Exames e melhorias de notas

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Quando é que eu sei se muda a forma como se processa a melhoria de nota, ou seja, quando é que sei se é suposto fazer o exame nacional ou a prova de equivalência a frequência? E que implicações e diferenças há para mim se em vez de ter de fazer o exame nacional tiver de fazer a prova de equivalência a frequência (tendo em conta que o meu objetivo é melhorar a minha nota interna da disciplina)?
Eu não devia ter-te dito aquilo, porque te confundi. A ti não te faz diferença nenhuma ser um ou outra. Era só para não estranhares, e não pensares que te enganei, se a associação disciplina-prova voltasse a ser com a prova de equivalência à frequência.

• Like
Reactions: Ariana_

épsilon

Membro Veterano
Matrícula
22 Julho 2020
Certo. Em princípio, como existe o exame nacional para essas disciplinas todas, repetiriam a situação de não se poder fazer melhorias, como este ano, portanto, haveria a possibilidade de não poderes fazer melhoria. Só poderias fazer por prova de equivalência se as melhorias de Inglês pudessem voltar a ser feitas dessa maneira. As outras disciplinas é também só por exame nacional.
Eu não devia ter-te dito aquilo, porque te confundi. A ti não te faz diferença nenhuma ser um ou outra. Era só para não estranhares, e não pensares que te enganei, se a associação disciplina-prova voltasse a ser com a prova de equivalência à frequência.
A FQ e BG só posso melhorar a minha nota interna pelos exames nacionais independentemente de este ano letivo as melhorias voltarem ou não, certo? Se as melhorias de Inglês voltarem a ser feitas pela prova equiv.freq., mesmo que as melhorias não voltem posso fazer melhoria (uma vez que eles só impedem as melhorias por exame e não as melhorias por prova equiv.freq)? A matemática A e português vou anular as disciplinas no 3ºperíodo, não posso fazer a prova equiv.freq., ou tem mesmo de ser o exame nacional? (De referir que pretendo a Matemática A como prova de ingresso.)

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
A FQ e BG só posso melhorar a minha nota interna pelos exames nacionais independentemente de este ano letivo as melhorias voltarem ou não, certo? Se as melhorias de Inglês voltarem a ser feitas pela prova equiv.freq., mesmo que as melhorias não voltem posso fazer melhoria (uma vez que eles só impedem as melhorias por exame e não as melhorias por prova equiv.freq)? A matemática A e português vou anular as disciplinas no 3ºperíodo, não posso fazer a prova equiv.freq., ou tem mesmo de ser o exame nacional? (De referir que pretendo a Matemática A como prova de ingresso.)
Se as melhorias não voltarem, não podes fazer melhoria, independentemente se é exame nacional ou prova de equivalência à frequência, é igual.
Provas de equivalência à frequência são apenas para as disciplinas sem exame nacional associado. Tanto Matemática A e Português têm exame nacional, por isso, não existe prova de equivalência à frequência.

• Like

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL

épsilon

Membro Veterano
Matrícula
22 Julho 2020
Se as melhorias não voltarem, não podes fazer melhoria, independentemente se é exame nacional ou prova de equivalência à frequência, é igual.
Provas de equivalência à frequência são apenas para as disciplinas sem exame nacional associado. Tanto Matemática A e Português têm exame nacional, por isso, não existe prova de equivalência à frequência.
Já não me lembro: quando é que se sabe se neste ano letivo as melhorias de nota interna a inglÊs se fazem por exame nacional ou prova equiv.freq.? Também queria confirmar se a prova equiv.freq. tem tanto a comprrensão e produção escrita como oral tal como no exame nacional e se as ponderações de cada um dos 4 são as mesmas q no exame?

Um aparte mais subjetivo: acham que as vacinas nos vão dar a garantia de que este vai haver melhorias de nota interna através dos exames? O UK prevÊ vacinar toda a gente maior de 50anos até meados/finais de janeiro e toda a gente até abril! Portugal prevê 0,95milhões vacinados entre janeiro e fevereiro, mas o cenário mais provável estende-se a março(1a fase) + 2,7 milhões vacinados em junho ou julho(2a fase). Ou seja: ao todo estarão 3,65 milhões vacinados em junho ou julho.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Já não me lembro: quando é que se sabe se neste ano letivo as melhorias de nota interna a inglÊs se fazem por exame nacional ou prova equiv.freq.?
É ao mesmo tempo das melhorias em geral. As informações ainda não mudaram sobre isso.
Também queria confirmar se a prova equiv.freq. tem tanto a comprrensão e produção escrita como oral tal como no exame nacional e se as ponderações de cada um dos 4 são as mesmas q no exame?
É igual.
Um aparte mais subjetivo: acham que as vacinas nos vão dar a garantia de que este vai haver melhorias de nota interna através dos exames? O UK prevÊ vacinar toda a gente maior de 50anos até meados/finais de janeiro e toda a gente até abril! Portugal prevê 0,95milhões vacinados entre janeiro e fevereiro, mas o cenário mais provável estende-se a março(1a fase) + 2,7 milhões vacinados em junho ou julho(2a fase). Ou seja: ao todo estarão 3,65 milhões vacinados em junho ou julho.
É suposto as vacinas contribuírem para voltarmos ao "normal" . Suposições concretas, só esperando por mais informações. Atualmente, não se consegue acrescentar mais nada de relevante.

