Exames externos a disciplinas fora do meu plano curricular contam para média do secundário?

José Pedro Carvalho

Membro Caloiro
Matrícula
2 Abril 2020
Boa tarde pessoal!

Eu tenho duas pequena dúvidas que gostaria de esclarecer. Ora, eu estou no 12º Ano do curso de Artes Visuais e pretendo ingressar no ano letivo seguinte ao ensino superior. A minha média atual são de 16 valores. No 11º fiz exames tanto a Geometria Descritiva A (Tive uma classificação de 16 valores) quanto História da Cultura e das Artes (15), visto que eram as disciplinas que eu tinha no meu plano curricular.
Este ano (12º) pretendo realizar os exames de Português, Desenho A, Geometria Descritiva A (Tentar uma melhoria de nota) e Matemática B.

Tenho então a propor 2 questões:

No caso de conseguir obter uma melhor classificação como externo no exame de Geometria Descritiva A (o meu objetivo é no mínimo um 18), essa tornaria-se a minha classificação final à disciplina? O que acontece caso tire menos de 16 valores? A minha nota do ano anterior mantém-se?

A minha outra questão seria no exame de Matemática B que irei tentar realizar por externo, visto que a disciplina se encontra fora do meu plano curricular (penso eu?), caso eu tenha um 12 (por exemplo), a mesma poderá me baixar a média atual do secundário, ou apenas contará para os cursos que pedem Matemática como prova de ingresso? O que acontece caso não me sinta preparado e decida faltar ao exame de Matemática?

Obrigado.

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
No caso de conseguir obter uma melhor classificação como externo no exame de Geometria Descritiva A (o meu objetivo é no mínimo um 18), essa tornaria-se a minha classificação final à disciplina?
Sim

O que acontece caso tire menos de 16 valores? A minha nota do ano anterior mantém-se?
Sim mantêm-se, apenas pode é melhorar o exame para efeitos de PI dependendo da nota que tiveste no ano passado.

A minha outra questão seria no exame de Matemática B que irei tentar realizar por externo, visto que a disciplina se encontra fora do meu plano curricular (penso eu?), caso eu tenha um 12 (por exemplo), a mesma poderá me baixar a média atual do secundário, ou apenas contará para os cursos que pedem Matemática como prova de ingresso?
Só fica feita para PI e não afeta na média.

O que acontece caso não me sinta preparado e decida faltar ao exame de Matemática?
Nada, só ficas com uns eurinhos a menos no bolso (o que gastaste da inscrição) xD

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
antoniofreitas Inscrição exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
voidlessmind Alguém tem textos modelo do Grupo III de exames de português? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
D Exames e melhoria de notas Ensino Secundário 1
H Perguntas Obrigatórias e Opcionais- EXAMES 2021 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
R Exames Nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
H Alguem sabe como realizar as candidaturas para o para fazer os exames vias profissionalizantes ? Concurso Nacional e Locais - Público 0
T Inscrição exames como aluno externo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
B2Bored Estrutura dos Exames 2021 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
joaomiranda13 Preparação intensiva exames - presencial em Barcelos!! Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
R Exames Regionais Concursos e Regimes Especiais 1
A As médias já contam com os exames? Concurso Nacional e Locais - Público 2
Raquelp.santos Dúvidas sobre os exames nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 13
P É possível concorrer apenas com a nota dos Exames Nacionais? Concurso Nacional e Locais - Público 1
L Exames Regionais 2021 Concursos e Regimes Especiais 1
DarkDroid Exames nacionais 11ºAno (Duvida) Exames Nacionais e Provas de Ingresso 13
M Alteração da inscrição nos exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
M Melhoria de nota com os exames nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
M Exames 9° ano Ensino Básico 5
R Dúvida exames melhoria Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
A Dúvida em relação à melhoria de exames nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
silvia dias 123 Exames nacionais 12º ano Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
S Inscrição exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
antoniofreitas inscrição exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
H Exames nacionais 2021 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
A Nota candidatura ao ensino superior com exames 17/18 Concurso Nacional e Locais - Público 1
F Mudança de curso - congelamento de matrícula, exames válidos, ficha ENES Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
howlingmad2001 Fazer exames como externo vs melhorias Exames Nacionais e Provas de Ingresso 11
P Exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
L Eu chumbei o 12º ano em 2019 por ter faltado aos exames, como acabar agora o ano? Ensino Secundário 1
R Validade dos exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
StudyBanana Acho que me inscrevi como externa nos exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
M Exames de acesso 2ª fase Concurso Nacional e Locais - Público 1
Ana_Neto Exames Relações internacionais M23 da FEUC_Urgente Concursos e Regimes Especiais 4
J finalista e exames nacionais Concurso Nacional e Locais - Público 1
P Inscrição noutro curso com exames inválidos Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Joana.Tavares05 Duvida sobre inscrição para exames nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
V Inscrição nos exames nacionais como aluna externa Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
R Exames de melhoria Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
M Dicas de exames nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
dw6 dúvida sobre a plataforma de exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
B Exames Nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 7
M Exames Nacionais 2021 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Beatriz Silva 17 Validade Exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
J Inscrição exames 2021 - Melhorias Exames Nacionais e Provas de Ingresso 17
R Inscrição exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
M exames nacionais 2021 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
A Inscrição nos exames fora da data Concurso Nacional e Locais - Público 2
Joana.Tavares05 Documentos para Exames 2021 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
Marialuiza pagamento exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
B Acesso ao ensino superior - exames a realizar Concurso Nacional e Locais - Público 5