Exames nacionais - estudar em pouco tempo

• Thread starter Thread starter Deleted member 201690
  • Data de Início Data de Início

D

Deleted member 201690

Guest
Não me sinto orgulhosa em dizer isto, mas tenho andado muito desmotivada com os exames. No ano passado tirei uma nota “má” , não porque fosse mesmo má em si, mas porque para Medicina ficou muito aquém do que eu preciso. Por isso, decidi repetir os exames este ano.

O problema está exatamente em ter que rever a matéria do ano passado outra vez. Não me dá vontade nenhuma, porque já nem posso ver aquelas disciplinas à frente. Mas preciso delas para conseguir entrar em Medicina.

E só agora é que acordei para a vida e apercebi-me de que falta menos de um mês para os exames e eu fiz muito pouco até agora.

Durante as aulas, conseguia sempre tirar boas notas. Tanto que a minha média interna é bastante alta. O problema foi mesmo chegar ao exame e errar coisas “estúpidas”, que eu até sabia. E isso deixou-me mesmo chateada com os exames, ao ponto de me tirar a vontade de estudar.

Ainda assim, já fui fazendo algumas coisas para FQ e Matemática — alguns exercícios, revi algumas matérias… Mas ainda falta bastante.

O exame de Biologia e Geologia também vou repetir. De Biologia ainda me lembro de muita coisa, até porque adorava. Mas Geologia? Sinceramente, parece-me quase tortura ter de estudar aquilo tudo outra vez, como no ano passado.

Para piorar, ainda tenho o exame de Português obrigatório. E se há coisa que eu não gosto mesmo nada é de Português. Custa-me imenso rever as matérias. Até para estudar para os testes ficava revoltada, porque não é algo que goste de todo.

Sei que isto pode parecer só desculpas para não estudar, mas não é. Sinto-me mesmo sem motivação. Gostava de perguntar se há alguém que está ou já esteve na minha situação, acham possível conseguir tirar boa nota nos exames mesmo só começando agora? E como posso começar a estudar a sério e ganhar motivação, mesmo não gostando daquilo que estou a estudar?

Olá! Antes de mais, obrigado pela tua partilha — é mais comum do que parece sentir esse desânimo nesta fase. E não estás sozinha!
Tirar boas notas a começar agora a estudar ainda é possível, sim, mas exige estratégia, disciplina e foco.
Foca-te no teu objetivo principal: imagina-te a entrar em medicina, cada hora de estudo é agora um passo mais perto para realizar esse sonho, estás a competir contigo mesma e não com os outros.
Muitos estudantes estão exatamente no teu ponto: com boas médias internas, mas frustrados com os exames. A diferença faz-se agora, no foco e na estratégia.
Força, tu consegues!

Olá.
Sendo tudo matéria que já sabes e apenas precisas de relembrar, acho bem possível preparares-te num mês. Porém, se vires que não consegues, também não há mal nenhum em deixares para o próximo ano lectivo, e fazeres um gap year para preparar os exames.
Boa sorte!

Não me sinto orgulhosa em dizer isto, mas tenho andado muito desmotivada com os exames. No ano passado tirei uma nota “má” , não porque fosse mesmo má em si, mas porque para Medicina ficou muito aquém do que eu preciso. Por isso, decidi repetir os exames este ano.

O problema está exatamente em ter que rever a matéria do ano passado outra vez. Não me dá vontade nenhuma, porque já nem posso ver aquelas disciplinas à frente. Mas preciso delas para conseguir entrar em Medicina.

E só agora é que acordei para a vida e apercebi-me de que falta menos de um mês para os exames e eu fiz muito pouco até agora.

Durante as aulas, conseguia sempre tirar boas notas. Tanto que a minha média interna é bastante alta. O problema foi mesmo chegar ao exame e errar coisas “estúpidas”, que eu até sabia. E isso deixou-me mesmo chateada com os exames, ao ponto de me tirar a vontade de estudar.

Ainda assim, já fui fazendo algumas coisas para FQ e Matemática — alguns exercícios, revi algumas matérias… Mas ainda falta bastante.

O exame de Biologia e Geologia também vou repetir. De Biologia ainda me lembro de muita coisa, até porque adorava. Mas Geologia? Sinceramente, parece-me quase tortura ter de estudar aquilo tudo outra vez, como no ano passado.

Para piorar, ainda tenho o exame de Português obrigatório. E se há coisa que eu não gosto mesmo nada é de Português. Custa-me imenso rever as matérias. Até para estudar para os testes ficava revoltada, porque não é algo que goste de todo.

Sei que isto pode parecer só desculpas para não estudar, mas não é. Sinto-me mesmo sem motivação. Gostava de perguntar se há alguém que está ou já esteve na minha situação, acham possível conseguir tirar boa nota nos exames mesmo só começando agora? E como posso começar a estudar a sério e ganhar motivação, mesmo não gostando daquilo que estou a estudar?
Olá! Desde já, boa sorte para entrares em Medicina! No ano passado fiz exame de FQA e BG, mas tinha quase a certeza de que não ia precisar de FQA para ingresso então foquei em BG. Para FQA fui às aulas de apoio (4h), fiz 2 exames em casa e dei tudo nos 3 dias que tive depois do exame de BG. Com uns 5 dias de estudo tirei 18,6. Verdade que também tinha muita matéria bem presente porque fiz o exame no 11º ano. Tens vários exames para fazer e pouco tempo, então realisticamente acho melhor focares-te em exercícios de exame em vez de matérias específicas. Se alguma estiver mesmo mal faz alguns específicos para relembrar (para mat usa o Matematica?Absolutamente!). Enquanto resolves exames, observa MUITO bem as matérias mais comuns. Há coisas que saiem pouco e outras que te podem fazer uma diferença gigante. E eu recomendo muito apontar que matérias erras. A estudar para BG eu tinha literalmente uma lista com todas as matérias e sempre que errava um exercício de exame, colocava um tracinho na matéria que era. E depois revê isso. Em mat observa bem os teus erros e cria uma lista dos teus mais comuns e decora essa lista. No fim do exame revê-lo e verifica se não cometeste nenhum daqueles erros. Para português, também detesto, não estudei nada, vou estudar os exames dos anos mais recentes e preparar bem a parte da escrita e os tipos de textos, assim como gramática e recursos expressivos. Como não é exame de ingresso não afeta muuuuito a nota, e ainda podes tentar a segunda fase e aí tens mais tempo. Boa sorte!!