Exames FQ/Mat - Itens de resposta extensa

arib00

Membro
Matrícula
14 Abril 2021
Mensagens
13
Boa noite! Vou fazer os exames de FQ-A e Mat-A nas próximas semanas e estou com algumas dúvidas relativamente ao detalhe que temos de usar nas respostas a este tipo de itens, isto é, se é necessário escrever uma "mini-composição" sobre como chegámos a uma dada fórmula, ou o que significam dadas variáveis numa resolução.

Por exemplo em FQ, no formulário de 2020, onde não consta a equivalência entre trabalho de forças não-conservativas com a variação de energia mecânica num troço, seria preciso começar pelo teorema da energia cinética para aí chegar? Ou para usar a equivalência pKw = pH+pOH, seria necessário demonstrá-la? Só a título de exemplo, pré-2016 não constava a equivalência energia mecânica = cinética + potencial no formulário.

Em Matemática A, por exemplo, há a equivalência dos coefs. a, b, c da forma cartesiana de um plano a um vetor normal a este, esta etapa pode ser feita diretamente ou partindo da definição vetorial (AP * n = 0)? Que passos é que podemos "saltar"/fazer menos detalhadamente na resposta a uma pergunta?
 

Pedro_Lopes

Membro
Matrícula
28 Janeiro 2021
Mensagens
12
Não tens que escrever muito, mas não podes encolher muito.
Eu tenho o manual de exercícios do IAVE, por isso vou assumir que as respostas são +/- o que eles querem. Nas soluções deste livro, o último exercício da 1º fase de FQ do ano passado (link, soluções) tem 6 linhas. E apenas diz os "básicos", que com a diminuição do pH aumenta a concentração de H30+, e que segundo a lei de Le Châtelier... a lenga lenga toda... o que diminui a concentração de CO3. E depois a mesma coisa para a reação de dissolução de CaCO3, segundo a lei de .... beca beca... favorece a dissolução do CaCO3.
Não é nada de mais, e não foi só por ser do ano passado. Todas as respostas "extensas" são muito curtas, 3 linhas diria que é a média. Importa mais colocares aquelas coisas importantes e vitais do que encher a resposta com "chouriço", isso e a linguagem que usas contam muito.
Apenas falo de FQ, mas Mat deve ser parecido. Não tens de ir muito fundo, mas tens de tocar nos pontos importantes.
 
  • Like
Reactions: arib00