Exames nacionais como externo - novas medidas

Margarida 🌼

Membro Caloiro
Matrícula
31 Julho 2019
Olá! Sou aluna do 12°ano em ciências e tecnologias. No ano passado realizei exame de física e química A e biologia geologia. Contudo, agora pretendo estudar direito e como tal para entrar em Lisboa na clássica precisava de filosofia e português. Este ano não me inscrevi no exame de filosofia pois tive medo de o realizar, uma vez que era obrigada a ir como externa e corria o risco de perder a nota que obtive à disciplina (16). Assim tinha nos meus planos concorrer para direito em Coimbra, onde só era necessária a prova de português ou então para uma universidade privada.
Porém com as novas medidas do governo, pelo que ouvi, teremos que preencher um novo boletim.
A minha questão é :
Se tiver que preencher um novo boletim, existe a hipótese de me inscrever no exame de filosofia, mas não correr o risco de perder a minha nota interna à disciplina? Ou seja, posso realizar este ano o exame de filosofia, sendo que nunca o realizei anteriormente, e independentemente da classificação que obtiver manter a minha nota interna? Ou as novas medidas não alteram esta situação e para realizar o exame tenho que ir como externa, correndo o risco de baixar a minha classificação à disciplina?

Espero que me possam ajudar
É uma situação um bocado confusa😅
Obrigada

floater3

Membro Veterano
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Ciências e Tecnologias - 11° Ano
Olá! Sou aluna do 12°ano em ciências e tecnologias. No ano passado realizei exame de física e química A e biologia geologia. Contudo, agora pretendo estudar direito e como tal para entrar em Lisboa na clássica precisava de filosofia e português. Este ano não me inscrevi no exame de filosofia pois tive medo de o realizar, uma vez que era obrigada a ir como externa e corria o risco de perder a nota que obtive à disciplina (16). Assim tinha nos meus planos concorrer para direito em Coimbra, onde só era necessária a prova de português ou então para uma universidade privada.
Porém com as novas medidas do governo, pelo que ouvi, teremos que preencher um novo boletim.
A minha questão é :
Se tiver que preencher um novo boletim, existe a hipótese de me inscrever no exame de filosofia, mas não correr o risco de perder a minha nota interna à disciplina? Ou seja, posso realizar este ano o exame de filosofia, sendo que nunca o realizei anteriormente, e independentemente da classificação que obtiver manter a minha nota interna? Ou as novas medidas não alteram esta situação e para realizar o exame tenho que ir como externa, correndo o risco de baixar a minha classificação à disciplina?

Espero que me possam ajudar
É uma situação um bocado confusa😅
Obrigada
Posso estar errado, mas penso que se fosses como externa e tirasses pior nota isso não te faria nunca descer a nota interna. Aliás, só substituiria nota da disciplina se fosse melhor! 🙂

• Like
Reactions: Gonçalo Gomes 1234

Joanailm

Membro
Matrícula
12 Julho 2019
Curso
Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades
Instituição
Escola Secundária Júlio Dantas
Olá! Um aluno que faça o exame como externo, apesar de já ter a disciplina concluída e positiva, tem possibilidade de que a nota do exame passe a ser a nota da disciplina (caso seja mais alta)? Ou com as novas medidas do governo isso não é possível? Obrigada!

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Posso estar errado, mas penso que se fosses como externa e tirasses pior nota isso não te faria nunca descer a nota interna. Aliás, só substituiria nota da disciplina se fosse melhor! 🙂
Confirmo. Quer fosse através destas regras excepcionais ou com as anteriores, era impossível descer a CFD.
Mensagem fundida automaticamente:

Olá! Um aluno que faça o exame como externo, apesar de já ter a disciplina concluída e positiva, tem possibilidade de que a nota do exame passe a ser a nota da disciplina (caso seja mais alta)? Ou com as novas medidas do governo isso não é possível? Obrigada!
É possível.

Joanailm

Membro
Matrícula
12 Julho 2019
Curso
Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades
Instituição
Escola Secundária Júlio Dantas
Confirmo. Quer fosse através destas regras excepcionais ou com as anteriores, era impossível descer a CFD.
Mensagem fundida automaticamente:

É possível.
É automático a partir do momento que a pessoa faz como externa ou tem de fazer mais alguma coisa? Obrigada!

