Exames Nacionais e Acesso ao ensino superior

minotauro_06

Membro Caloiro
Matrícula
10 Março 2020
Gostava de saber como funcionam os exames nacionais este ano, por exemplo eu queria anular matemática e português e fazer por exame,quanto tempo tenho para fazer isso e como faço na plataforma de inscrição?Queria também voltar a fazer os exames de Físico quimica e Biologia e Geologia, esses melhoram a nota da prova de ingresso e a nota interna dos anos anteriores(10,11)?Por último em relação aos exames eu gostava de saber como funciona a anulação de uma disciplina opcional para a fazer por exame, por exemplo anular psicologia e fazer exame de inglês, queria saber também até quando posso anular e como faço na plataforma.Por fim gostava também de saber como funciona o selo para entrar no ensino superior e que datas tenho para o fazer.
Se me pudessem ajudar ficava agradecido e desculpem pelo testamento, preciso mesmo de ajuda e tenho andado a ficar nervoso:).

Solução
Gostava de saber como funcionam os exames nacionais este ano, por exemplo eu queria anular matemática e português e fazer por exame,quanto tempo tenho para fazer isso e como faço na plataforma de inscrição?Queria também voltar a fazer os exames de Físico quimica e Biologia e Geologia, esses melhoram a nota da prova de ingresso e a nota interna dos anos anteriores(10,11)?Por último em relação aos exames eu gostava de saber como funciona a anulação de uma disciplina opcional para a fazer por exame, por exemplo anular psicologia e fazer exame de inglês, queria saber também até quando posso anular e como faço na plataforma.Por fim gostava também de saber como funciona o selo para entrar no ensino superior e que datas tenho para o fazer...

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Gostava de saber como funcionam os exames nacionais este ano, por exemplo eu queria anular matemática e português e fazer por exame,quanto tempo tenho para fazer isso e como faço na plataforma de inscrição?Queria também voltar a fazer os exames de Físico quimica e Biologia e Geologia, esses melhoram a nota da prova de ingresso e a nota interna dos anos anteriores(10,11)?Por último em relação aos exames eu gostava de saber como funciona a anulação de uma disciplina opcional para a fazer por exame, por exemplo anular psicologia e fazer exame de inglês, queria saber também até quando posso anular e como faço na plataforma.Por fim gostava também de saber como funciona o selo para entrar no ensino superior e que datas tenho para o fazer.
Se me pudessem ajudar ficava agradecido e desculpem pelo testamento, preciso mesmo de ajuda e tenho andado a ficar nervoso:).
Olá @minotauro_06
Tens até 3 de junho para anular disciplinas:
Depois de anular tens de alterar a inscrição nos exames para externo e para aprovação.
Sim, há melhorias este ano:
Sobre o pedido da senha de acesso:

Solução

minotauro_06

Membro Caloiro
Matrícula
10 Março 2020
Olá @minotauro_06
Tens até 3 de junho para anular disciplinas:
Depois de anular tens de alterar a inscrição nos exames para externo e para aprovação.
Sim, há melhorias este ano:
Sobre o pedido da senha de acesso:
Obrigado pela ajuda mas mesmo assim fiquei com dúvidas em relação á melhoria de notas com os exames, por exemplo fq e bio, como estou no 12 as disciplinas do 11 a que faço exames mudam a nota consuante o resultado do exame ? E esse exame tbm conta como prova de ingresso?
Depois em relação a fazer exame de inglês para anular a específica de psicologia, esse exame de inglês também conta como prova de ingresso e sobe a média do 10 e 11 ou conta só como nota para psicologia?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Obrigado pela ajuda mas mesmo assim fiquei com dúvidas em relação á melhoria de notas com os exames, por exemplo fq e bio, como estou no 12 as disciplinas do 11 a que faço exames mudam a nota consuante o resultado do exame ? E esse exame tbm conta como prova de ingresso?
Sim, para efeitos de acesso. E sim, contam como prova de ingresso.
Depois em relação a fazer exame de inglês para anular a específica de psicologia, esse exame de inglês também conta como prova de ingresso e sobe a média do 10 e 11 ou conta só como nota para psicologia?
Se estás a falar da disciplina anual do 12º de psicologia terias de mudar para a disciplina anual de inglês do 12º ano que não é a mesma do exame nacional. Teria de ser feita via exame de equivalência a frequência.

minotauro_06

Membro Caloiro
Matrícula
10 Março 2020
Sim, para efeitos de acesso. E sim, contam como prova de ingresso.

Se estás a falar da disciplina anual do 12º de psicologia terias de mudar para a disciplina anual de inglês do 12º ano que não é a mesma do exame nacional. Teria de ser feita via exame de equivalência a frequência
eu estava me a referir de fazer a adisciplina de psicologia atraves do exame de equivalencia a frequencia com o exame de ingles , é possivel?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
eu estava me a referir de fazer a adisciplina de psicologia atraves do exame de equivalencia a frequencia com o exame de ingles , é possivel?
Podes trocar a disciplina de psicologia por outra das disciplinas anuais opcionais do 12º ano disponíveis no teu curso, que podes fazer via o exame de equivalência a frequência, sim.

minotauro_06

Membro Caloiro
Matrícula
10 Março 2020
Podes trocar a disciplina de psicologia por outra das disciplinas anuais opcionais do 12º ano disponíveis no teu curso, que podes fazer via o exame de equivalência a frequência, sim.
Sendo assim faço o exame de ingles do 11 ano para melhorar a nota de psicologia?e isso tambem melhora a media interna da disciplina de ingles do 10 e 11?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Sendo assim faço o exame de ingles do 11 ano para melhorar a nota de psicologia?e isso tambem melhora a media interna da disciplina de ingles do 10 e 11?
Não, o exame nacional de inglês é da disciplina bienal de 10º e 11º, que não é uma disciplina anual do 12º ano, como já tinha referido em cima. Não podes fazer equivalência de uma disciplina anual com uma bienal.

minotauro_06

Membro Caloiro
Matrícula
10 Março 2020
Não, o exame nacional de inglês é da disciplina bienal de 10º e 11º, que não é uma disciplina anual do 12º ano, como já tinha referido em cima. Não podes fazer equivalência de uma disciplina anual com uma bienal.
Peço desculpa pelo mal entendido, uma ultima pergunta eu por exemplo so quero anular matematica no 3 periodo, so que não sei como me devo inscrever ou se da para depois alterar.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Peço desculpa pelo mal entendido, uma ultima pergunta eu por exemplo so quero anular matematica no 3 periodo, so que não sei como me devo inscrever ou se da para depois alterar.
Fazes agora a inscrição como interno e sem ter isso em conta. Depois de anulares uma disciplina tens um prazo de 2 dias úteis para alterar a inscrição nos exames nacionais.