Exame Português 2019

Boas!
Alguém tem resumos ou algum livro de apoio ao exame de Português de 12º Ano que possa disponibilizar?
Obrigado!
Boas, Diogo.
Eu tenho alguns, vou enviar-tos por mp, não estão completos, mas, têm em grande parte o que vai sair. Não te recomendo focares a 100% o estudo só nesses resumos, se fosse a ti procuraria por algo mais amplo, porém, é um bom ponto de partida para saber o que podes começar por abordar.

Boas, Diogo.
Eu tenho alguns, vou enviar-tos por mp, não estão completos, mas, têm em grande parte o que vai sair. Não te recomendo focares a 100% o estudo só nesses resumos, se fosse a ti procuraria por algo mais amplo, porém, é um bom ponto de partida para saber o que podes começar por abordar.
é possível enviares-me?

Olá pessoal!
Este ano vou a exame de português e visto que este exame vai ser o meu exame de acesso para o curso que pretendo seguir (Gestão de Recursos Humanos no ISCTE), vinha pedir toda a ajuda que me pudessem dar! Fichas, resumos tudo o que tiverem é uma ajuda enorme a sério! Eu preciso de tirar 16 no mínimo no exame para ter uma média igual à do último colocado do ano passado por isso vai ser um desafio bem grande. Além disto queria vos perguntar qual livro é que recomendam para preparar o exame: o da porto editora ou o da leya?
Obrigado a todos desde já e boa sorte a todos os que também vão a exame este ano!

Olá pessoal!
Este ano vou a exame de português e visto que este exame vai ser o meu exame de acesso para o curso que pretendo seguir (Gestão de Recursos Humanos no ISCTE), vinha pedir toda a ajuda que me pudessem dar! Fichas, resumos tudo o que tiverem é uma ajuda enorme a sério! Eu preciso de tirar 16 no mínimo no exame para ter uma média igual à do último colocado do ano passado por isso vai ser um desafio bem grande. Além disto queria vos perguntar qual livro é que recomendam para preparar o exame: o da porto editora ou o da leya?
Obrigado a todos desde já e boa sorte a todos os que também vão a exame este ano!
Olá João! Tenho resumos do Sermão e de Cesário Verde, se quiseres envia-me o teu email por mp e eu envio-os para ti. Quanto ao livro, recomendo o da Porto Editora. Os resumos são bons e tem alguns testes para resolver.

Olá. Alguém tem dicas de estudo para português? O exame é já daqui a 2 meses e queria ter a certeza de que me corre bem, mesmo com estudo para mim esta disciplina é um pouco complicada e vai ser a minha prova de ingresso. Obrigada! 😄😄

• Like
Reactions: inescarvmota
Olá. Alguém tem dicas de estudo para português? O exame é já daqui a 2 meses e queria ter a certeza de que me corre bem, mesmo com estudo para mim esta disciplina é um pouco complicada e vai ser a minha prova de ingresso. Obrigada! 😄😄
Olá!
Eu por enquanto estou a rever cada uma das matérias individualmente, a partir de resumos que consegui por outras pessoas, pela Escola Virtual, dos meus professores e etc. e a partir dos textos dos manuais. Estou basicamente a ler os resumos de cada uma das partes (ou da obra em geral) estudadas e a partir daí escrevo num caderno as ideias principais da minha leitura. Além disso, escrevo alguns exercícios que encontro no manual ou em exames (referindo sempre qual o ano em que a matéria foi avaliada em prova), etc e meto uma nota nas matérias a dizer se já saiu ou não em prova e em que anos. Não te esqueças que a prova privilegia conteúdos tanto do antigo como do novo programa (ou seja é mais provável sair Mensagem do que Crónica de D.João I por exemplo. Para veres isto basta procurares o programa de 2002 e o programa atual de 2015 se não estou em erro).
A gramática vou seguir o conselho de uma outra pessoa que vi por aí nos fóruns e que dizia que tinha um caderno mais pequeno sempre consigo onde resumia os pontos principais com exemplos e etc. e assim poderia facilmente rever as matérias em qualquer lado.
O meu foco vai-se virar maioritariamente para este exame visto que é a minha prova de acesso se tudo correr bem, até porque História A não me dá assim tanto medo (vou com 17 para o exame portanto não espero ver-me muito encalhado). Tenho receio é da nova estrutura porque em ambos os casos só temos um exame para cada prova como modelo de orientação :/
Mas enfim! Boa sorte e bom estudo!

