Exames nacionais 2021

Ritafeitas

Membro
Matrícula
19 Setembro 2020
Preciso de ajuda
Acabei o secundário e estou meio perdida.
Tenho dois cursos em mente.
As médias este ano provavelmente vão baixar e por isso acho que consigo entrar.
Se não conseguir posso sempre ir a segunda fase , mas tenho receio que isso não seja muito favorável para entrar depois no curso. O que acham ?

Fiz exame de português e já me disseram que vou ter que multiplicar a nota do exame de português pela percentagem que o instituto pede e o mesmo com a média final de secundário e depois somo e da a média que tenho que usar quando me inscrever.

No site da Dgs aparece a nota do ultimo candidato a entrar pelo continente geral é nos numeros dessa alínea que tenho que me focar ?
É que as vezes diz o último foi com 13 mas a prova de ingresso foi 15 .

Se me puderem ajudar agradecia.

Olá.
Se não conseguir posso sempre ir a segunda fase , mas tenho receio que isso não seja muito favorável para entrar depois no curso. O que acham ?
Não te prejudica ires, só não podes usar os exames da 2ª fase na 1º de candidaturas.
No site da Dgs aparece a nota do ultimo candidato a entrar pelo continente geral é nos numeros dessa alínea que tenho que me focar ?
Sim, mais ou menos, é a nota de candidatura que é usada para seriação. De qualquer das maneiras, esse valor depende sempre dos candidatos.

É que as vezes a nota da candidatura é muito diferente da do último candidato a entrar.
Deves estar a referir-te aos contingentes e preferências regionais. A nota do último candidato corresponde à nota da última pessoa a ingressar pelo regime geral.

Ah okay então basicamente a nota de candidatura é a base e depois vão descendo .
Não, os contingentes e preferências regionais e habitacionais são "pequenos concursos" para alunos em determinadas situações. As notas são independentes e não têm de ser inferiores, obrigatoriamente.