Exame Português 2019

Boas,
Sabem-me dizer se no exame de português possa sair Poesia Trovadoresca,Fernão Lope,Gil Vicente,História Trágico Marítima,Garret Viagens da Minha Terra,Os Maias,Antero Quental?
Eu estou na dúvida porque já ouvi (não sei se é este ano) que os Maias e Viagens da Minha Terra não vão sair em exame.
Podem-me esclarecer?

Bom dia , gostava de saber se alguém me podia arranjar algum livro em pdf para o exame de português, aceito também alguns resumos , visto que toda a ajuda é bem vinda , continuação
Olá! Já experimentaste visitar a área de apontamentos do Uniarea? Português é uma disciplinaonde encontras muitos recursos, é uma questão de procurares os que te interessam.
Boas,
Sabem-me dizer se no exame de português possa sair Poesia Trovadoresca,Fernão Lope,Gil Vicente,História Trágico Marítima,Garret Viagens da Minha Terra,Os Maias,Antero Quental?
Eu estou na dúvida porque já ouvi (não sei se é este ano) que os Maias e Viagens da Minha Terra não vão sair em exame.
Podem-me esclarecer?
Eça de Queirós é comum aos dois programas, creio. No entanto, Os Maias deixaram de ser obrigatório, pelo que há a opção d'A Ilustre Casa de Ramires. Em princípio, nenhum desses conteúdos sai COM EXCEÇÃO de poder sair num segundo grupo de perguntas de interpretação, MAS para o qual não terás que ter conhecimentos exteriores sobre a obra, bastará a própria interpretação do excerto colocado.
No entanto, dada a estrutura do ano passado, diria que só colocariam os conteúdos em conum.
Bom dia, será que alguém me consegue dizer se sairá poetas contemporâneos (?)
Sim, poderá sair, MAS serão só perguntas relacionadas com a própria interpretação do poema, ou características do poema em si, não especificamente de algum poeta que tivesses qie ter estudado, até porque são muitas as opções que podiam ser lecionadas.
Diria que é mais provável sairem conteúdos em comum e esses é que devem ser revistos (e gramática ofc).

• Like
Reactions: davis
Boa tarde. Há possibilidades de Saramago aparecer?
Há possibilidade de aparecer, tendo em conta que é um autor comum a ambos os programas. No entanto, à partida não deves ter de aplicar conhecimentos das obras em si (apenas interpretação normal e características gerais do autor), visto que foram dadas obras diferentes.

Eça de Queirós é comum aos dois programas, creio. No entanto, Os Maias deixaram de ser obrigatório, pelo que há a opção d'A Ilustre Casa de Ramires. Em princípio, nenhum desses conteúdos sai COM EXCEÇÃO de poder sair num segundo grupo de perguntas de interpretação, MAS para o qual não terás que ter conhecimentos exteriores sobre a obra, bastará a própria interpretação do excerto colocado.
Ariana, eu sei que ninguém é capaz de prever o que sai no exame. No entanto, gostava de saber o que é mais provável de sair. Eu já tenho tudo resumido, agora é só fazer exames para consolidar, só que a cada dia ouço cenas diferentes. Uns dizem que só vai sair matéria comum, enquanto que outros dizem que é disparatado pensar que não possa sair matéria que não é comum. Essa suposição de que não possa sair Os Maias, só em caso de interpretação no momento, também parece rebuscada, visto que a minha Stora diz que pode sair qualquer coisa, até mesmo aquelas coisas que parecem insignificantes como Poesia Trovadoresca ou Fernão Lopes.

Ariana, eu sei que ninguém é capaz de prever o que sai no exame. No entanto, gostava de saber o que é mais provável de sair. Eu já tenho tudo resumido, agora é só fazer exames para consolidar, só que a cada dia ouço cenas diferentes. Uns dizem que só vai sair matéria comum, enquanto que outros dizem que é disparatado pensar que não possa sair matéria que não é comum. Essa suposição de que não possa sair Os Maias, só em caso de interpretação no momento, também parece rebuscada, visto que a minha Stora diz que pode sair qualquer coisa, até mesmo aquelas coisas que parecem insignificantes como Poesia Trovadoresca ou Fernão Lopes.