• Like
Reactions: braaaaaas
É esse o positivismo que se quer, @João Cilia!
Tudo a ir a exame com moral, e positivismo, e nada poderá ser uma barreira. Eu sei que falar é fácil, mas, é a realidade da coisa.
Boa sorte a todos os que vão a exame.

Boas. Alguém me poderá dizer se pode sair qualquer canto de “Os Lusíadas” em exame?
Sim, pode. No entanto, um dos planos mais importante que é dado no secundário é o das reflexões do poeta - tenta estudar essas partes dos cantos. Diria que deves dar maior importância às pontes que se podem estabelecer entre Os Lusíadas e Mensagem, também.

• Like
Reactions: tomas24
Boa noite a todos. Desde já peço desculpas
Alguém tem resumos das obras de Português? Já fiz alguns, mas está complicado
Agradeço imenso pf.
Post automatically merged:

Sim, pode. No entanto, um dos planos mais importante que é dado no secundário é o das reflexões do poeta - tenta estudar essas partes dos cantos. Diria que deves dar maior importância às pontes que se podem estabelecer entre Os Lusíadas e Mensagem, também.
Fiz o exame o ano passado e saiu ambas, lusíadas vs mensagem. Este ano não me admiro que vá sair de novo :/

Fiz o exame o ano passado e saiu ambas, lusíadas vs mensagem. Este ano não me admiro que vá sair de novo :/

Boa tarde, alguém me poderia dizer quais são as obras que poderão sair no exame de português de 2019?
Também gostava de saber :/

Boas, Diogo.
Podes pf enviar para mim ? toda a ajuda é bem vinda.
OBRIGADO DESDE JÁ

Boas, Diogo.
Podes pf enviar para mim ? toda a ajuda é bem vinda.
OBRIGADO DESDE JÁ

Olá.

Gostaria de saber quais são os conteúdos a avaliar no exame de português do ano 2018/2019. Eu sei que são os comuns entre o novo e o velho programas mas gostaria de pedir que nomeassem as respetivas obras, por favor.

Obrigada desde já.

Olá.

Gostaria de saber quais são os conteúdos a avaliar no exame de português do ano 2018/2019. Eu sei que são os comuns entre o novo e o velho programas mas gostaria de pedir que nomeassem as respetivas obras, por favor.

Obrigada desde já.
- Camões Lírico
- Os Lusíadas
- Fernado Pessoa- Ortonimos
- Sermão de Santo António aos Peixes
- Frei Luís de Sousa
- Mensagem
- Cesário Verde
- Os Maias
- Pessoa Heterónimos
- Contos
- Poetas contemporâneos

• Like
Reactions: Bremer Pereira
Olá João! Tenho resumos do Sermão e de Cesário Verde, se quiseres envia-me o teu email por mp e eu envio-os para ti. Quanto ao livro, recomendo o da Porto Editora. Os resumos são bons e tem alguns testes para resolver.
Boa tarde, será que me podia envidar o resumo de Cesário Verde?
Obrigado desde já

- Camões Lírico
- Os Lusíadas
- Fernado Pessoa- Ortonimos
- Sermão de Santo António aos Peixes
- Frei Luís de Sousa
- Mensagem
- Cesário Verde
- Os Maias
- Pessoa Heterónimos
- Contos
- Poetas contemporâneos

Boas! Eu vi algures por ai na Internet diferentes respostas a este tipo de pergunta. Eu como acabei o secundário em 2015 não sei o que vai sair. Todos estes tópicos estão confirmados como possíveis temas no exame?

Última edição:
Boas! Eu vi algures por ai na Internet diferentes respostas a este tipo de pergunta. Eu como acabei o secundário em 2015 não sei o que vai sair. Todos estes tópicos estão confirmados como possíveis temas no exame?
Sim, são todos comuns aos dois programas

• Like
Reactions: Shade
Boa tarde.

Alguém tem resumos das obras de Português? Já fiz alguns, mas está complicado. Pode dizer quais são obras que sai mais no exame?
Agradeço imenso.