- Matrícula
- 21 Junho 2019
Bom dia! Pretendo fazer o exame de matA e mat B, porém é a mesma hora no mesmo dia. Na 1ª fase de exames tenho de me inscrever nos 2 para puder fazer mat B na 2ª fase? Obrigada
A prova de Mat A costuma servir para todos os cursos que pedem provas de Matemática. Caso o curso confirme isto, não poderás aceder à 2a fase de Mat B contando como 1a fase em prova de ingresso.Bom dia! Pretendo fazer o exame de matA e mat B, porém é a mesma hora no mesmo dia. Na 1ª fase de exames tenho de me inscrever nos 2 para puder fazer mat B na 2ª fase? Obrigada
De certeza?A prova de Mat A costuma servir para todos os cursos que pedem provas de Matemática. Caso o curso confirme isto, não poderás aceder à 2a fase de Mat B contando como 1a fase em prova de ingresso.
Sim, sempre que uma prova de ingresso engloba mais do que um exame para um mesmo código, a regra de fazeres um exame de 2ª fase a contar para a 1ª não se aplica. É igual a ordem pela qual farias os exames, o que releva é que se ambas servem igualmente para concorreres ao curso, não podes fazer o 2º a contar para a 1ª fase. Encontras uma informação semelhante, por exemplo, nesta resposta: Exames coincidem no mesmo diaDe certeza?
Post automatically merged:
E o contrário, fazer mat B na 1ª e mat A na segunda?
No caso de sobreposição, para realizar os dois, és obrigado a realizar na 1ª fase aquele que é do teu plano de estudos.Mas e se o exame não for do meu plano de estudos, (vim de ct)?
Bom dia! Pretendo fazer o exame de matA e mat B, porém é a mesma hora no mesmo dia. Na 1ª fase de exames tenho de me inscrever nos 2 para puder fazer mat B na 2ª fase? Obrigada
Não. Na 1ª fase conta Mat. A.no caso de medicina no Porto,pede 16 matemática e vim de ct, se fizer mateA na 1 fase, me inscrever em matA e matB, matB na segunda fase conta como 1 fase?
Preciso mesmo de saber isto pois tenho de me inscrever nos exames e não sei se preciso ou tenho ou me serve de alguma coisa inscrever nos 2
Não percebo nada, a malta da inspiring future diz que sim, no guia dos exames não explica nada de jeito… o Que faco?Não. Na 1ª fase conta Mat. A.
Está tudo explicado aqui, no guia de exames, https://www.dges.gov.pt/guias/pdfs/GuiaGeralExames2023.pdfNão percebo nada, a malta da inspiring future diz que sim, no guia dos exames não explica nada de jeito… o Que faco?
Aliás, agora que leio isto novamente, como a melhoria de classificação final não é permitida de qualquer modo na 1ª fase do ano de conclusão, para usar apenas como prova de ingresso o exame, se calhar até podes realizar Matemática B na 1ª fase...Quando ocorrer a sobreposição de dois exames no mesmo dia e hora, o aluno inscreve-se e realiza obrigatoriamente na 1.ª fase o exame, para aprovação ou melhoria da classificação final da disciplina apenas para efeitos de acesso ao ensino superior, correspondente à disciplina do seu plano de estudos, devendo inscrever-se para a 2.ª fase no exame não realizado na 1.ª fase.
Os exames realizados na 2.ª fase, referidos nos dois pontos anteriores, são equiparados a exames realizados na 1.ª fase, a menos que satisfaçam a mesma prova de ingresso do exame realizado na 1.ª fase.
Olá, estou exatamente na mesma situação, os do inspiring future disseram que podia fazer matematica B na 1. fase e mat. A na 2 fase, e ambos podiam contar na primeira fase.no caso de medicina no Porto,pede 16 matemática e vim de ct, se fizer mateA na 1 fase, me inscrever em matA e matB, matB na segunda fase conta como 1 fase?
Preciso mesmo de saber isto pois tenho de me inscrever nos exames e não sei se preciso ou tenho ou me serve de alguma coisa inscrever nos 2
Não são eles que mandam, é o guia de exames, e ele diz inequivocamente que não se pode usar um exame da 2ª fase quando se tem um da 1ª fase que satisfaz a mesma prova. Aliás, se se pudesse, isto poderia ser visto como injusto para os alunos que realizaram só o exame da 1ª fase, e que tiveram só 1 tentativa para ter a nota que queriam, face a estudantes com 2 tentativas para tal.Olá, estou exatamente na mesma situação, os do inspiring future disseram que podia fazer matematica B na 1. fase e mat. A na 2 fase, e ambos podiam contar na primeira fase.
