Exames de disciplinas que não frequentei e novos critérios

iiinessss

Membro Caloiro
Matrícula
22 Maio 2025
Olá, estou em humanidades, no fim do 11.º ano, e recentemente decidi o que realmente gostava de seguir não é relacionado com as línguas e humanidades. Para seguir a área da obstetrícia teria que entrar em medicina, ou seja, tendo que fazer no próximo ano (12.º) exames de disciplinas que não frequentei, queria saber se com as novas mudanças dos critérios dos exames, se tenho que fazer apenas um exame (ex: biologia e geologia) ou se tenho que fazer também de matemática A ou físico química? Tenho que fazer para além de português, um exame ou dois? E se é realista em um ano aprender com explicações matéria dessas mesmas disciplinas de exame?

Olá .Não sei se percebi muito bem a questão, mas as provas de ingresso para medicina são os 3 exames: biologia e geologia, física e química e matemática A (sendo que a faculdade de medicina da universidade do Minho, a faculdade de medicina do Porto e o instituto de ciências biomédicas Abel Salazar aceitam a matemática B em substituição da A). Ou seja, tens de realizar sempre estes 3 exames para concorreres. Além disso exigem nota mínima de 140 pontos em cada uma das provas de ingresso e também nota mínima de candidatura (160 pontos para a universidade de Lisboa, 150 pontos para a universidade nova de Lisboa e 140 pontos para as restantes).
Para além do português, terás de fazer mais 3 exames.

Olá .Não sei se percebi muito bem a questão, mas as provas de ingresso para medicina são os 3 exames: biologia e geologia, física e química e matemática A (sendo que a faculdade de medicina da universidade do Minho, a faculdade de medicina do Porto e o instituto de ciências biomédicas Abel Salazar aceitam a matemática B em substituição da A). Ou seja, tens de realizar sempre estes 3 exames para concorreres. Além disso exigem nota mínima de 140 pontos em cada uma das provas de ingresso e também nota mínima de candidatura (160 pontos para a universidade de Lisboa, 150 pontos para a universidade nova de Lisboa e 140 pontos para as restantes).
Para além do português, terás de fazer mais 3 exames.
Obrigada, percebi agora que são os 3 exames mais português, outra questão, se eu acabar o secundário com média de 16.3 e para medicina preciso de 18.3, é possível só com os exames subir a média em 2 valores, por exemplo ao fazer exame como aluna externa no 12.ºano?

A tua média interna de secundário pesa 50% e as provas de ingresso os restantes 50%. Que isto dizer que se tirasse 20 nos três exames estavas a concorrer com 18,15 esta será a nota maior de candidatura que poderias ter, caso a média interna de secundário se mantenha nos 16,3.

• Like
Reactions: sigis
No curso de humanidades não tenho nenhuma das disciplinas de exame (FQ, Biologia, Matemática), teria que faze las durante o 12.º ano através de explicações, no entanto FQ está fora de questão. Estive a pesquisar e vi que há faculdades que aceitam (16)matemática ou seja poderia fazer o exame de matemática B que é mais simples de aprender do que A, assim faria no 12.º Matemática B, Biologia, e Português, mesmo assim a média não chega então vi também que há certos cursos de equivalência que mais tarde posso candidatar me a medicina, queria perceber se isso é mesmo possível e se me sabes esclarecer em relação a isso de fazer o curso e depois fazer a prova de acesso como licenciado

Mas o exame de FQ é prova de ingresso para concorreres a medicina, sem nota mínima de 14 a esse exame não podes concorrer. Tens mesmo de ter os 3 exames como prova de ingresso: biologia e geologia, FQ e matemática

• Like
Reactions: sigis