Exame prova de acesso

VickyF

Membro Caloiro
Matrícula
10 Março 2026
Sou aluno 11 de economia, vou fazer este ano exame de economia e para o ano matemática e português. Este ano posso fazer exame de inglês na primeira fase como prova de acesso? E se repetir o exame de economia na segunda fase, a nota já conta 100%?

Solução
Olá.
Este ano posso fazer exame de inglês na primeira fase como prova de acesso?
Podes.
E se repetir o exame de economia na segunda fase, a nota já conta 100%?
Se fores à 1ª fase como aluno interno, na 2ª fase apenas podes melhorar os 25% correspondentes ao exame.
Quem vai à 1ª fase apenas para prova de ingresso, ou não vai à 1ª fase de todo, é que pode melhorar os 100% na 2ª fase.
Qualquer questão, dispõe.
Olá.
Este ano posso fazer exame de inglês na primeira fase como prova de acesso?
Podes.
E se repetir o exame de economia na segunda fase, a nota já conta 100%?
Se fores à 1ª fase como aluno interno, na 2ª fase apenas podes melhorar os 25% correspondentes ao exame.
Quem vai à 1ª fase apenas para prova de ingresso, ou não vai à 1ª fase de todo, é que pode melhorar os 100% na 2ª fase.

• Like
Reactions: davis and Ariana_
Solução
Olá.

Podes.

agora fiquei confuso porque esta resposta e a anterior, da sigis, são diferentes.
Post automatically merged:

agora fiquei confuso porque esta resposta e a anterior, são diferentes.

agora fiquei confuso porque esta resposta e a anterior, da sigis, são diferentes.
O Despacho Normativo nº 3/2026, no nº 5 do artigo 78º, diz "a CIF mantém-se válida até à 2.ª fase de exames do mesmo ano escolar", e o Guia Geral de Exames diz que realizam melhorias como autopropostos "os alunos não reúnam condições para realizar a melhoria na qualidade de alunos internos". O mesmo despacho diz também "Os alunos internos (...) podem realizar os respetivos exames para melhoria de classificação na 2.ª fase do mesmo ano letivo, apenas na qualidade de alunos internos", de onde parece resultar o que te disse acima:
Podes melhorar os 100% na 1ª fase do ano seguinte, se pretenderes.
Podes também anular a disciplina e ir a exame a contar 100% já na 1ª fase deste ano, mas aí corres o risco de ter uma nota pior, contrariamente às melhorias.

Última edição:
  • Like
Reactions: Ariana_
O Despacho Normativo nº 3/2026, no nº 5 do artigo 78º, diz "a CIF mantém-se válida até à 2.ª fase de exames do mesmo ano escolar", e o Guia Geral de Exames diz que realizam melhorias como autopropostos "os alunos não reúnam condições para realizar a melhoria na qualidade de alunos internos", de onde parece resultar o que te disse acima:

Podes melhorar os 100% na 1ª fase do ano seguinte, se pretenderes.
Podes também anular a disciplina e ir a exame a contar 100% já na 1ª fase deste ano, mas aí corres o risco de ter uma nota pior, contrariamente às melhorias.
Obrigado

• Like
Reactions: sigis