 4 PONTOS) Ou tenho mesmo que escrever por extenso que " Reconheço que se trata de termos consecutivos de uma progressão geométrica".
Estes critérios confundem-me algumas vezes, eu que estou a lutar para o 20 não posso falhar nada.

KikoMed

Membro Veterano
Matrícula
31 Julho 2019
Curso
Medicina
Instituição
ICBAS
Alguém me pode esclarecer aqui uma dúvida?
Nos critérios do exame de 2019 1ºfase no exercicio 5.2 , como faço mesmo para "completar" a primeira etapa?
https://mat.absolutamente.net/joomla/images/recursos/exames/sec/mat_b/2019_f1_c.pdf
Eu no caderno, só pus a partir da terceira etapa. Ao escrever a expressão não implico que sei o que diz na primeira etapa? (É QUE VALE 4 PONTOS) Ou tenho mesmo que escrever por extenso que " Reconheço que se trata de termos consecutivos de uma progressão geométrica".
Estes critérios confundem-me algumas vezes, eu que estou a lutar para o 20 não posso falhar nada.
Quando não te dizem que tipo de progressão é , eu identifico sempre que é uma progressão aritmética ou geométrica e faço o calculo da razão ,consoante o tipo de progressão que for, para justificar

de jong

Membro
Matrícula
30 Abril 2019
Quando não te dizem que tipo de progressão é , eu identifico sempre que é uma progressão aritmética ou geométrica e faço o calculo da razão ,consoante o tipo de progressão que for, para justificar
Obrigado pelo esclarecimento. Já agora, alguém tem material para estudar sem ser exames e o livro de preparação para o exame da Porto editora? É que já fiz completamente tudo, já me sinto confortável com tudo, mas tenho que fazer mais pois este exame é o tudo ou nada.

falexa

Membro Caloiro
Matrícula
22 Novembro 2018
Boa tarde,

Vou fazer o exame de Matemática B e Matemática Aplicada às Ciências Sociais este ano, alguém me poderia dizer o que costuma sair mais nos exames?
A quem responder, muito obrigada!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Foi adicionada uma publicação inicial a este tópico com as informações-chave e coisas a não esquecer para este exame, bem como foi movido para a nova secção especial dedicada aos exames nacionais 2020. Boa sorte a todos! 🤞

majm22

Membro Veterano
Matrícula
25 Outubro 2015
Como vão os últimos dias de estudo da malta que vai ao exame de matemática B?!
Está quase.. 🙏🙏

de jong

Membro
Matrícula
30 Abril 2019
Acham que o IAVE irá facilitar também no exame de MatB? Pelo que parece, este ano todos os exames estão a ser relativamente mais fáceis do que os do ano passado. Eu fiz o de PT e também achei isso. Se for um exame de dificuldade idêntica ao do ano passado não me importava, já que era bem fácil.

• Like

André_99

Membro
Matrícula
28 Março 2017
Boas caros colegas!
Conseguem me dizer a partir de que ano houve exames da época especial para Mat B? O mais antigo que encontrei foi em 2011.

Outras dúvidas que tenho sobre esta disciplina:
- Para indicar o coeficiente de correlação linear, é sempre para ir à calculadora ver com as listas ou podem pedir cálculos?
- Quais as fórmulas que têm decorado p encontrar os quartis e a mediana? Não entendi bem pelo livro que tenho, e estatística é a minha área menos forte

- E uma pergunta + geral, visto que esta disciplina é muito baseada no uso da calculadora gráfica, (e para os que só tiveram Matemática A como eu) que funcionalidades "novas" tiveram que aprender para resolver exercicios de Matemática B? (tipo calcular as correlações, encontrar a probabilidade da distribuição normal na calculadora..)

Obrigado 😄
Mensagem fundida automaticamente:

Acham que o IAVE irá facilitar também no exame de MatB? Pelo que parece, este ano todos os exames estão a ser relativamente mais fáceis do que os do ano passado. Eu fiz o de PT e também achei isso. Se for um exame de dificuldade idêntica ao do ano passado não me importava, já que era bem fácil.
Sinceramente parece-me que a dificuldade costuma ser sempre muito semelhante, o que eu acho que nos beneficia este ano é o facto de em Matemática B podermos errar 3 perguntas (das opcionais) de "borla" e ainda ter um belo 20

KikoMed

Membro Veterano
Matrícula
31 Julho 2019
Curso
Medicina
Instituição
ICBAS
sinceramente eu acho que os exames mais recentes têm sido mais faceis (de matematica B)
Mensagem fundida automaticamente:

Boas caros colegas!
Conseguem me dizer a partir de que ano houve exames da época especial para Mat B? O mais antigo que encontrei foi em 2011.

Outras dúvidas que tenho sobre esta disciplina:
- Para indicar o coeficiente de correlação linear, é sempre para ir à calculadora ver com as listas ou podem pedir cálculos?
- Quais as fórmulas que têm decorado p encontrar os quartis e a mediana? Não entendi bem pelo livro que tenho, e estatística é a minha área menos forte

- E uma pergunta + geral, visto que esta disciplina é muito baseada no uso da calculadora gráfica, (e para os que só tiveram Matemática A como eu) que funcionalidades "novas" tiveram que aprender para resolver exercicios de Matemática B? (tipo calcular as correlações, encontrar a probabilidade da distribuição normal na calculadora..)

Obrigado 😄
Para indicar o coeficiente de correlação linear, com base num exercicio em que pedia isso de exame, só tens que o apresentar como outro dado estatistico que tirares da calculadora. Para chegar a mediana ou a um quartil eu faço de forma intuitiva..divido a amostra por dois e a mediana está entre esse valor e o proximo se N for par, se N for impar esse valor será a mediana

Última edição:
  • Like