Exame Oral - Exame Nacional de Espanhol

Matilde Távora

Membro Caloiro
Matrícula
18 Junho 2018
Olá :)

Relativamente à componente oral do exame de espanhol, que se realizará amanhã, alguém que a tenha realizado o ano passado me pode dizer o que esperar?

Obrigada!

Olá :)

Relativamente à componente oral do exame de espanhol, que se realizará amanhã, alguém que a tenha realizado o ano passado me pode dizer o que esperar?

Obrigada!
Olá! Já fui tarde a esta mensagem, podia bem ter respondido pois fiz a minha no dia 17 :(
Como te correu?

Olá! Tenho uma colega que vai fazer a dela na sexta, mas não sabe bem o que esperar. Têm dicas?

Olá! Tenho uma colega que vai fazer a dela na sexta, mas não sabe bem o que esperar. Têm dicas?

Estudar muito bem o vocabulário e treinar com alguém todos os temas que possivelmente irão sair como se estivessem numa oral a sério. Se possível treinar com o par com quem ela vai ficar mesmo, sempre é melhor
Falar devagarinho; quando se enganar corrigir logo a palavra assim eles não descontam pontos por isso

Muito obrigada!
Já agora, se ela estiver a descrever a imagem e não houver muito para dizer, depois de descrever ela pode falar de algo desde que tenha a ver com a imagem (p ex: uma imagem de uma cabeleireira, ela pode descrever e no fim dizer se gosta da profissão ou etc, desde que tenha a ver com a imagem).
No diálogo se ela não chegar aos 4 minutos pode fazer o mesmo. Desde que tenha a ver com o diagrama que lá apresentam

Isto tudo são dicas ditas pela minha professora de espanhol :)

O tempo mínimo é 4 min?
A oral é composta por 3 momentos
A apresentação onde o locutor faz algumas perguntas - Cerca de 1 min ou menos
Descrever uma imagem - Penso que 1 min também
Diálogo - 4 min
Tem de se fazer nesse tempo, ou seja não se pode terminar mais cedo ou fazer mais tempo que isso

Podem me dar umas dicas para aquilo que eles querem ouvir? E como o exame é de iniciação, eles serão mais brandos, não?

Podem me dar umas dicas para aquilo que eles querem ouvir? E como o exame é de iniciação, eles serão mais brandos, não?
O meu também foi de iniciação. O que querem ouvir como assim? Podes ser mais específico?

O meu também foi de iniciação. O que querem ouvir como assim? Podes ser mais específico?
O que é que eles avaliam? Por exemplo, eu sei falar mais ou menos mas a fluência não é tão boa. Eles são muito severos na avaliação? E por exemplo, eles põe uma imagem à nossa frente, achas que dá mais pontinhos extra se dizermos: en esta imagen veo... Este tipo de coisas percebes?
Já agora um pequeno aparte. Naquela pergunta para escrever o tempo correto, eu escrevi bem o tempo, mas falta uma letra em 2 palavras: escrevi pedría e cogría. É descontado não é?
Peço desculpa pela pergunta longa.

Última edição:
O que é que eles avaliam? Por exemplo, eu sei falar mais ou menos mas a fluência não é tão boa. Eles são muito severos na avaliação? E por exemplo, eles põe uma imagem à nossa frente, achas que dá mais pontinhos extra se dizermos: en esta imagen veo... Este tipo de coisas percebes?
Já agora um pequeno aparte. Naquela pergunta para escrever o tempo correto, eu escrevi bem o tempo, mas falta uma letra em 2 palavras: escrevi pedría e cogría. É descontado não é?
Peço desculpa pela pergunta longa.
Penso que avaliam o teu vocabulário (por exemplo, se repetes sempre as mesmas expressões ou se tens um vocabulário variado), uma pronúncia clara das palavras para que estas sejam entendidas (penso que não precisas de falar espanhol excelente mas sim um que eles te consigam perceber), etc.. encontrei estes dois sites para perceberes melhor: http://www.iave.pt/images/Ficheiros...al_de_aplicação-Línguas_estrangeiras-2019.pdf e http://www.iave.pt/images/FicheirosPDF/Docs_Avaliação_Alunos/Alemao_Espanhol_Inic_2anos.pdf :)
Penso que "En esta imagen veo" e frases do genero te dão mais pontinhos porque mostras que sabes falar as frases completas e etc, do que dizer só veo x e y.