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
É automático a partir do momento que a pessoa faz como externa ou tem de fazer mais alguma coisa? Obrigada!
É automático, a partir do momento em que te inscreves a melhoria, se melhorares, a ficha ENES vem com a indicação das notas ☺

CatarinaR8

Membro Veterano
Matrícula
20 Abril 2016
É automático, a partir do momento em que te inscreves a melhoria, se melhorares, a ficha ENES vem com a indicação das notas ☺
inscrever para melhoria como assim? Eu pensava que aquela melhoria que vem no boletim é referente àquela para o diploma não é ?

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
inscrever para melhoria como assim? Eu pensava que aquela melhoria que vem no boletim é referente àquela para o diploma não é ?
Sim, sim, lapso meu. É a melhoria para efeitos de acesso ao ensino superior a que me refiro.

• Like
Reactions: CatarinaR8

matframos

Membro Caloiro
Matrícula
10 Abril 2020
Boa tarde, a minha amiga tem uma dúvida.
Ela o ano passado fez exame de geometria (tinha nota interna 10) e chumbou no exame portanto, chumbou à disciplina (ficou com 8) logo teria de fazer o exame outra vez este ano para poder passar a geometria.
A questão é, ela tem de fazer o exame este ano? Ou pode optar por não o fazer e acaba a disciplina na mesma tendo em conta as novas regras?

Obrigada

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Não houve indicações para esses casos.Teria de repetir o exame como autoproposta.

rubenalves13

Membro Caloiro
Matrícula
10 Abril 2020
Olá, estou no 12º ano atualmente, no entanto, não passei à disciplina de Física e Químa no 11º ano, ou seja, fiquei com a disciplina por fazer. Inscrevi-me, este ano, nos exames de Português e Matemática e também à disciplina de Física e Química. Com esta situação decretada pelo Ministro de que devem ser feitos apenas os exames que serão necessários como prova de ingresso à universidade, a minha pergunta é: Se eu escolher um curso em que não seja necessário utilizar o exame de Física e Química como prova de ingresso, posso não o realizar este ano? Ou como é um exame que é essencial para a minha nota interna (visto que não recebi uma nota no 11º nessa disciplina), tenho de o fazer? Agradecia que me esclarecessem esta dúvida.

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá, estou no 12º ano atualmente, no entanto, não passei à disciplina de Física e Químa no 11º ano, ou seja, fiquei com a disciplina por fazer. Inscrevi-me, este ano, nos exames de Português e Matemática e também à disciplina de Física e Química. Com esta situação decretada pelo Ministro de que devem ser feitos apenas os exames que serão necessários como prova de ingresso à universidade, a minha pergunta é: Se eu escolher um curso em que não seja necessário utilizar o exame de Física e Química como prova de ingresso, posso não o realizar este ano? Ou como é um exame que é essencial para a minha nota interna (visto que não recebi uma nota no 11º nessa disciplina), tenho de o fazer? Agradecia que me esclarecessem esta dúvida.
Com as informações atuais, tens de repetir o exame, mesmo que não necessites com prova de ingresso.

Karina Alejandra

Membro Caloiro
Matrícula
6 Outubro 2019
Boas, para quem vai realizar exames nacionais das provas de ingresso como aluno externo não há qualquer alteração correcto? Obrigada

Matrícula
18 Junho 2016
Boa noite,

Já me inscrevi para os exames que queria realizar como externo (para efeitos de melhoria de nota de candidatura) ainda antes de entrar o regime de inscrições apenas online.
A minha questão é: com as mais recentes novidades, tenho que me inscrever novamente ou não tenho que fazer nada porque já fiz tudo corretamente e não quero alterar nada.

Obrigado.

• Like
Reactions: annah

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa noite,

Já me inscrevi para os exames que queria realizar como externo (para efeitos de melhoria de nota de candidatura) ainda antes de entrar o regime de inscrições apenas online.
A minha questão é: com as mais recentes novidades, tenho que me inscrever novamente ou não tenho que fazer nada porque já fiz tudo corretamente e não quero alterar nada.

Obrigado.
Nada indica que precises de fazer mais nada. Não queres alterar e fizeste presencialmente, és dos que está melhor nesta situação de exames e afins 😅 .

