Exame Português 2018

Acham que na parte B do primeiro grupo poderá ser pedido um texto (de 80 a 130 palavras)? Eu estou a treinar esse tipo de composição e tenho alguma dificuldade em estruturá-la. É que 80 palavras são mais ou menos 8 linhas, como é que eu estruturo um texto de apenas 8 linhas? Isso é basicamente uma resposta minha a algumas perguntas do exame. Eu reparei que há muito tempo que eles não pedem. Pediram nos exames de 2008-2013, mas depois parece que desistiram desse modelo e agora costuma sair um texto e duas perguntas para interpretarmos.

Eu também estou com esse feeling, para mim vão pedir um texto expositivo sobre uma das obras de Saramago

Pois, é que eu ainda não percebi se eles desistiram desses textos ou se podem realmente sair. A minha única preocupação é a estrutura, tenho dificuldade em redigir um texto de 8 linhas com introdução, desenvolvimento e conclusão. Como disse, é como se estivesse a responder a uma pergunta de interpretação.
Mas repara que numa pergunta de interpretação também deves apresentar uma resposta com uma boa estrutura (introdução, desenvolvimento e conclusão). Essas perguntas acabam por não ser assim tão diferentes; simplesmente não tens um suporte textual e o que te pedem é mais geral.
Post automatically merged:

O que é que vocês querem dizer com "folha amarela". Estou muito perdido.
Aquela folha com que ficaste quando te inscreveste para os exames. A branca ficou na escola e amarela trouxeste contigo.

luído a disciplina de portugues, na qual tive 15 em 2015/2016, e inscrevi me a portugues e ingles, mas penso que nao vale a pena ir a pt uma vez que nao sint
Atenção que se quiseres ir para o ensino superior como aluno do recorrente tens de ter o exame de português feito, seja deste ano ou em anos anteriores.

Pessoa, em relacao aos Lusiadas, é necessári saber o que se passa em cada canto, ou basta apenasa síntese de conteúdos? Devo estudar de forma intensa a obra?
Apenas deves saber interpretar o que o texto apresenta, ate podes ver nos exames de anos anteriores que não tem perguntas especificas sobre as obras e sempre muito a base de interpretação.

Rapaziada, tenho um sexto sentido que me diz que este ano deve sair, muito provavelmente, Saramago, por 2 razões:
1º - nos últimos dois anos (quer na 1ª, quer na 2ª, quer na fase especial), não saiu nenhuma obra dele (Memorial no programa antigo) e não acho que tenha sido por mero "acaso";
2º - este ano, como muitos de vcs devem saber, fazem 20 anos desde que ele ganhou o Prémio Nobel da Literatura e, conhecendo eu bem como os gajos do Ministério e do IAVE são, eles quase de certeza que devem pôr uma obra dele, na 1ª ou 2ª fase.
Abraço a todos e bom estudo!
"Deus ajuda a quem cedo madruga" - provérbio popular
sim, mas já vi vários exames em que a obra de Saramago aparecia por isso duvido que saia.

Eu penso que vá sair Cesário Verde e Fernando Pessoa ortónimo, visto que este ano faz 130 anos do nascimento de Fernando Pessoa.
Alguém tem a ideia de algum tema que possa ser abordado na composição?

• Like
Reactions: Rafaelaaa
Olá, acham que pode sair ?
Também acho , não queria estar a dar tanta importância aos poetas contemporâneos.
Acho que deve sair Cesário Verde e o Ano da Morte de Ricardo Reis.

Achas que sai a intertextualiadade entre os dois ?

É preciso essa folha amarela???? Eu acho que a perdi ,wtf
Penso que não, no ano passado não levei

Última edição:
  • Like
Reactions: Rafaelaaa
Pessoal, o que está estudado está estudado, já não há muito a fazer. Agora é descansar o máximo possível para que amanhã tenham um exame em grande!

Que Fernando Pessoa e os seus amiguinhos, José Saramago, Camões, enfim, todos os autores do programa estejam convosco!

Não confio muito nisso, até porque já mencionaram várias vezes que Os Maias não é uma obra comum entre os dois programas. Já que está tudo numa de mandar palpites:tearsofjoy: O meu palpite é que poderá sair A Mensagem e Frei Luís de Sousa, ou Cesário Verde. A mensagem porque faz 130 anos do nascimento de Fernando Pessoa e Almeida Garret porque não sai há uns bons tempos.
Exatamente, é um rumor ridículo! O mu palpite também é Mensagem e Frei Luís de Sousa, espero mesmo que seja isso :p

Enganei-me e apaguei sem querer uma coisa que tinha escrito, não sei quem tinha perguntado mas eu estava a dizer que acho que o tema mais provável de sair são os incêndios, ou então algo relacionado com os mesmos , se não , o texto dos incêndios estará como uma notícia no texto da gramática.

• Like
Reactions: Carlant
daf.PNG

Pessoal aqui esta o que sai nos anos anteriores. Apesar de nao ter o exame de 2017 o mais provável e que nao saia Fernando pessoa(pq saio no ano passado). E se virmos bem Saramago também é muito improvável pq ´´Memorial do convento´´ saio a pouco tempo atrás, ou seja seria muito injusto ter uma intertextualiadade entre ´´Ano da morte de Ricardo Reis´´ e "memorial do convento"

Ver anexo 4130

Pessoal aqui esta o que sai nos anos anteriores. Apesar de nao ter o exame de 2017 o mais provável e que nao saia Fernando pessoa(pq saio no ano passado). E se virmos bem Saramago também é muito improvável pq ´´Memorial do convento´´ saio a pouco tempo atrás, ou seja seria muito injusto ter uma intertextualiadade entre ´´Ano da morte de Ricardo Reis´´ e "memorial do convento"
Mas nunca saiu O Ano da Morte de Ricardo Reis? Ou já?

Mas nunca saiu O Ano da Morte de Ricardo Reis? Ou já?

Nao mas para sair O Ano da Morte de Ricardo Reis tem que sair tb o Memorial do convento pq na escola ou davas um ou outro, por exemplo , no exame iria aparecer duas opções se desses o O Ano da Morte de Ricardo Reis fazias o texto A se desses Memorial do Convento vazios o texto B