Exames nacionais - Fq e Bg

Alguemm_

Membro
Matrícula
4 Abril 2023
Olá, este ano pretendo fazer o exame de fq e bg, gostaria de pedir algumas dicas para quem tbm fez os dois exames sobre como vocês se organizaram e de como é que tiveram tempo para estudar tudo para os dois exames.
Obrigado

Olá! Fiz ambos os exames e fiz o que não é propriamente o mais aconselhado a se fazer: comecei a estudar só por volta de maio/junho, ou seja, perto das datas dos exames. Digo não ser o melhor a se fazer porque, obviamente, torna-se mais fácil o estudo quando este é mais constante ao longo do ano, estudando todos os dias um pouco, por exemplo.

No meu estudo baseei-me bastante no uso de livros de preparação para exame. Os meus livros tinham exercícios sobre cada parte da matéria o que é bom para recordar a parte mais prática, resumos de todas as matérias para relembrar a teoria, e por fim, exames de anos anteriores que são essenciais para teres uma noção melhor do que esperar. Fiz bastante uso também das aulas de apoio ao exames que foram dadas pelos meus professores, o que acho que também foi bastante útil.

Devo ainda dizer que se achares que, por alguma razão, não queres comprar os livros de preparação, é fácil substituí-los com o uso dos manuais escolares e ao refazer exercícios. Os exames de anos anteriores tens imensos na net, assim como as suas correções.

Espero que tenha ajudado de alguma forma, se tiveres alguma questão é só dizer!

Olá!! Eu também vou fazer esses 2 exames. Encontrei aqui uma pessoa que ajudou na física e química mas não fez a biologia...

Não fiz o exame de bg mas acho que para fq é mais fácil de tirar 20 do que as pessoas dizem. Não sei quando pretendes começar a estudar e se me pudesses dizer dava-te dicas mais específicas (até te posso fazer um plano mesmo). Mas vou tentar dar um exemplo para fq. Divides a matéria dos dois anos toda em temas (normalmente os manuais já o fazem então não há de ser difícil). No meu caso foram 16 temas então deve rondar por aí. Num dia estudas 1h da teoria do tema 1 e depois fazes 30m daqueles exercícios de consolidação no manual sobre esse tema. Depois disso prai 1h-1h30m de exercícios do manual do iave (tenho pdf se quiseres) sobre esse tema. Depois disso tudo, se ainda fores estudar fq nesse dia, faz a mesma coisa com outro tema mas não com o 2, faz com o 8 ou algo mais afastado. Porque no exame não vais ter a matéria "por ordem" então acho que faz bem ao cérebro saltar de uma coisa para outra. Nas duas semanas antes faz 1 exame por dia ou 2 exames de dois em dois dias (como preferires). Eu, por exemplo, fiz 15 exames (os 3 dos últimos 5 anos, até porque o meu manual do iave só ia até 2018 então coincidiu perfeitamente). Não faças por fazer. Foca-te no que erraste e percebe genuinamente porquê. Vai chegar uma altura que vais perceber que os exames têm sempre o mesmo número e tipo de perguntas. (por exemplo, há certos temas que te pedem 90% das vezes para escrever um texto a explicar. Ou matérias em que em quase todas os exames sai uma pergunta praticamente igual). Enfim, se me disseres quando pretendes começar a estudar e quanto tempo mais ou menos por dia posso te fazer um plano melhor e até te ajudar com bg.