Mas então e a tabela da página 32 do Guia de exames?Não são eles que mandam, é o guia de exames, e ele diz inequivocamente que não se pode usar um exame da 2ª fase quando se tem um da 1ª fase que satisfaz a mesma prova. Aliás, se se pudesse, isto poderia ser visto como injusto para os alunos que realizaram só o exame da 1ª fase, e que tiveram só 1 tentativa para ter a nota que queriam, face a estudantes com 2 tentativas para tal.
Lê a página 33.Mas então e a tabela da página 32 do Guia de exames?
é isso que me está a confundir
Os exames realizados na 2.ª fase, referidos nos dois pontos anteriores, são equiparados a exames realizados na 1.ª fase, a menos que satisfaçam a mesma prova de ingresso do exame realizado na 1.ª fase.
Vamos ver se conseguimos atinar com o que diz o Guia:A tabela aplica-se a quem ?
Mas mata não é do mesmo ano de matA...Vamos ver se conseguimos atinar com o que diz o Guia:
Um exame final nacional realizado na 2.ª fase que satisfaça a mesma prova de ingresso de outro
exame realizado na 1.ª fase, do mesmo ano escolar, é considerado uma melhoria de classificação
para essa prova de ingresso, só podendo ser utilizado nesta qualidade na 2.ª fase do concurso
de acesso ao ensino superior.
O que nos diz isto? -> Que um exame (p. ex Mat B) que satisfaça a prova que também inclui Mat A são consideradas melhorias e essa melhoria só contará na 2a fase.
Quando ocorrer a sobreposição de dois exames no mesmo dia e hora, o aluno inscreve-se e
realiza obrigatoriamente na 1.ª fase o exame, para aprovação ou melhoria da classificação final
da disciplina apenas para efeitos de acesso ao ensino superior, correspondente à disciplina do
seu plano de estudos, devendo inscrever-se para a 2.ª fase no exame não realizado na 1.ª fase.
O que diz isto? -> O guia considera ainda a terminologia "antiga" e que voltará daqui a uns anos, em que os alunos iam a exame para aprovação da disciplina (sem ser por terem reprovado). Se o plano de estudos for CT, Mat A é o da 1a fase. Mat B será a 1a fase para os alunos de Artes Visuais.
Quando se verificar a sobreposição a que se refere o ponto anterior, mas entre duas disciplinas
não pertencentes ao plano de estudos do aluno, este, no ato de inscrição para a 1.ª fase, opta
por um dos exames, devendo inscrever-se para a 2.ª fase no exame não realizado na 1.ª fase.
Os exames realizados na 2.ª fase, referidos nos dois pontos anteriores, são equiparados a
exames realizados na 1.ª fase, a menos que satisfaçam a mesma prova de ingresso do exame
realizado na 1.ª fase.
A quem se aplica então aquela tabela em que o aluno realizou os dois exames e pode concorrer com Mat A/Mat B dependendo do código das provas pedidas? A alunos que tenham Mat B no seu plano de estudos (como é o caso se Artes Visuais) que realiza Mat A na 2a fase a contar para a 1a se a prova pedida for a 19. Se for a 16, usam a Mat B na 1a fase.
Sucintamente, tentem pensar que esta regra é praticamente uma forma de recompensar alunos que precisem das duas provas para cursos diferentes, em que um dos cursos engloba Mat A e tenta recompensar-se o aluno que foi fazer essa prova, mas que teve de fazê-la em 2a fase porque para a 1a precisou fazer para concorrer a um curso que peça a prova 16 e precisaria também para um que pede a 19, mas Mat B não dava, por isso aplica-se a Mat A. Ou seja, isto é uma regra para compensar quem vem de planos de estudos que não têm Mat A como disciplina e não o contrário.
O que vos resta então?
Terão de optar: Ou fazem Mat B para concorrerem especificamente ao curso e instituição que aceita esse exame como prova ou fazem a Matemática A. Para o caso de alunos de Medicina, se estão muuuuito confiantes quanto a uma instituição que aceite B, podem fazer a B e não concorrem aos outros, mas essa escolha cabe-vos a vós.
Matemática bMas mata não é do mesmo ano de matA...
Nem tem de ser. Ambos os exames satisfazem "16 Matemática" - como tal, para esta prova de ingresso, a realização dos segundo exame conta como uma melhoria de nota da prova de ingresso.Mas mata não é do mesmo ano de matA...
Matemática b