• Like
Reactions: annah

anastacia

Membro Caloiro
Matrícula
20 Abril 2018
Boa noite, terminei o curso profissional de Cozinha..em 2015,e pretendo concorrer a Enfermagem, para o que me inscrevi nos exames de Biologia e Geologia (prova especifica) e Português.
Com as novas regras do Governo continua a ser necessário realizar a prova de Português?

Obrigada

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa noite, terminei o curso profissional de Cozinha..em 2015,e pretendo concorrer a Enfermagem, para o que me inscrevi nos exames de Biologia e Geologia (prova especifica) e Português.
Com as novas regras do Governo continua a ser necessário realizar a prova de Português?

Obrigada
Não te sei responder, é uma das questões que ficou por responder, mas espero que nos próximos dias seja esclarecido.

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
MarianaLA Exames Nacionais por conta própria (6 anos depois do secundário) — como estudar e conselhos! Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
dbranco01 Como posso estudar/me preparar para os exames nacionais de Biologia e Geologia e Física e Química A agora? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
H Como é que me posso preparar para os Exames nacionais? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 10
D Exames nacionais como método de avaliação? Ensino Secundário 141
Ângela A. Exames Nacionais Ensino Secundário 3
C Dúvida - exames nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
E 3 cadernos desde 2006 Exames nacionais, testes intermédios e respectivos critérios de classificação Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
R Provas de ingresso/exames nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
MarisaM Exames Nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
eduarda.filipa Exames nacionais estando na faculdade. Concurso Nacional e Locais - Público 2
P 2°Fase Exames Nacionais- Quem se pode inscrever ? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
S Exames Nacionais e Provas de Ingresso Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
howlingmad2001 Médias dos exames nacionais Concurso Nacional e Locais - Público 1
N Matrizes Exames Nacionais 2020 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
F Inscrição nos exames nacionais (novamente) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Sara Snitram Exames nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
A Aluna externa - exames nacionais 2020 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
G Dicionários Exames Nacionais Línguas Estrangeiras Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
anagds2 mudança de curso, inscrição nos exames nacionais Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
H Exames nacionais Ensino Secundário 3
E Candidatura a titular de ensino superior + realização dos exames nacionais Concursos e Regimes Especiais 2
H Que exames nacionais fazer? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
N Dúvida Exames Nacionais - Profissional Exames Nacionais e Provas de Ingresso 15
Enk0 Já há novas datas exatas dos exames nacionais 2020? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
B Petição para a contabilização de exames nacionais para melhoria de nota interna Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
C Injustiça - Junta-te a nós - Contra a eliminação das melhorias das classificações finais através dos Exames Nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 726
B Covid-19: Inscrição nos Exames Nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 297
S Dispensa de Exames Nacionais agora em julho Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
M Covid-19: Exames Nacionais 2020 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1048
MarcoAfonso Inscrição nos exames nacionais fora do prazo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 19
M Repetir Exames Nacionais 3 anos depois Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
A Inscrição com boletim "físico" nos Exames Nacionais ainda é válida ? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
A Repetir exames nacionais para mudar de curso Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
D Inscrição para os exames nacionais com cartão de residência on-line Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
F Adiamento exames nacionais secundário 2020 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 39
C Preenchimento do boletim de inscrição em exames nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 63
G Encargos Inscrições Exames Nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
CarluxaSofia Repetir Exames Nacionais 3 anos depois Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
C Datas das inscrições nos exames nacionais 2020 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 37
ines1509 Posso inscrever-me nos exames nacionais? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
J Grupo de estudo para exames nacionais 2020 - Porto Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
G Exames nacionais 12º ano Exames Nacionais e Provas de Ingresso 7
R Média requerida para realização dos exames nacionais. Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
Sara_Silva_Pereira_Psi Inscrição em exames nacionais para segunda licenciatura Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
A Duvidas sobre os exames nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
L Material exames nacionais 11º Ano - F.Q. / Biologia e Geologia Pedido de Recursos - Ensino Secundário 3
Eduardo Teixeira Exames nacionais: existe limite de idade? Concurso Nacional e Locais - Público 1
J Repetir Exames Nacionais 4 Anos Depois Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
T Inscrição nos Exames Nacionais sem Cartão do Cidadão e sem NIF Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
T Não obtive êxito nos exames nacionais para ingressar na Universidade Ensino Superior 6