Exames nacionais e média do secundário

baddiemaria

Membro Caloiro
Matrícula
31 Julho 2025
Boa tarde.
Fiz o secundário num curso profissional e, apesar de ter tido biologia e geologia e físico-química por algum tempo, os conteúdos não eram aprofundados de forma eficiente. A minha média do secundário pode ser afetada pelas notas dos exames quando eu os fizer? Como é calculada a média do secundário no profissional? E quanto à nota de candidatura à universidade?

Olá.
A minha média do secundário pode ser afetada pelas notas dos exames quando eu os fizer?
Não.
Como é calculada a média do secundário no profissional?
De acordo com a página 26 do Guia Geral de Exames de 2025,
CFC =0,22*FSC + 0,22*FC + 0,22*FT + 0,11* FCT + 0,23*PAP
Em que:
CFC= classificação final de curso, arredondada às unidades; FSC= média aritmética simples das classificações finais de todas as disciplinas que integram o plano de estudos na componente de formação sociocultural, arredondada às décimas; FC= média aritmética simples das classificações finais de todas as disciplinas que integram o plano de estudos na componente de formação científica, arredondada às décimas; FT= média aritmética simples das classificações finais de todas as UFCD que integram o plano deestudos na componente de formação tecnológica, arredondada às unidades; FCT= classificação da formação em contexto de trabalho, arredondada às unidades; PAP= classificação da prova de aptidão profissional, arredondada às unidades.
E quanto à nota de candidatura à universidade?
É uma média ponderada, com pesos definidos para cada par instituição/curso (algumas universidades fixam a 50/50, outras desviam-se um bocadinho), da média do secundário e das notas das provas de ingresso.

Qualquer questão, dispõe.

• Like
Reactions: baddiemaria