Exame português 2019

Manuel Cunha

Membro Caloiro
Matrícula
18 Julho 2018
Boas! Gostaria de saber quais são os principais assuntos que deveria estudar para o exame de português.
Eu sei que, "O ano da morte de Ricardo Reis" é mais que provável que saia, já que o ano passado não saiu.
O Cesário Verde saiu o ano passado e me prejudicou bastante, o exame em si é intertextualização, o que acham?
O "Memorial do Convento", como " O amor de perdição" não estou a estudar, pois pertence ao programa antigo.
Acham que devo focar-me em??

Espero que me possam aconselhar, desejo a todos um bom estudo e um ótimo exame!!!

kk2001

Membro
Matrícula
18 Junho 2016
Boas! Gostaria de saber quais são os principais assuntos que deveria estudar para o exame de português.
Eu sei que, "O ano da morte de Ricardo Reis" é mais que provável que saia, já que o ano passado não saiu.
O Cesário Verde saiu o ano passado e me prejudicou bastante, o exame em si é intertextualização, o que acham?
O "Memorial do Convento", como " O amor de perdição" não estou a estudar, pois pertence ao programa antigo.

Espero que me possam aconselhar, desejo a todos um bom estudo e um ótimo exame!!!
Olá.
Eu , tal como tu, vou fazer o exame este ano e acho q para estar bem preparado mais vale saber só o básico sobre todas obras comuns aos dois programas, mas acho q o mais provável sair é o ano da morte de ricardo reis.
Boa sortr

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Ciências e Tecnologias (12º ano)

O amor de perdição é deste programa também não? Eu estou agora no 12º e dei essa obra o ano passado.

• Like
Reactions: beatrizmq

Francisc0

Membro Veterano
Matrícula
21 Maio 2017
O amor de perdição é deste programa também não? Eu estou agora no 12º e dei essa obra o ano passado.
- Camões Lírico
- Os Lusíadas
- Fernado Pessoa- Ortonimos
- Sermão de Santo António aos Peixes
- Frei Luís de Sousa
- Mensagem
- Cesário Verde
- Os Maias
- Pessoa Heterónimos
- Contos
- Poetas contemporâneos

Essas são as obras/autores em comum. Copiei esta resposta de um comentário na pagina 4

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
- Camões Lírico
- Os Lusíadas
- Fernado Pessoa- Ortonimos
- Frei Luís de Sousa
- Mensagem
- Cesário Verde
- Os Maias
- Pessoa Heterónimos
- Contos
- Poetas contemporâneos

Essas são as obras/autores em comum. Copiei esta resposta de um comentário na pagina 4
Então se calhar não pertencia ao programa antigo, porque eu lembro-me de dar a obra o ano passado.

Francisc0

Membro Veterano
Matrícula
21 Maio 2017
Então se calhar não pertencia ao programa antigo, porque eu lembro-me de dar a obra o ano passado.
O ano passado iniciou-se o novo programa. Eu era do programa antigo e no ano passado, no 12°ano, já apanhei a matéria do novo. Daí o IAVE estar a priveligiada as matérias em comum, para não prejudicar quem não deu as matérias

tigs

Membro
Matrícula
3 Agosto 2017
Acham que é provavel sair "O ano da morte de Ricardo Reis" mesmo não sendo comum aos 2 programas?

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Acham que é provavel sair "O ano da morte de Ricardo Reis" mesmo não sendo comum aos 2 programas?
Eles podem meter um excerto e mandar-te analisar o que está lá, não implica diretamente conhecer a obra portanto podem até meter qualquer matéria que não seja comum aos dois programas desde que não peçam detalhes das mesmas.

