Exames à mesma hora

SARAFFF

Membro Caloiro
Matrícula
2 Junho 2021
Boa noite! Estou no 12° em ciências e tecnologias e pretendo seguir medicina. No 11° fiz os exames nacionais de biologia e geologia, físico-química e matemática B, no entanto, não obtive os resultados necessários. Por isso, este ano pretendo fazer o exame de mat A e repetir os outros três. O objetivo é conseguir mais opções de candidatura com o exame de mat A e ao mesmo tempo ter uma nota mais alta no de mat B que me permita obter a média necessária para me candidatar às universidades que o aceitam como prova de ingresso em medicina. Sendo assim, estou um pouco confusa em relação aos exames de matemática, porque como são à mesma hora sei que posso fazer o de mat B na 2° fase, no entanto, não sei se o posso usar na 1° fase de candidaturas. Alguém me poderia esclarecer esta dúvida? Muito obrigada!

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
De certeza que esta restrição se aplica no caso de exames coincidentes?
Penso que havia uma excepção como havia para quem tinha covid-19 à data do exame.

Creio que essa restrição não se aplica quando exames totalmente diferentes coincidem em hora, agora neste caso parece-me diferente até porque tanto quanto sei o exame de Matemática A dá equivalência ao de Matemática B e MACS (isto se não mudaram as regras entretanto).

• Like
Reactions: sigis

sigis

Membro Veterano
Matrícula
26 Maio 2020
tanto quanto sei o exame de Matemática A dá equivalência ao de Matemática B e MACS
Não é bem assim. Há 3 grupos de provas de ingresso de matemática que podem ser exigidos, e o exame de Matemática A serve para qualquer um dos 3. Não é uma "equivalência", é simplesmente admitido em todas as circunstâncias em que é pedido um dos outros.
19 Matemática A: exige especificamente Matemática A;
16 Matemática: tanto serve Matemática B quanto Matemática A;
17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais: MACS, Matemática B, ou Matemática A.
Fonte: Tabela A - Códigos de Exames

Resumindo, @SARAFFF, não precisas de repetir o de Matemática B porque o de Matemática A faz tudo o que Matemática B faz.

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Não é bem assim. Há 3 grupos de provas de ingresso de matemática que podem ser exigidos, e o exame de Matemática A serve para qualquer um dos 3. Não é uma "equivalência", é simplesmente admitido em todas as circunstâncias em que é pedido um dos outros.
19 Matemática A: exige especificamente Matemática A;
16 Matemática: tanto serve Matemática B quanto Matemática A;
17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais: MACS, Matemática B, ou Matemática A.
Fonte: Tabela A - Códigos de Exames

Resumindo, @SARAFFF, não precisas de repetir o de Matemática B porque o de Matemática A faz tudo o que Matemática B faz.

Portanto continua tudo igual, sempre bom saber. :P

• Like
Reactions: sigis