Exame Português 2019

braaaaaas

Membro
Apoiante Uniarea
Matrícula
4 Março 2018
Curso
Gestão de Recursos Humanos
Instituição
IPS-ESCE
Boas!
Alguém tem resumos ou algum livro de apoio ao exame de Português de 12º Ano que possa disponibilizar?
Obrigado!
Boas, Diogo.
Eu tenho alguns, vou enviar-tos por mp, não estão completos, mas, têm em grande parte o que vai sair. Não te recomendo focares a 100% o estudo só nesses resumos, se fosse a ti procuraria por algo mais amplo, porém, é um bom ponto de partida para saber o que podes começar por abordar.

beatrizmq

Membro
Matrícula
18 Abril 2017
Boas, Diogo.
Eu tenho alguns, vou enviar-tos por mp, não estão completos, mas, têm em grande parte o que vai sair. Não te recomendo focares a 100% o estudo só nesses resumos, se fosse a ti procuraria por algo mais amplo, porém, é um bom ponto de partida para saber o que podes começar por abordar.
é possível enviares-me?

João Cilia

Membro
Matrícula
26 Abril 2018
Curso
Publicidade e Marketing
Instituição
ESCS - IPLisboa
Olá pessoal!
Este ano vou a exame de português e visto que este exame vai ser o meu exame de acesso para o curso que pretendo seguir (Gestão de Recursos Humanos no ISCTE), vinha pedir toda a ajuda que me pudessem dar! Fichas, resumos tudo o que tiverem é uma ajuda enorme a sério! Eu preciso de tirar 16 no mínimo no exame para ter uma média igual à do último colocado do ano passado por isso vai ser um desafio bem grande. Além disto queria vos perguntar qual livro é que recomendam para preparar o exame: o da porto editora ou o da leya?
Obrigado a todos desde já e boa sorte a todos os que também vão a exame este ano!

nixxis

Membro Veterano
Matrícula
13 Maio 2018
Curso
Psicologia
Olá pessoal!
Este ano vou a exame de português e visto que este exame vai ser o meu exame de acesso para o curso que pretendo seguir (Gestão de Recursos Humanos no ISCTE), vinha pedir toda a ajuda que me pudessem dar! Fichas, resumos tudo o que tiverem é uma ajuda enorme a sério! Eu preciso de tirar 16 no mínimo no exame para ter uma média igual à do último colocado do ano passado por isso vai ser um desafio bem grande. Além disto queria vos perguntar qual livro é que recomendam para preparar o exame: o da porto editora ou o da leya?
Obrigado a todos desde já e boa sorte a todos os que também vão a exame este ano!
Olá João! Tenho resumos do Sermão e de Cesário Verde, se quiseres envia-me o teu email por mp e eu envio-os para ti. Quanto ao livro, recomendo o da Porto Editora. Os resumos são bons e tem alguns testes para resolver.

Sara Renata Nunes

Membro Caloiro
Matrícula
29 Março 2019
Olá. Alguém tem dicas de estudo para português? O exame é já daqui a 2 meses e queria ter a certeza de que me corre bem, mesmo com estudo para mim esta disciplina é um pouco complicada e vai ser a minha prova de ingresso. Obrigada! 😄😄

• Like
Reactions: inescarvmota

João Cilia

Membro
Matrícula
26 Abril 2018
Curso
Publicidade e Marketing
Instituição
ESCS - IPLisboa
Olá. Alguém tem dicas de estudo para português? O exame é já daqui a 2 meses e queria ter a certeza de que me corre bem, mesmo com estudo para mim esta disciplina é um pouco complicada e vai ser a minha prova de ingresso. Obrigada! 😄😄
Olá!
Eu por enquanto estou a rever cada uma das matérias individualmente, a partir de resumos que consegui por outras pessoas, pela Escola Virtual, dos meus professores e etc. e a partir dos textos dos manuais. Estou basicamente a ler os resumos de cada uma das partes (ou da obra em geral) estudadas e a partir daí escrevo num caderno as ideias principais da minha leitura. Além disso, escrevo alguns exercícios que encontro no manual ou em exames (referindo sempre qual o ano em que a matéria foi avaliada em prova), etc e meto uma nota nas matérias a dizer se já saiu ou não em prova e em que anos. Não te esqueças que a prova privilegia conteúdos tanto do antigo como do novo programa (ou seja é mais provável sair Mensagem do que Crónica de D.João I por exemplo. Para veres isto basta procurares o programa de 2002 e o programa atual de 2015 se não estou em erro).
A gramática vou seguir o conselho de uma outra pessoa que vi por aí nos fóruns e que dizia que tinha um caderno mais pequeno sempre consigo onde resumia os pontos principais com exemplos e etc. e assim poderia facilmente rever as matérias em qualquer lado.
O meu foco vai-se virar maioritariamente para este exame visto que é a minha prova de acesso se tudo correr bem, até porque História A não me dá assim tanto medo (vou com 17 para o exame portanto não espero ver-me muito encalhado). Tenho receio é da nova estrutura porque em ambos os casos só temos um exame para cada prova como modelo de orientação :/
Mas enfim! Boa sorte e bom estudo!

