Exames a disciplinas que não tive

baddiemaria

Membro Caloiro
Matrícula
31 Julho 2025
Olá.
Fiz o secundário num curso profissional, mas quero entrar em Medicina Dentária. A média do secundário não me preocupa (porque sei que tenho pelo menos 18), mas tive uma biologia e uma físico-química muito básica ao longo desses três anos. Preciso fazer exames a essas disciplinas, mas não sei por onde ou como começar a estudar. Consegui com uma colega minha alguns resumos de biologia e geologia que a explicadora dela lhe deu, mas duvido que seja o suficiente. Alguém já fez isso antes? Alguma sugestão? Desde já agradeço.

Olá. Eu estive numa situação parecida com a tua, em que para fazer os exames tive de estudar duas disciplinas (no meu caso, Matemática A e Física e Química) em que não tinha quase bases nenhumas. O meu método foi:

1- Aprender uma matéria de cada vez, através de vídeos, powerpoints, resumos, etc...
2- Escrever os meus próprios resumos a partir desse material (Opcional, mas ajudou muito a lembrar-me das coisas)
3- Praticar alguns exercícios só dessa matéria, até sentir-me minimamente confortável a resolvê-los
4- Avanço para a próxima matéria, e repito os passos 1 a 3
5- Quando tiver o programa curricular todo da disciplina, começo a praticar com questões de todas as matérias, através de Provas Finais/Provas Globais que às vezes vêm nos livros, ou então através dos exames de anos anteriores.

A partir daqui é só repetir o passo 5 até estares confiante na resolução de exames antigos. Sugiro que tentes sempre fazer tudo por ti primeiro, e recorrer às soluções ou aos resumos só mesmo se estiveres completamente bloqueada num exercício, ou no fim para corrigir. E também podes cronometrar o tempo que levas a fazer os exames, para te ires habituando aos limites de tempo que vais ter no exame verdadeiro.

Acho que a parte mais chata é mesmo encontrar recursos que expliquem bem as matérias para alguém que começa do zero… Especialmente FQ, que tem muito menos conteúdo disponível que Mat. Posso recomendar o site Física e Química que tem uns powerpoints fixes para o 10º ano, mas infelizmente está inacabado e tem muito pouca matéria do 11º.
Também tens resumos na zona de apontamentos do Uniarea https://uniarea.com/forum/index.php?resources/categories/ensino-secundário.23/
E este site tem os exames de anos anteriores, e as respetivas soluções Sinedubio — Exames Resolvidos 11º

Também seria bom se tivesses acesso aos manuais escolares para ajudar no estudo.

Para Biologia infelizmente não tenho nada para partilhar, porque não fiz esse exame. Mas de certeza que encontras recursos para isso se pesquisares na internet.

Eu sei que estudar isso tudo do zero é um bocado avassalador, mas com tempo e dedicação consegue-se! Boa sorte para os exames.

Olá.

Subscrevo aos conselhos do @ricardo_s.
Quanto aos recursos (manuais, powerpoints, exercícios, etc), pessoalmente eu gostei dos recursos disponíveis na Aula Digital da LeYa (para Física e Química A; não tenho experiência com Biologia). Se estiveres disposta a gastar dinheiro, ou conheceres alguém que tenha acesso e não se importe de partilhar, pode ser uma boa opção. Se isto não for possível, és capaz de conseguir encontrar manuais online ou numa biblioteca pública.

Para além disso, tens também disponíveis as aulas gravadas da RTP, do tempo do covid-19.

Qualquer questão, dispõe.

Olá.
Fiz o secundário num curso profissional, mas quero entrar em Medicina Dentária. A média do secundário não me preocupa (porque sei que tenho pelo menos 18), mas tive uma biologia e uma físico-química muito básica ao longo desses três anos. Preciso fazer exames a essas disciplinas, mas não sei por onde ou como começar a estudar. Consegui com uma colega minha alguns resumos de biologia e geologia que a explicadora dela lhe deu, mas duvido que seja o suficiente. Alguém já fez isso antes? Alguma sugestão? Desde já agradeço.
Olá!!

Este ano fiz exame de Biologia e Geologia, sendo que terminei o secundário no ano passado no curso de Línguas e Humanidades - portanto nunca tive Biologia e Geologia na vida.

O que te posso dizer prende-se muito com aquilo que já te foi dito nas outras respostas.
Começa por aprender cada tema, foca-te nisso, porque nunca vais conseguir estudar uma disciplina, sem a aprenderes e compreenderes primeiro.
A minha maior base foram os vídeos do "Estudo em Casa", como também já foi referido. São vídeos curtos, mas permitiram-me compreender a matéria de forma muito clara.
Mas não te limites só a isso! Se existirem temas que não compreendeste na totalidade, procura vídeos no Youtube, procura na internet, até finalmente compreenderes.
Depois, tira os teus próprios apontamentos, ou faz resumos, sempre de forma a que o conteúdo seja de fácil compreensão para ti.
E claro, consolida a matéria!
Faz imensos exercícios, e quando errares, foca-te em compreender a resolução.

Se tiveres oportunidade, também recomendo arranjares um livro de preparação ao exame ou algo do género, porque sempre te dá uma base, mas não é estritamente necessário. Não tinha acesso a manuais, e diria que no meu caso até correu bastante bem!

Acima de tudo, acredita no teu trabalho e potencial!
Sei bem o quão difícil é estar nessa posição e não saber ao certo se todo o esforço vai compensar, mas com força de vontade, tudo se consegue!

Boa sorte!! :)