Exame Português 2019

É assim... O tema do estudo de uma obra de José Saramago é comum aos dois programas. Na parte A do Grupo I pode sair dois excertos em opção do Ano da Morte de Ricardo Reis e do Memorial do Convento; e na parte C pode sair um texto expositivo na qual tenhas que desenvolver 2 características da obra de José Saramago que estudaste (no teu caso, o Ano da Morte de Ricardo Reis). Por isso, por segurança, aconselho-te a estudares o Ano da Morte de Ricardo Reis!
Obrigado pela resposta.
Achei uma obra muito interessante, com uma pontuação muito peculiar e um modo de narração cativante, será um prazer estudá-la :)

Olá!
Alguém me pode dizer como tirar boa nota a português?
Pelo menos, uns 15 valores!
Post automatically merged:

Olá!
Podem dar-me algumas dicas sobre como tirar pelo menos 15 valores a português?
Por favor, respondam...é urgente!

Última edição:
  • Like
Reactions: Bremer Pereira
Olá!! Este ano vou repetir o exame de Português para aumentar a minha média e gostaria de saber se a matéria irá ser igual à do ano passado. Já fiz algumas pesquisas e não consegui encontrar respostas na internet sobre este tópico!

É assim... O tema do estudo de uma obra de José Saramago é comum aos dois programas. Na parte A do Grupo I pode sair dois excertos em opção do Ano da Morte de Ricardo Reis e do Memorial do Convento; e na parte C pode sair um texto expositivo na qual tenhas que desenvolver 2 características da obra de José Saramago que estudaste (no teu caso, o Ano da Morte de Ricardo Reis). Por isso, por segurança, aconselho-te a estudares o Ano da Morte de Ricardo Reis!

E as rimas de Camões e a obra de José Saramago que estudares!
E no caso dos poetas contemporâneos e dos contos?

• Like
Reactions: Guilherme Martins
E no caso dos poetas contemporâneos e dos contos?
Os poetas contemporâneos e os contos pertencem aos dois programas, mas só que abordados de maneiras diferentes (ex: no novo programa só se lecionam 2 contos dentro de uma pequena lista, enquanto que no antigo programa os professores é que decidiam quantos contos iam dar e quais seriam), por isso estes temas podem sair no exame de 2019. O que interessa no exame é a tua capacidade de análise do texto ou do poema presente, pelo que pode sair no Grupo I da parte A ou B qualquer conto ou poema dos poetas contemporâneos que o IAVE quiser (ou seja pode sair outro conto ou poeta daqueles que estão presentes na lista do novo programa).
É de notar que no Grupo III do exame de 2018 da 1ª Fase usaram-se excertos de 2 poemas de poetas contemporâneos como ponto de partida para a produção do texto.
Espero que isto tenha esclarecido as tuas dúvidas! Se tiveres mais alguma pergunta, é só perguntares.
Bons Estudos!

Alô! Penso que os conteúdos de exame continuam a ser os mesmos do ano passado, ou seja, os conteúdos comuns aos dois programas - Camões (rimas e Os Lusíadas), Sermão, Frei Luís de Sousa, Os Maias, Cesário Verde, Fernando Pessoa (poesia do ortónimo e heterónimos e Mensagem) e Poetas Contemporâneos. No entanto, nas informações-prova do IAVE, dizem que esses conteúdos são "privilegiados" portanto pode sair qualquer outra obra, embora seja pouco provável.
Tens aqui o documento onde podes ler essas informações e ver os conteúdos dos dois programas.

Oi! E o Ano da Morte de Ricardo Reis? Sei que no outro programa era o Memorial do Convento que se dava, mas não continua a ser comum por ser uma obra integral de Saramago?
Obrigada

Oi! E o Ano da Morte de Ricardo Reis? Sei que no outro programa era o Memorial do Convento que se dava, mas não continua a ser comum por ser uma obra integral de Saramago?
Obrigada
Penso que quando dizem "conteúdos comuns" se referem às obras e não aos autores.
De qualquer forma, insisto que dizem apenas que esses conteúdos serão "privilegiados", portanto tanto pode sair um excerto de uma obra de Saramago que um ou nenhum dos programas leccionou, sendo a análise exclusiva ao excerto e ao estilo do autor, que todos conhecem (ou deviam :^)), como pode sair algo como Amor de Perdição ou até um texto de um autor que não foi falado em nenhum dos programas, desde que as perguntas de interpretação sejam relativas apenas ao que é dito no texto apresentado. Dizem eles:
No que diz respeito ao domínio da Educação Literária, sempre que, no Programa, se apresenta uma lista de autores ou de textos em alternativa, a prova pode incluir suportes textuais diferentes dos indicados (outros textos do mesmo autor, outros excertos da mesma obra ou textos de outros autores, mas pertencentes ao mesmo género textual), privilegiando-se, nestes casos, a interpretação do texto apresentado na prova.
Obviamente que dizerem que dão preferência aos conteúdos comuns não nos dá garantias de nada, mas duvido muito que saia algo para além disso no exame. Acho que nunca o fizeram antes, nem faria sentido fazê-lo.

Pessoal, venho perguntar-vos o que vocês acham que pode sair no exame este ano. A minha stora está a apostar bastante na deambulação como parte C e gostava de saber as vossas opiniões. É certo que ninguém sabe o que vai sair, mas não faz mal. Preciso muito de ter boa nota no exame de português para poder entrar em Coimbra e, por isso, peço-vos, também, conselhos para analisar poesia, que é algo que sai sempre nos exames. Eu já vi que este ano vai sair matéria comum aos dois programas, por isso que matéria é que pode sair?

Boa noite o exame de português vai conter os conteudos comuns dos dois programas.
Eu estive a ver o programa e as obras em comum são:
-Os Lusíadas
-Os Maias
-Sermão de Santo António aos peixes
-cesário Verde
-Frei Luís de Sousa
-Fernando Pessoa:Heterónimo,Ortónimo e a Mensagem
Isso quer dizer que essas são as únicas obras que temos de estudar para o exame?

Olá @André Ca.
Um bocado off-topic, mas alguém me pode explicar o que é isso dos dois anos de transição?
Quando há mudanças de programas são sempre definidos anos de transição para quem possa chumbar à disciplina ter oportunidade de fazer o exame com o programa que deu. Neste caso foram definidos 2 anos se transição, o que significa que após a mudança de programas os exames dessas disciplinas irão conter apenas a matéria que for comum ao antigo e ao novo programa. Passados os 2 anos de transição o exame passa a avaliar apenas o novo.