Exame Português 2019

Boas! Gostaria de saber quais são os principais assuntos que deveria estudar para o exame de português.
Eu sei que, "O ano da morte de Ricardo Reis" é mais que provável que saia, já que o ano passado não saiu.
O Cesário Verde saiu o ano passado e me prejudicou bastante, o exame em si é intertextualização, o que acham?
O "Memorial do Convento", como " O amor de perdição" não estou a estudar, pois pertence ao programa antigo.
Acham que devo focar-me em??

Espero que me possam aconselhar, desejo a todos um bom estudo e um ótimo exame!!!

Boas! Gostaria de saber quais são os principais assuntos que deveria estudar para o exame de português.
Eu sei que, "O ano da morte de Ricardo Reis" é mais que provável que saia, já que o ano passado não saiu.
O Cesário Verde saiu o ano passado e me prejudicou bastante, o exame em si é intertextualização, o que acham?
O "Memorial do Convento", como " O amor de perdição" não estou a estudar, pois pertence ao programa antigo.

Espero que me possam aconselhar, desejo a todos um bom estudo e um ótimo exame!!!

Olá.
Eu , tal como tu, vou fazer o exame este ano e acho q para estar bem preparado mais vale saber só o básico sobre todas obras comuns aos dois programas, mas acho q o mais provável sair é o ano da morte de ricardo reis.
Boa sortr

O amor de perdição é deste programa também não? Eu estou agora no 12º e dei essa obra o ano passado.

• Like
Reactions: beatrizmq
O amor de perdição é deste programa também não? Eu estou agora no 12º e dei essa obra o ano passado.
- Camões Lírico
- Os Lusíadas
- Fernado Pessoa- Ortonimos
- Sermão de Santo António aos Peixes
- Frei Luís de Sousa
- Mensagem
- Cesário Verde
- Os Maias
- Pessoa Heterónimos
- Contos
- Poetas contemporâneos

Essas são as obras/autores em comum. Copiei esta resposta de um comentário na pagina 4

- Camões Lírico
- Os Lusíadas
- Fernado Pessoa- Ortonimos
- Frei Luís de Sousa
- Mensagem
- Cesário Verde
- Os Maias
- Pessoa Heterónimos
- Contos
- Poetas contemporâneos

Essas são as obras/autores em comum. Copiei esta resposta de um comentário na pagina 4

Então se calhar não pertencia ao programa antigo, porque eu lembro-me de dar a obra o ano passado.

Então se calhar não pertencia ao programa antigo, porque eu lembro-me de dar a obra o ano passado.
O ano passado iniciou-se o novo programa. Eu era do programa antigo e no ano passado, no 12°ano, já apanhei a matéria do novo. Daí o IAVE estar a priveligiada as matérias em comum, para não prejudicar quem não deu as matérias

Acham que é provavel sair "O ano da morte de Ricardo Reis" mesmo não sendo comum aos 2 programas?

Acham que é provavel sair "O ano da morte de Ricardo Reis" mesmo não sendo comum aos 2 programas?

Eles podem meter um excerto e mandar-te analisar o que está lá, não implica diretamente conhecer a obra portanto podem até meter qualquer matéria que não seja comum aos dois programas desde que não peçam detalhes das mesmas.

A minha prof de pt diz que é mesmo muito provável. Para o ano retorna-se ao memorial do convento pelo que a intenção lá do IAVE deve ser avaliar o AMRReis este ano... Vai ser a única coisa que vou estudar para o exame, é bom que esteja certa 😂

A minha prof de pt diz que é mesmo muito provável. Para o ano retorna-se ao memorial do convento pelo que a intenção lá do IAVE deve ser avaliar o AMRReis este ano... Vai ser a única coisa que vou estudar para o exame, é bom que esteja certa 😂
Estás a arriscar demasiado, amigo, vai sair-te o tiro pela culatra.

Boa tarde, alguém pode me dizer definitivamente o que sai no exame de português. Eu fiz curso profissional e já não estou na escola há 2 anos estão constantemente a dizer-me matéria diferente. Já tenho milhares de apontamentos, já estudei tudo e mais alguma coisa se alguém souber o que realmente sai que me diga porque a faltar 1 mês para os exames tenho de me orientar.
Boas! Ao certo nunca sabes bem, mas, pode rondar entre estes elementos:
- Camões Lírico
- Os Lusíadas
- Fernado Pessoa- Ortónimo/Heterónimos
- Frei Luís de Sousa
- Mensagem
- Cesário Verde
- Os Maias
- Contos
- Poetas contemporâneos
+ Gramática; (A que diz respeito a todo o programa dado) - aqui é muito vago, porque é a matéria dada a todo o programa referente acompanhado ao longo dos anos (5.º - 12.º) - Aconselho a dares um olho em tudo e fazeres muitos exercícios de prática de gramática.

Quando à restante matéria, existem alguns sites bons para sintetizar alguns contos, como o nota positiva, o qual eu recomendo bastante, pois estão lá colocados vários resumos de várias obras.
Quanto a Mensagem & Lusíadas, recomendo que o estudo seja profundo, tanto na questão dos Heterónimos, como na questão da relação de uma obra com a outra.
Boa sorte!

• Like
Reactions: mcfs and Francisc0
Boa tarde, vou repetir o exame de português que fiz o ano passado. No entanto não encontro em lado nenhum a matriz com os conteúdos que podem ou não podem sair. Gostaria que alguém que estivesse mais dentro do assunto me ajudasse. obrigado!

Uma vez que irão realmente existir dois anos de transição, posso apenas estudar os conteúdos comuns aos dois programas? Ou devo de estudar tudo?

Boas! Ao certo nunca sabes bem, mas, pode rondar entre estes elementos:
- Camões Lírico
- Os Lusíadas
- Fernado Pessoa- Ortónimo/Heterónimos
- Frei Luís de Sousa
- Mensagem
- Cesário Verde
- Os Maias
- Contos
- Poetas contemporâneos
+ Gramática; (A que diz respeito a todo o programa dado) - aqui é muito vago, porque é a matéria dada a todo o programa referente acompanhado ao longo dos anos (5.º - 12.º) - Aconselho a dares um olho em tudo e fazeres muitos exercícios de prática de gramática.

Quando à restante matéria, existem alguns sites bons para sintetizar alguns contos, como o nota positiva, o qual eu recomendo bastante, pois estão lá colocados vários resumos de várias obras.
Quanto a Mensagem & Lusíadas, recomendo que o estudo seja profundo, tanto na questão dos Heterónimos, como na questão da relação de uma obra com a outra.
Boa sorte!
Alguém me pode dizer que contos e que poetas foram estudados? Eu não frequentei o 12º ano este ano mas sim à 3 ou 4 anos atrás e nessa altura não demos contos nem poetas nenhuns pelo menos que me lembre, também já verifiquei o meu manual da altura e não tem lá nada do género

Bom dia , gostava de saber se alguém me podia arranjar algum livro em pdf para o exame de português, aceito também alguns resumos , visto que toda a ajuda é bem vinda , continuação