Exames, anulação de matrícula, PEF, chumbo, aluno externo, auto-proposto. Como perceber isto melhor?

nunosga

Membro Caloiro
Matrícula
5 Abril 2021
Bom dia,
Tenho um filho no 10ºano (CT). É a área que ele quer, só que está a ter muitas dificuldades em conseguir notas sequer positivas, sobretudo porque sofre de PHDA. Sofre ainda de muita ansiedade que dificulta ainda mais o seu processo de aprendizagem.
Eu queria no entanto perceber como funcionam os processos de melhoria de nota, anulação de matrícula, exames como aluno externo, passagem de ano em função das notas, etc. Estive a ler várias informações disponíveis e estou ainda muito confuso. Existe alguma tabela (fixa ou interativa) com a organização destes temas ? Eu só queria perceber a melhor forma de ajudar o meu filho. Obrigado.

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Bom dia.
passagem de ano em função das notas
Os alunos passam para o ano seguinte se tiverem menos de 3 negativas/anuladas/de anos anteriores (classificações inferiores a 10).
Não obstante, um aluno pode ficar retido apenas a uma disciplina, passando de ano, se tiver menos de 8 num ano letivo ou se tiver negativa no 10ºano e 11ºano à mesma disciplina. Neste caso, o aluno tem de repetir o ano atrasado e/ou ir a exame como autoproposto e tirar 9,5 para ficar com a disciplina feita.
anulação de matrícula, exames como aluno externo
No ano terminal da disciplina, pode-se anular a disciplina até à penúltima semana de aulas e ir a exame como autoproposto, a valer 100% da classificação final da disciplina.
melhoria de nota
As melhorias são feitas por exame nacional ou prova de equivalência à frequência (disciplinas sem exame nacional associado).
Um aluno se reprovar num ano repete as disciplinas em que reprovou e pode fazer melhoria às restantes disciplinas que não tenham exame nacional associado.
Disciplinas com exame nacional associado: Trienal Específica do curso, Bienais Específicas do curso, Português e Filosofia.

Vou deixar, aqui, a portaria. Qualquer outra dúvida, disponha.

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
joaolimalp Anulação e reingresso noutro curso, sem exames válidos Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
M As aulas laboratoriais costumam sair nos exames nacionais? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
T Nota Interna e Exames Nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Amélia Shan Ainda é possível inscrever-me nos exames nacionais? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
O livro de exames BG 11 ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
cruzz matematica exames por externo Ensino Secundário 1
L Alguém com um bom coração pode disponibilizar os livros da IAVE de FQ e Biologia para o exames? Ensino Secundário 0
antoniofreitas Inscrição exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
voidlessmind Alguém tem textos modelo do Grupo III de exames de português? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
D Exames e melhoria de notas Ensino Secundário 1
H Perguntas Obrigatórias e Opcionais- EXAMES 2021 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
R Exames Nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
H Alguem sabe como realizar as candidaturas para o para fazer os exames vias profissionalizantes ? Concurso Nacional e Locais - Público 0
T Inscrição exames como aluno externo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
B2Bored Estrutura dos Exames 2021 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
joaomiranda13 Preparação intensiva exames - presencial em Barcelos!! Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
R Exames Regionais Concursos e Regimes Especiais 1
A As médias já contam com os exames? Concurso Nacional e Locais - Público 2
Raquelp.santos Dúvidas sobre os exames nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 13
P É possível concorrer apenas com a nota dos Exames Nacionais? Concurso Nacional e Locais - Público 1
L Exames Regionais 2021 Concursos e Regimes Especiais 1
DarkDroid Exames nacionais 11ºAno (Duvida) Exames Nacionais e Provas de Ingresso 13
M Alteração da inscrição nos exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
M Melhoria de nota com os exames nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
M Exames 9° ano Ensino Básico 5
R Dúvida exames melhoria Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
A Dúvida em relação à melhoria de exames nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
silvia dias 123 Exames nacionais 12º ano Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
S Inscrição exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
antoniofreitas inscrição exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
H Exames nacionais 2021 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
A Nota candidatura ao ensino superior com exames 17/18 Concurso Nacional e Locais - Público 1
F Mudança de curso - congelamento de matrícula, exames válidos, ficha ENES Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
howlingmad2001 Fazer exames como externo vs melhorias Exames Nacionais e Provas de Ingresso 11
P Exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
L Eu chumbei o 12º ano em 2019 por ter faltado aos exames, como acabar agora o ano? Ensino Secundário 1
R Validade dos exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
StudyBanana Acho que me inscrevi como externa nos exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
M Exames de acesso 2ª fase Concurso Nacional e Locais - Público 1
Ana_Neto Exames Relações internacionais M23 da FEUC_Urgente Concursos e Regimes Especiais 4
J finalista e exames nacionais Concurso Nacional e Locais - Público 1
P Inscrição noutro curso com exames inválidos Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Joana.Tavares05 Duvida sobre inscrição para exames nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
V Inscrição nos exames nacionais como aluna externa Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
R Exames de melhoria Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
M Dicas de exames nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
dw6 dúvida sobre a plataforma de exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
B Exames Nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 7
M Exames Nacionais 2021 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Beatriz Silva 17 Validade Exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2