• Like
Reactions: braaaaaas

braaaaaas

Membro
Apoiante Uniarea
Matrícula
4 Março 2018
Curso
Gestão de Recursos Humanos
Instituição
IPS-ESCE
É esse o positivismo que se quer, @João Cilia!
Tudo a ir a exame com moral, e positivismo, e nada poderá ser uma barreira. Eu sei que falar é fácil, mas, é a realidade da coisa.
Boa sorte a todos os que vão a exame.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Boas. Alguém me poderá dizer se pode sair qualquer canto de “Os Lusíadas” em exame?
Sim, pode. No entanto, um dos planos mais importante que é dado no secundário é o das reflexões do poeta - tenta estudar essas partes dos cantos. Diria que deves dar maior importância às pontes que se podem estabelecer entre Os Lusíadas e Mensagem, também.

• Like
Reactions: tomas24

gabycaetano

Membro Caloiro
Matrícula
19 Abril 2019
Boa noite a todos. Desde já peço desculpas
Alguém tem resumos das obras de Português? Já fiz alguns, mas está complicado
Agradeço imenso pf.
Post automatically merged:

Sim, pode. No entanto, um dos planos mais importante que é dado no secundário é o das reflexões do poeta - tenta estudar essas partes dos cantos. Diria que deves dar maior importância às pontes que se podem estabelecer entre Os Lusíadas e Mensagem, também.
Fiz o exame o ano passado e saiu ambas, lusíadas vs mensagem. Este ano não me admiro que vá sair de novo :/

Fiz o exame o ano passado e saiu ambas, lusíadas vs mensagem. Este ano não me admiro que vá sair de novo :/

Boa tarde, alguém me poderia dizer quais são as obras que poderão sair no exame de português de 2019?
Também gostava de saber :/

Boas, Diogo.
Podes pf enviar para mim ? toda a ajuda é bem vinda.
OBRIGADO DESDE JÁ

Boas, Diogo.
Podes pf enviar para mim ? toda a ajuda é bem vinda.
OBRIGADO DESDE JÁ

franciscadgoncalves27

Membro Caloiro
Matrícula
22 Março 2019
Olá.

Gostaria de saber quais são os conteúdos a avaliar no exame de português do ano 2018/2019. Eu sei que são os comuns entre o novo e o velho programas mas gostaria de pedir que nomeassem as respetivas obras, por favor.

Obrigada desde já.

Afonso Ramos

Membro Veterano
Matrícula
16 Abril 2018
Curso
Psicologia
Instituição
FPCEUC
Olá.

Gostaria de saber quais são os conteúdos a avaliar no exame de português do ano 2018/2019. Eu sei que são os comuns entre o novo e o velho programas mas gostaria de pedir que nomeassem as respetivas obras, por favor.

Obrigada desde já.
- Camões Lírico
- Os Lusíadas
- Fernado Pessoa- Ortonimos
- Sermão de Santo António aos Peixes
- Frei Luís de Sousa
- Mensagem
- Cesário Verde
- Os Maias
- Pessoa Heterónimos
- Contos
- Poetas contemporâneos

• Like
Reactions: Bremer Pereira

DiogoM10

Membro Caloiro
Matrícula
19 Junho 2018
Olá João! Tenho resumos do Sermão e de Cesário Verde, se quiseres envia-me o teu email por mp e eu envio-os para ti. Quanto ao livro, recomendo o da Porto Editora. Os resumos são bons e tem alguns testes para resolver.
Boa tarde, será que me podia envidar o resumo de Cesário Verde?
Obrigado desde já

Shade

Membro Caloiro
Matrícula
9 Maio 2019
- Camões Lírico
- Os Lusíadas
- Fernado Pessoa- Ortonimos
- Sermão de Santo António aos Peixes
- Frei Luís de Sousa
- Mensagem
- Cesário Verde
- Os Maias
- Pessoa Heterónimos
- Contos
- Poetas contemporâneos

Boas! Eu vi algures por ai na Internet diferentes respostas a este tipo de pergunta. Eu como acabei o secundário em 2015 não sei o que vai sair. Todos estes tópicos estão confirmados como possíveis temas no exame?

Última edição:

Afonso Ramos

Membro Veterano
Matrícula
16 Abril 2018
Curso
Psicologia
Instituição
FPCEUC
Boas! Eu vi algures por ai na Internet diferentes respostas a este tipo de pergunta. Eu como acabei o secundário em 2015 não sei o que vai sair. Todos estes tópicos estão confirmados como possíveis temas no exame?
Sim, são todos comuns aos dois programas

• Like
Reactions: Shade

Silvaneves11

Membro Caloiro
Matrícula
12 Fevereiro 2019
Boa tarde.

Alguém tem resumos das obras de Português? Já fiz alguns, mas está complicado. Pode dizer quais são obras que sai mais no exame?
Agradeço imenso.

Shade

Membro Caloiro
Matrícula
9 Maio 2019
Boa tarde.

Alguém tem resumos das obras de Português? Já fiz alguns, mas está complicado. Pode dizer quais são obras que sai mais no exame?
Agradeço imenso.
Existem bastantes resumos e pdfs de ajuda na tab dos apontamentos. Tudo o tenho fiz o download de lá