A questão aqui é, desde que não te peçam coisas detalhadas sobre a matéria que não é comum pode sair literalmente tudo.

Ariana, eu sei que ninguém é capaz de prever o que sai no exame. No entanto, gostava de saber o que é mais provável de sair. Eu já tenho tudo resumido, agora é só fazer exames para consolidar, só que a cada dia ouço cenas diferentes. Uns dizem que só vai sair matéria comum *que serão os mais prováveis*, enquanto que outros dizem que é disparatado pensar que não possa sair matéria que não é comum. Essa suposição de que não possa sair Os Maias, só em caso de interpretação no momento, também parece rebuscada, visto que a minha Stora diz que pode sair qualquer coisa, até mesmo aquelas coisas que parecem insignificantes como Poesia Trovadoresca ou Fernão Lopes.
Eu só senti necessidade de estudar os conteúdos em comum *os mais prováveis*, o resto revi rapidamente. A cena é que se sair conteúdos não comuns, do ponto de vista de quem cria o exame, não seria válido dar vantagem a uns. Logo, o que sair serão perguntas que qualquer um dos alunos, do antigo ou novo programa, conseguirá responder. Normalmente são perguntas mesmo específicas do excerto que colocarem, figuras de estilo, explicitação de significado, marcas do autor, narrador. Nada que realmente sirva de alguma coisa "estudar". Estarás bem se reveres um pouco de tudo!

• Like
Reactions: Bremer Pereira
Olá, visto que Os Maias não é uma obra obrigatória, o que deverei estudar relativamente a Eça de Queirós?

Olá, visto que Os Maias não é uma obra obrigatória, o que deverei estudar relativamente a Eça de Queirós?
Características gerais do autor/das obras que escreveu e o contexto sociocultural em que se inserem nos finais do século XIX - início do século XX (Realismo).

Características gerais do autor/das obras que escreveu e o contexto sociocultural em que se inserem nos finais do século XIX - início do século XX (Realismo).
Foi exatamente acerca disso que realizei os meus resumos, muito obrigado pela ajuda 😁

• Like
Reactions: Ariana_
Olá, a minha professora do 10o tinha dado a matéria relativa à história tragico maritima muito suscitamente, uma vez que já nos encontravamos no final do ano, tanto que eu não me lembrava de nada sobre a obra antes de começar a estudar. É provavel sair? E, n'os lusiadas, não é mais provavel sair a parte das reflexões do poeta ou é melhor estudar sobre tudo ao pormenor? Obrigada desde já!

Olá, a minha professora do 10o tinha dado a matéria relativa à história tragico maritima muito suscitamente, uma vez que já nos encontravamos no final do ano, tanto que eu não me lembrava de nada sobre a obra antes de começar a estudar. É provavel sair? E, n'os lusiadas, não é mais provavel sair a parte das reflexões do poeta ou é melhor estudar sobre tudo ao pormenor? Obrigada desde já!
Olá! A História Trágico Marítima não deve sair em exame, não te preocupes com isso.
Sim, nos Lusíadas é mais provável sairem conteúdos relacionados com o plano das reflexões do poeta e/ou intertextualidade. Não precisas de saber pormenores, dá uma vista nos recursos estilísticos e na composição geral da obra e estuda com mais atenção as reflexões.

Confesso que tenho algum receio do que possa sair no texto C, se houver texto C (aquele para escrever um pouco texto expositivo). É que tanto pode ser sobre um autor, uma obra, várias obras ou ate sobre um determinado elemento.
Não encontro a correção do exame de Português da época especial do ano passado. Alguém tem?

Confesso que tenho algum receio do que possa sair no texto C, se houver texto C (aquele para escrever um pouco texto expositivo). É que tanto pode ser sobre um autor, uma obra, várias obras ou ate sobre um determinado elemento.
Não encontro a correção do exame de Português da época especial do ano passado. Alguém tem?
A minha stora tem estado a dar -nos alguns resumos de temas que possam ser pedidos na parte C. Tens, por exemplo, o amor na literatura nacional, a figura feminina na literatura nacional, como são tratados e assim