Agora, estás a falar da pergunta 2 da Parte B do exame, certo? Se sim, é descontado sim pois tinhas de escrever as palavras corretas, pediría e recogería.
Não tem problema, se tiveres mais alguma dúvida ou se precisares de algum material especifico para estudar, podes pedir :) Espero que a oral te corra bem!

Penso que avaliam o teu vocabulário (por exemplo, se repetes sempre as mesmas expressões ou se tens um vocabulário variado), uma pronúncia clara das palavras para que estas sejam entendidas (penso que não precisas de falar espanhol excelente mas sim um que eles te consigam perceber), etc.. encontrei estes dois sites para perceberes melhor: http://www.iave.pt/images/FicheirosPDF/Docs_Avaliação_Alunos/Instruções_CC_2019/Manual_de_aplicação-Línguas_estrangeiras-2019.pdf e http://www.iave.pt/images/FicheirosPDF/Docs_Avaliação_Alunos/Alemao_Espanhol_Inic_2anos.pdf :)
Penso que "En esta imagen veo" e frases do genero te dão mais pontinhos porque mostras que sabes falar as frases completas e etc, do que dizer só veo x e y.

Agora, estás a falar da pergunta 2 da Parte B do exame, certo? Se sim, é descontado sim pois tinhas de escrever as palavras corretas, pediría e recogería.
Não tem problema, se tiveres mais alguma dúvida ou se precisares de algum material especifico para estudar, podes pedir :) Espero que a oral te corra bem!
Muito obrigado pela ajuda e igualmente!

• Like
Reactions: cotonete
Alguém sabe o que acontece se não realizarmos apenas a prova oral de espanhol por desconhecimento? A prova escrita fica automaticamente anulada?

Aguardo e agradeço por uma resposta! 🙏

Alguém sabe o que acontece se não realizarmos apenas a prova oral de espanhol por desconhecimento? A prova escrita fica automaticamente anulada?

Por desconhecimento? Como assim?
Post automatically merged:

“2 — No caso dos exames nacionais e dos exames a nível de escola equivalentes a exames nacionais de línguas estrangeiras, os alunos que faltarem a uma componente de prova, oral ou escrita, na 1.a fase, pelos motivos referidos no número anterior(doença grave ou motivos graves que não lhes sejam imputáveis) , podem optar, após autorização do Presidente do JNE, por realizar na 2.a fase:
a) A componente de prova em falta, permanecendo válida a classifi- cação da componente já realizada na 1.a fase;
b) Ambas as componentes, ficando sem efeito a classificação obtida na componente realizada na 1.a fase.
3 — Nas situações referidas nos números anteriores, o encarregado de educação ou o aluno, quando maior, deve apresentar requerimento e a respetiva justificação ao diretor da escola no prazo de cinco dias úteis a contar do dia seguinte ao da realização da prova a que o aluno faltou, prazo após o qual os requerimentos serão liminarmente indeferidos”

Última edição:
O exame oral pode baixar a média do exame escrito? Ou só está lá para dar mais uns pontos? Não entendo muito bem a cotação da prova oral e escrita

O exame oral pode baixar a média do exame escrito? Ou só está lá para dar mais uns pontos? Não entendo muito bem a cotação da prova oral e escrita
A prova oral vale 4 valores enquanto o exame vale 16

A prova oral vale 4 valores enquanto o exame vale 16
Logo se tirares 16 no exame e 1 na prova oral tiras 17 no exame todo

Olá, boa tarde. É possível explicar melhor isso da nota do exame escrito + oral?
Eu tive 16 no escrito e depois do exame oral fiquei com 14, ou seja baixou-me a nota.

Olá, boa tarde. É possível explicar melhor isso da nota do exame escrito + oral?
Eu tive 16 no escrito e depois do exame oral fiquei com 14, ou seja baixou-me a nota.
Isso é impossível? Visto que a oral e a escrita são duas coisas diferentes, não te tira pontos, só acrescenta.
Por exemplo se tirares 16 no exame e 3 na oral, ficas com 19 valores. Se tirares 16 no escrito e 0 na oral ficas com 16. Tens a certeza que viste bem a nota do escrito?

Btw a prova oral vale 4 valores, pelo menos foi assim o ano passado quando a realizei.