Exame português 2019

André Ca.

Membro
Matrícula
27 Outubro 2018
Olá @André Ca.

Quando há mudanças de programas são sempre definidos anos de transição para quem possa chumbar à disciplina ter oportunidade de fazer o exame com o programa que deu. Neste caso foram definidos 2 anos se transição, o que significa que após a mudança de programas os exames dessas disciplinas irão conter apenas a matéria que for comum ao antigo e ao novo programa. Passados os 2 anos de transição o exame passa a avaliar apenas o novo.
Obrigado pelo esclarecimento! 😀
Mensagem fundida automaticamente:

Convém ler as obras que podem sair no exame, ou estudar pelos manuais de preparação basta? :/

Última edição:
  • Like
Reactions: davis

bjo

Membro
Matrícula
15 Outubro 2018
Curso
Ciências e Tecnologia
Olá, a obra de Camilo Castelo Branco "Amor de Perdição" sai no exame?

Membro Caloiro
Matrícula
10 Dezembro 2018
Boas!

Gostaria de saber se existe algum site que explique as obras e os conteúdos de Português e que nos prepare para o exame?

thegymnast116

Membro Caloiro
Matrícula
9 Maio 2017
Olá pessoal, eu vou fazer o exame de português no final deste ano, e precisava de arranjar um livro de preparação de exames com resumos da matéria.
Se alguém tiver um livro em formato pdf que me possa mandar eu agradecia imenso!!!

Thanks peeps!

SóniaAraújo

Membro Caloiro
Matrícula
2 Junho 2017
Boas,

Acabei o meu 12° ano o ano passado e frequentei o ensino profissional. Este ano vou realizar as provas de ingresso no ensino superior, nomeadamente uma delas é Português.

Gostaria de saber quais as obras que devo estudar pois não tenho qualquer tipo de base neste momento

Obrigada 🤗

• Like
Reactions: Jéssica BDuarte

Carolinalm

Membro Caloiro
Matrícula
16 Fevereiro 2019
Boa tarde,
Eu tenho uma dúvida, eu fiz o exame de português do 12. ano em junho de 2018, mas sei que a matéria mudou o ano passado e queria saber se alguém já utilizou o livro de preparação de exames da Porto editora do ano 2018, pois penso que tenha a matéria nova que vai sair neste ano 2018/2019. Alguém me consegue ajudar?

coral

Membro
Matrícula
14 Dezembro 2018
Essa obra não vai para exame
Eu vi por aqui que o que pode sair é Camões (rimas e Os Lusíadas), Sermão de Santo António aos Peixes, Frei Luís de Sousa, Os Maias, Cesário Verde, Fernando Pessoa (poesia do ortónimo e heterónimos e Mensagem) e Poetas Contemporâneos. Prossegue? Onde posso ver essas informações?

• Like
Reactions: Jéssica BDuarte

Kuran_Bela

Membro
Matrícula
28 Junho 2018
Boa tarde,
Eu tenho uma dúvida, eu fiz o exame de português do 12. ano em junho de 2018, mas sei que a matéria mudou o ano passado e queria saber se alguém já utilizou o livro de preparação de exames da Porto editora do ano 2018, pois penso que tenha a matéria nova que vai sair neste ano 2018/2019. Alguém me consegue ajudar?
Penso que o livro do ano passado não tem as mesmas obras que o deste ano, pois também fiz o exame o ano passado e as matérias não eram as mesmas que deste ano.
Devias comprar o livro de preparação de 2019 foi o que eu fiz e tem tudo o que pode sair, e aconselho a leres a obras pois não as deves conhecer tal como eu, estou a zero mesmo 😅
Boa sorte 🍀

SóniaAraújo

Membro Caloiro
Matrícula
2 Junho 2017
Penso que o livro do ano passado não tem as mesmas obras que o deste ano, pois também fiz o exame o ano passado e as matérias não eram as mesmas que deste ano.
Devias comprar o livro de preparação de 2019 foi o que eu fiz e tem tudo o que pode sair, e aconselho a leres a obras pois não as deves conhecer tal como eu, estou a zero mesmo 😅
Boa sorte 🍀
Os livros de 2018 e 2019 são exatamente iguais. Têm as mesmas matérias que são necessárias para o exame de Português de 2019, segundo uma ex professora

Eu também estou a estudar pelo livro de 2018, tenho explicações baseadas nesse livro e a minha explicadora diz que é exatamente o mesmo

Espero ter ajudado, boa sorte 🤗

Anapereiras

Membro Caloiro
Matrícula
2 Março 2018
Olá!
Tenho algumas dúvidas e gostaria que me pudessem ajudar.
Primeiramente gostaria de saber se educação física vai contar para a média este ano.
Segundo, frequentei um curso profissional que terminou em 2017 e fiz exame nacional a português e a biologia em 2018, contudo não passei a nenhum, o curso superior que pretendo necessito só do exame de português, a minha questão é se posso fazer só novamente o exame de português ou terei de fazer os dois?
E como cálculo a média final de tudo?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Anapereiras
Primeiramente gostaria de saber se educação física vai contar para a média este ano.
Só conta para quem está a começar o secundário agora.
Segundo, frequentei um curso profissional que terminou em 2017 e fiz exame nacional a português e a biologia em 2018, contudo não passei a nenhum, o curso superior que pretendo necessito só do exame de português, a minha questão é se posso fazer só novamente o exame de português ou terei de fazer os dois?
Podes fazer só o de português, sendo usado para a CFCEPE o teu exame de biologia de 2018.
E como cálculo a média final de tudo?
Tens aqui a explicação:

Ou podes sempre usar a nossa calculadora:

• Like
Reactions: Anapereiras

AAlexandra

Membro Caloiro
Matrícula
4 Fevereiro 2019
Curso
eng. Proteção civil
Instituição
ISEC Lisboa
boa tarde pessoal, preciso de esclarecer algumas dúvidas.
(eu fiz exames em 2007, sim bem lá atrás)

o exame de Português (pretendo fazer em 2020) pelo que leio será diferente
o que muitos falam aqui é a conjugação de 2 programas (antigo e novo)
- o que é expectável de ser o programa para 2020?

para ir antecipando as leituras das obras em questão
obg

coral

Membro
Matrícula
14 Dezembro 2018
Olá!
Eu li por aqui que o que é possível sair no exame é Camões (Rimas e Os Lusíadas), Sermão de Santo António, Frei Luís de Sousa, Cesário Verde, Fernando Pessoa (poesia do ortónimo e heterónimos e Mensagem), Poetas contemporâneos, Os Maias e O ano da morte de Ricardo Reis - sendo para estes dois últimos importante estudar os respetivos autores, nomeadamente Eça e Saramago.

Entretanto comprei o livro de preparação da porto editora e traz lá poesia trovadoresca, Crónica de D. João I (Fernão Lopes), Farsa de Inês Pereira, Auto da Feira, A abóbada (Alexandre Herculano) e outras obras de Garrett, como Viagens na minha Terra e Amor de Perdição. Gostaria de saber até que ponto seria importante estudar esses temas/obras/autores a fundo, principalmente Eça e Saramago e se precisaria estudar essas outras obras de Garrett. Grata desde já!