Rodrigo Martins

Membro Veterano
Matrícula
6 Março 2017
Curso
CT 12º Ano
A minha prof de pt diz que é mesmo muito provável. Para o ano retorna-se ao memorial do convento pelo que a intenção lá do IAVE deve ser avaliar o AMRReis este ano... Vai ser a única coisa que vou estudar para o exame, é bom que esteja certa 😂

Afonso Ramos

Membro
Matrícula
16 Abril 2018
Curso
Línguas e Humanidades 12° ano
A minha prof de pt diz que é mesmo muito provável. Para o ano retorna-se ao memorial do convento pelo que a intenção lá do IAVE deve ser avaliar o AMRReis este ano... Vai ser a única coisa que vou estudar para o exame, é bom que esteja certa 😂
Estás a arriscar demasiado, amigo, vai sair-te o tiro pela culatra.

mcfs

Membro Caloiro
Matrícula
17 Maio 2019
Boa tarde, alguém pode me dizer definitivamente o que sai no exame de português. Eu fiz curso profissional e já não estou na escola há 2 anos estão constantemente a dizer-me matéria diferente. Já tenho milhares de apontamentos, já estudei tudo e mais alguma coisa se alguém souber o que realmente sai que me diga porque a faltar 1 mês para os exames tenho de me orientar.

braaaaaas

Membro Caloiro
Matrícula
4 Março 2018
Boa tarde, alguém pode me dizer definitivamente o que sai no exame de português. Eu fiz curso profissional e já não estou na escola há 2 anos estão constantemente a dizer-me matéria diferente. Já tenho milhares de apontamentos, já estudei tudo e mais alguma coisa se alguém souber o que realmente sai que me diga porque a faltar 1 mês para os exames tenho de me orientar.
Boas! Ao certo nunca sabes bem, mas, pode rondar entre estes elementos:
- Camões Lírico
- Os Lusíadas
- Fernado Pessoa- Ortónimo/Heterónimos
- Frei Luís de Sousa
- Mensagem
- Cesário Verde
- Os Maias
- Contos
- Poetas contemporâneos
+ Gramática; (A que diz respeito a todo o programa dado) - aqui é muito vago, porque é a matéria dada a todo o programa referente acompanhado ao longo dos anos (5.º - 12.º) - Aconselho a dares um olho em tudo e fazeres muitos exercícios de prática de gramática.

Quando à restante matéria, existem alguns sites bons para sintetizar alguns contos, como o nota positiva, o qual eu recomendo bastante, pois estão lá colocados vários resumos de várias obras.
Quanto a Mensagem & Lusíadas, recomendo que o estudo seja profundo, tanto na questão dos Heterónimos, como na questão da relação de uma obra com a outra.
Boa sorte!

• Like
Reactions: mcfs and Francisc0

mcfs

Membro Caloiro
Matrícula
17 Maio 2019
Boas! Ao certo nunca sabes bem, mas, pode rondar entre estes elementos:
- Camões Lírico
- Os Lusíadas
- Fernado Pessoa- Ortónimo/Heterónimos
- Frei Luís de Sousa
- Mensagem
- Cesário Verde
- Os Maias
- Contos
- Poetas contemporâneos
+ Gramática; (A que diz respeito a todo o programa dado) - aqui é muito vago, porque é a matéria dada a todo o programa referente acompanhado ao longo dos anos (5.º - 12.º) - Aconselho a dares um olho em tudo e fazeres muitos exercícios de prática de gramática.

Quando à restante matéria, existem alguns sites bons para sintetizar alguns contos, como o nota positiva, o qual eu recomendo bastante, pois estão lá colocados vários resumos de várias obras.
Quanto a Mensagem & Lusíadas, recomendo que o estudo seja profundo, tanto na questão dos Heterónimos, como na questão da relação de uma obra com a outra.
Boa sorte!
Obrigada!!

• Like
Reactions: braaaaaas

Martim Mota

Membro Caloiro
Matrícula
19 Maio 2019
Boa tarde, vou repetir o exame de português que fiz o ano passado. No entanto não encontro em lado nenhum a matriz com os conteúdos que podem ou não podem sair. Gostaria que alguém que estivesse mais dentro do assunto me ajudasse. obrigado!