XDevilX

Membro Caloiro
Matrícula
9 Novembro 2020
Bom dia, eu sou do 12°ano e a pergunta é a seguinte: Posso já este ano fazer a melhoria da nota da disciplina de matemática e português?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Bom dia, eu sou do 12°ano e a pergunta é a seguinte: Posso já este ano fazer a melhoria da nota da disciplina de matemática e português?
Depende com o que queres dizer com melhoria. Se os exames valerem 30% da nota, a tua nota pode sempre subir (excepto se tiveres 19 ou 20 na nota interna). A única forma do exame contar 100% para a tua nota na disciplina seria anulares, mas não recomendaria, de todo. Fora isso, caso vás à 2ª fase e as tuas notas forem melhores que na primeira, ficas com melhores notas para concorreres à 2ª fase do concurso deste ano. A partir do próximo ano, as notas da 2ª fase contam como média interna da 1ª fase, mas como prova de ingresso só podem ser utilizadas na 2ª fase do concurso.

No boletim de exames da 1ª fase, na quadrícula da melhoria, terás de colocar Não, uma vez que é a primeira vez que vais fazer estes exames.

XDevilX

Membro Caloiro
Matrícula
9 Novembro 2020
Depende com o que queres dizer com melhoria. Se os exames valerem 30% da nota, a tua nota pode sempre subir (excepto se tiveres 19 ou 20 na nota interna). A única forma do exame contar 100% para a tua nota na disciplina seria anulares, mas não recomendaria, de todo. Fora isso, caso vás à 2ª fase e as tuas notas forem melhores que na primeira, ficas com melhores notas para concorreres à 2ª fase do concurso deste ano. A partir do próximo ano, as notas da 2ª fase contam como média interna da 1ª fase, mas como prova de ingresso só podem ser utilizadas na 2ª fase do concurso.

No boletim de exames da 1ª fase, na quadrícula da melhoria, terás de colocar Não, uma vez que é a primeira vez que vais fazer estes exames.
Então, como ainda não fiz os exames de matemática e português, não poderei fazer já melhoria da nota interna?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018

épsilon

Membro Veterano
Matrícula
22 Julho 2020

Boa tarde. Podes explicar melhor isto: "A partir do próximo ano, as notas da 2ª fase contam como média interna da 1ª fase"? Isto quer dizer que no meu caso, que vou anular matemática e portuguÊs, as minhas notas da 2a fase (se melhores que as da 1a) contam para a média interna da 1a? Se não me engano disseste-me a 21nov que "se melhorares na 2ª fase de 2021, ela só conta para a média da 1ª fase em 2022", por isso estou confuso...

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Boa tarde. Podes explicar melhor isto: "A partir do próximo ano, as notas da 2ª fase contam como média interna da 1ª fase"? Isto quer dizer que no meu caso, que vou anular matemática e portuguÊs, as minhas notas da 2a fase (se melhores que as da 1a) contam para a média interna da 1a? Se não me engano disseste-me a 21nov que "se melhorares na 2ª fase de 2021, ela só conta para a média da 1ª fase em 2022", por isso estou confuso...
As notas da 2ª fase podem ser usadas para efeitos de cálculo da classificação final da disciplina em candidaturas de anos seguintes ao da realização desse exame da 2ª fase, não há nenhuma contradição no que te foi referido.

• Like

épsilon

Membro Veterano
Matrícula
22 Julho 2020
As notas da 2ª fase podem ser usadas para efeitos de cálculo da classificação final da disciplina em candidaturas de anos seguintes ao da realização desse exame da 2ª fase, não há nenhuma contradição no que te foi referido.
As notas da 2ª fase não podem ser usadas para efeitos de cálculo da classificação final da disciplina na 2a fase de candidaturas do mesmo ano?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
As notas da 2ª fase não podem ser usadas para efeitos de cálculo da classificação final da disciplina na 2a fase de candidaturas do mesmo ano?
Podes. Não podes usar é na 1ª fase de candidaturas, desse ano.
A primeira vez que podes usar na 1ª fase de candidaturas, é no ano seguinte à da realização da prova.

• Like
Reactions: davis

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Podem, como já te explicaram ao longos das várias mensagens que temos trocado (eu, tu, n mods) ao longo destes meses ☺

• Like
Reactions: davis